Conheça o melhor Sistema ERP para Indústrias e Distribuidoras


Se a sua empresa trabalha com venda sazonal, conhecer as melhores estratégias para vender em determinadas épocas do ano é fundamental para aproveitar a alta demanda e aumentar os lucros

Algumas datas do ano, como Natal, Dia das Mães e Black Friday, por exemplo, representam uma boa fatia do faturamento de muitas empresas. 

Para você ter uma noção da importância da venda sazonal, o Natal de 2022 apresentou um volume de vendas na casa dos R$ 65 bilhões no Brasil, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. 

Esse dado demonstra que é importantíssimo voltar os olhos para essas épocas do ano, garantindo, assim, um incremento significativo nas vendas da sua empresa. Leia o nosso artigo e entenda tudo sobre o que é venda sazonal e as melhores estratégias. Vem com a gente!

O Que É Venda Sazonal?

A venda sazonal é caracterizada pela realização de negócios temporários, ligados diretamente ao período do ano. 

Nesse sentido, esse tipo de venda é realizada em determinadas épocas do ano, quando a demanda por um produto ou serviço aumenta, sendo influenciada por diferentes aspectos, como datas comemorativas ou natureza do produto. De maneira geral, as vendas sazonais ocorrem de maneira cíclica, e costuma se repetir no mesmo período do ano. 

Quais Os Exemplos De Vendas Sazonais?

Para ficar mais sobre o conceito de venda sazonal, podemos citar alguns exemplos práticos, como as datas comemorativas mais importantes para o varejo, como Natal e Dias das Mães, que costumam demandar ações específicas de promoção e estoque

Podemos citar ainda a mudança nas estações, quando o setor de moda se adapta para fazer o lançamento de novas coleções de acordo com a estação e tendências de moda. 

Por exemplo, no verão, as lojas lançam peças mais leves, coloridas; enquanto no inverno, há maior demanda por casacos e malhas. 

Como Identificar A Sazonalidade No Meu Negócio?

Para garantir ações eficazes durante o ano todo, principalmente, identificar a sazonalidade do seu negócio é primordial, pois, assim, é possível desenvolver estratégias de vendas de forma antecipada para se preparar para o aumento da demanda. 

Sendo assim, o primeiro passo é conhecer profundamente o seu mercado de atuação, a demanda e os comportamentos de consumo do seu público-alvo. 

Para isso, revise o histórico de vendas dos últimos anos e faça uma correlação com as variações na demanda com as datas comemorativas, promoções e campanhas de marketing realizadas. Considere também quais fatores externos influenciaram o período, como mudanças políticas ou econômicas. 

Lembrando que esse tipo de avaliação deve abranger todos os canais de vendas e produtos. Se possível, busque dados da atuação dos concorrentes e de parceiros, pois, dessa forma, você terá uma visão mais abrangente do mercado. 

Ao fazer o cruzamento de dados, é possível mapear os períodos de alta e baixa demanda, o que permite uma preparação antecipada e eficiente para maximizar as vendas em cada período do ano. 

Dicas Para O Sucesso Na Venda Sazonal

Quer ter sucesso na venda sazonal da sua empresa? Então, confira algumas dicas para garantir um aumento nas vendas. 

Faça Um Calendário De Campanhas Promocionais

Uma das estratégias mais importantes é montar um calendário de campanhas promocionais. Para isso, identifique os períodos com maior demanda para que você planeje promoções estratégicas, como cupons de desconto, frete grátis e kits especiais. 

Invista Em Lançamentos Sazonais

Para maximizar os resultados em períodos sazonais, invista em lançamentos específicos de produtos ou serviços, como uma coleção especial para o Dia das Crianças ou peças temáticas para o verão. 

Prepare O Estoque Com Antecedência

Outra estratégia muito importante para as empresas que desejam ter sucesso nas vendas sazonais é o planejamento do estoque com antecedência. É importante que você tenha produtos suficientes para atender à demanda nesses períodos. 

Para isso, avalie o histórico de vendas e as tendências de mercado para que, assim, possa fazer pedidos com tempo suficiente para evitar a falta de mercadorias em épocas de pico de vendas.

Assegure O Funcionamento Da Operação

Para que uma operação flua corretamente, invista em uma gestão abrangente, incluindo todas as áreas, como estoque, logística, atendimento e tecnologia, plataforma de e-commerce, sistemas de pagamento, etc. Esse cuidado mitiga riscos e falhas no site e na sua estrutura operacional.

Não Se Esqueça Do Pós-Venda

Após o período de vendas sazonais, não deixe de manter um bom relacionamento com os clientes para estimular novas compras e fortalecer o vínculo entre marca e consumidor. Você pode, por exemplo, enviar pesquisas de satisfação e conteúdos relevantes, ofertas personalizadas, etc.

Quais São Os Impactos Das Vendas Sazonais Para O Varejo?

O setor mais impactado pelas vendas sazonais, sem dúvida, é o varejo, influenciando o faturamento e a saúde financeira da empresa. Nesse sentido, os efeitos da venda sazonal se manifestam nos períodos de maior e menor movimento. 

Em períodos de baixa demanda, os empresários e gestores precisam fazer um gerenciamento adequado do capital de giro, controlando as compras para manter o fluxo de caixa estável.

Em contrapartida, em épocas de alta de vendas, é preciso garantir que a empresa tenha estoque suficiente para corresponder o aumento dos pedidos para não perder vendas, causar insatisfação nos clientes e gerar prejuízos financeiros.

Sendo assim, um dos grandes desafios das empresas é fazer um equilíbrio coerente entre as compras e o atendimento à demanda para preservar a estabilidade financeira do negócio.

Conclusão

A venda sazonal representa um importante para aumentar o faturamento da sua empresa; por isso, aproveite as nossas dicas e maximize os resultados nesses períodos. 

Na hora de otimizar sua área comercial, conheça o sistema de Força de Vendas da ADV Tecnologia oferece recursos modernos para gerenciar e atualizar informações de clientes, garantindo dados precisos e evitando a perda de oportunidades. 

Com a capacidade de consultar o histórico de pedidos, os vendedores acompanham todo o processo comercial e também recebem alertas inteligentes sobre clientes inativos ou com queda nas compras, ajudando a aumentar a satisfação e a lucratividade.


    Acesse agora a Demonstração Grátis

    Descubra como transformar a gestão da sua empresa

    Sistema de gestão completo, fácil de instalar e simples de usar, faça uma demonstração gratuita

    Área de Atuação




    Demonstração Grátis