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A venda assistida é uma metodologia que tem ganhado espaço em empresas de atacado e varejo, principalmente, porque ela oferece aos clientes uma experiência de compra muito mais satisfatória, possibilitando o aumento do número de vendas. 

Isso acontece porque a venda assistida é feita a partir de um atendimento personalizado, onde a empresa compreende de forma profunda as suas necessidades e preferências.

Leia o nosso artigo e compreenda o que é venda assistida, como esse método funciona e como ele pode ser vantajoso para a sua empresa. Vem com a gente!

O Que É Venda Assistida?

A venda assistida, conhecida também como guiada, é uma metodologia que se concentra no esclarecimento de dúvidas do cliente ao longo do processo de compra, possibilitando uma experiência mais satisfatória e otimizada. 

Esse tipo de venda é bem semelhante ao modelo consultoria, que envolve a atuação de um vendedor que auxilia na identificação de uma melhor solução para atender completamente a necessidade do cliente, indo além apenas da efetivação do negócio. 

Como Funciona A Venda Assistida?

A venda assistida funciona a partir da compreensão profunda das demandas do cliente e também as características do produto ou serviço oferecido pela empresa.

Nesse processo, o vendedor também precisa ouvir as preocupações e anseios do cliente, pois isso permite oferecer aquele produto ou serviço que, de fato, solucionará o problema do cliente.

Dessa forma, essa abordagem personalizada de venda tende a aumentar as vendas, pois, os clientes se sentem mais confiantes e seguros para tomar a decisão de compra. 

Quais As Vantagens Da Venda Assistida?

A venda assistida é uma modalidade muito vantajosa para as empresas que buscam conhecer melhor o perfil de seus clientes para, assim, oferecer soluções personalizadas e, consequentemente, aumentar as vendas. 

Listamos alguns benefícios da venda assistida. Confira:

Redução De Tempo De Atendimento

Uma das principais vantagens é a redução do tempo de atendimento, já que o atendimento personalizado com esclarecimento de dúvidas, o processo de compra é mais ágil, permitindo que o cliente adquira o produto ou serviço com mais agilidade. 

Fidelização De Clientes

Essa modalidade de venda é uma abordagem que aumenta a fidelização de clientes. Isso porque, a recorrência de compra também está associada à experiência oferecida pela empresa, não somente pela qualidade do produto ou serviço. 

Educação Dos Clientes

Outra vantagem dessa abordagem de venda é a possibilidade de educar os clientes sobre a sua empresa, produtos e serviços. 

Isso porque, no processo de compra, o vendedor instrui os clientes sobre as funcionalidades, benefícios e características da solução, promovendo um maior conhecimento ao cliente, resultando em consumidores mais informados e satisfeitos.

Alta Qualidade De Mercadoria Ou Serviço

A venda assistida possibilita que a empresa conheça profundamente as necessidades do cliente, fazendo com que a empresa invista cada vez mais em produtos ou serviços de alta qualidade, aumentando a satisfação e fidelização dos seus clientes.

Qual A Diferença Venda Direta X Venda Assistida?

A venda direta e venda assistida são termos muito usados na área comercial e que podem confundir os profissionais. Contudo, essas abordagens são bem distintas. 

A venda direta é um método onde o cliente escolhe e adquire os produtos ou serviços sem que haja orientação de um vendedor. 

No caso da venda assistida, como mencionamos, o cliente possui um auxílio completo e atendimento personalizado que facilita a aquisição daquela solução mais adequada às suas necessidades. Em síntese, a principal diferença de ambas as abordagens é como o consumidor é guiado no processo de venda. 

Qual Tipo De Empresa A Venda Assistida Pode Ser Adotada?

A venda assistida oferece uma abordagem personalizada para encantar o cliente, podendo ser adotada por empresas de qualquer segmento que comercializam produtos ou serviços que demandem um conhecimento profundo e alto valor agregado. 

Entre os setores que mais se beneficiam com esse método estão os setores imobiliário, joias,  decoração, turismo, moda, automóveis, saúde e beleza, móveis, serviços financeiros e eletrônicos, além do e-commerce.

No caso do comércio eletrônico, a venda assistida pode ser feita por meio de lives, vídeos, assistentes virtuais, chatbots, etc. 

Como Implementar A Venda Assistida Em Seu Negócio?

Para implementar a venda assistida em sua empresa, é preciso adotar as seguintes práticas:

  • Treinamento da equipe de vendas: mantenha uma rotina regular de treinamentos para que os vendedores estejam atualizados e muito bem informados sobre as soluções, possibilitando um atendimento personalizado e eficiente.
  • Adoção da estratégia de omnichannel: essa modalidade de venda precisa ser oferecida em todos os canais da empresa, garantindo, assim, experiência de compra unificada.
  • Interação nos canais digitais: para uma venda assistida eficiente, a interação é fundamental. Por isso, adote recursos interativos, como chats, mensagens por aplicativos de mensagens e vídeos, para aprimorar o atendimento online.
  • Investimento em tecnologia: adote soluções que possam contribuir com a rotina dos vendedores em diferentes canais, como vendas presenciais e online.
  • Coleta de feedback: priorize sempre a obtenção das opiniões dos clientes e da equipe de vendas, pois, assim, é possível analisar a eficácia da estratégia.
  • Análise de dados: acompanhe o desempenho das vendas e conheça padrões de compra para aprimorar suas estratégias conforme as preferências do cliente.

Conclusão

A venda assistida pode aumentar as vendas da sua empresa, principalmente, porque ela oferece um atendimento personalizado e consultivo, melhorando a experiência de compra e resultando em um aumento nas taxas de fechamentos de negócios.

Na hora de estruturar sua área de vendas, conheça o sistema de Força de Vendas da ADV Tecnologia, que oferece uma solução completa para gerenciar e atualizar informações de clientes, garantindo dados precisos e evitando a perda de oportunidades. 

Com a capacidade de consultar o histórico de pedidos, os vendedores acompanham todo o processo comercial e também recebem alertas inteligentes sobre clientes inativos ou com queda nas compras, ajudando a aumentar a satisfação e a lucratividade.


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