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Mesmo com a evolução digital, a venda externa é uma modalidade que ainda sobrevive, trazendo ótimos resultados para as empresas que utilizam essa metodologia.

Isso demonstra que o contato direto com o cliente faz toda a diferença nas negociações, especialmente, quando o produto ou serviço é complexo e exige uma abordagem de venda mais personalizada e informativa. 

Somado a isso, a venda externa também ajuda a construir um relacionamento sólido com os clientes, estimulando a retenção e fidelização com a marca.

Leia o nosso artigo e compreenda o que é venda externa e as melhores estratégias para maximizar os seus resultados. 

O Que É Venda Externa?

A venda externa envolve transações comerciais que acontecem fora das instalações da companhia, envolvendo um contato direto e presencial do consultor ou representante comercial com o cliente. 

Diferente das vendas internas e online, que são realizadas por telefone, canais digitais, aplicativos de mensagens instantâneas e sites, a venda externa exige que o vendedor se encontre com o cliente, seja por meio de uma visita ou uma reunião para a efetivação do negócio.

O Que Faz Um Consultor De Vendas Externas?

O consultor de vendas externas é um profissional responsável pelas negociações fora das empresas. De forma geral, seu papel é criar abordagens e estratégias de vendas personalizadas para cada cliente e construir relacionamentos sólidos.

Além disso, esse profissional precisa ter um conhecimento profundo dos produtos e também das necessidades e preferências dos clientes, sabendo qual o momento certo para visitá-los e, assim, ter sucesso na venda.

Quais As Vantagens E Desvantagens Da Venda Externa?

A venda externa apresenta vantagens e desvantagens para as empresas. Por isso, é importante conhecer todos os aspectos para compreender qual a abordagem que mais se adequa aos processos do seu negócio. Confira:

Vantagens:

  • Relacionamento mais sólido e próximo;
  • Maior confiança do cliente;
  • Apresentação direta de produtos ou serviços;
  • Flexibilidade e personalização nas negociações.

Desvantagens:

  • Custos mais altos com deslocamento, hospedagem e alimentação;
  • Menor volume de contatos diários;
  • Ciclo de vendas mais longo;
  • Limitações geográficas.

Qual A Diferença Entre Venda Externa E Interna?

A principal diferença entre vendas internas e externas reside na duração do ciclo de vendas. 

Normalmente, as vendas internas possuem um ciclo mais curto, possibilitando um volume maior de contatos e operações financeiras. No caso das vendas externas, ela tende a ter um ciclo mais longo e uma menor quantidade de contatos.  

Outra diferença é que na venda interna, os vendedores podem usar ferramentas digitais, como e-mails, videoconferências, chats, etc, para negociar, já nas vendas externas, o vendedor utiliza email ou telefone para marcar uma visita, além de apresentações visuais para apresentar a proposta. 

Quais Os Desafios Na Gestão Da Venda Externa?

A gestão da venda externa pode enfrentar alguns desafios importantes que podem impactar na produtividade e viabilidade das transações comerciais. Um deles é a dificuldade de acesso às informações de forma clara. 

Isso acontece porque muitas empresas não possuem um sistema de gestão de venda que centralize e atualize dados em tempo real, comprometendo as negociações devido à divergência e desatualização de informações.

A gestão do tempo também é um desafio, visto que os deslocamentos e o tempo de negociação podem variar por conta de diversos fatores, como trânsito, condições climáticas, falhas técnicas de veículos, etc.

Além disso, em regiões remotas, a falta ou instabilidade de internet também pode ser um problema. Sendo assim, o uso de sistemas que operam offline são essenciais. 

Dicas De Vendas Externas Para Você Aplicar

Para adotar a abordagem de venda externa, é importante que a sua empresa fique atenta a alguns aspectos para que essa estratégia comercial tenha sucesso.

Confira quais são elas:

Invista Em Um Software De Gestão De Clientes

O uso de papéis e planilhas ficou no passado. Se você busca eficiência, controle e precisa, um software de gestão de vendas é essencial. 

Isso porque, esses sistemas integram dados e processos em um único local, permitindo que gestores acompanhem o andamento das negociações, além de automatizar tarefas e emitir alertas inteligentes sobre clientes 

Conheça O Seu Ciclo De Vendas

Outro cuidado importante para o sucesso nesse tipo de venda é conhecer profundamente o ciclo de vendas do seu negócio, permitindo o ajuste de estratégias. 

Lembre-se que vendas externas tendem a ter um ciclo de vendas mais longos, em razão da complexidade do produto/serviço ou do alto valor agregado, o que exige mais assertividade dos vendedores na hora de fazer negociações

Desenvolva Em Habilidades De Comunicação

Desenvolver habilidades de comunicação é importante tanto para vendas fora da empresa quanto dentro das suas instalações ou canais. 

Lembre-se que no caso das vendas externas, a comunicação envolve também a imagem pessoal. Portanto, é importante que o modo de se vestir e se comportar deve transmitir profissionalismo e confiança. 

Treine A Equipe Com Frequência

A realização de treinamentos regulares é importantíssimo para aprimorar o desempenho dos vendedores. Priorize capacitações que desenvolvem habilidades de negociação, prospecção e atendimento personalizado. 

Como A Tecnologia Pode Ajudar Na Gestão Comercial?

Hoje em dia, há muitos sistemas de gestão, como a ADV Tecnologia, que oferece ferramentas de gerenciamento comercial que centralizam informações, permitindo o monitoramento de clientes, leads e oportunidades em tempo real.

Além disso, esses sistemas também automatizam tarefas repetitivas e disponibilizam relatórios detalhados para análise de desempenho, facilitando o monitoramento de processos de vendas e proporcionando maior eficiência e precisão nas negociações.

Conclusão

Quer estruturar os processos de venda externa da sua empresa? Então, conheça o sistema de Força de Vendas da ADV Tecnologia.

Nossa solução oferece recursos modernos para gerenciar e atualizar informações de clientes, garantindo dados precisos e evitando a perda de oportunidades. 

Com a capacidade de consultar o histórico de pedidos, os vendedores acompanham todo o processo comercial e também recebem alertas inteligentes sobre clientes inativos ou com queda nas compras, ajudando a aumentar a satisfação e a lucratividade.


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