Encontrar as melhores ferramentas de sistema de gestão comercial é essencial para as empresas que desejam ter um processo de vendas estruturado, organizado, integrado e eficiente.
Essa solução auxilia na otimização de processos, desde a gestão de estoque e vendas até a análise de dados, melhorando a eficiência operacional, economizando tempo e potencializando o desempenho do negócio.
Se você está em busca de sistemas que impulsionem as operações e melhorem a sua competitividade no mercado, os sistemas comerciais são a escolha certa. Confira no nosso artigo as opções mais vantajosas do mercado!
Indice
O Que É Sistema De Gestão Comercial?
Um sistema de gestão comercial é um software projetado para auxiliar as empresas no gerenciamento de todas as ações e as atividades relacionadas às vendas de produtos ou serviços.
Esse sistema oferece diversas funções e recursos, como controle de estoque, gestão de vendas, registro de transações financeiras, análise de desempenho, emissão de relatórios, etc.
Além disso, um software de gestão comercial também automatiza os processos, oferecendo monitoramento de atividades em tempo real e muito mais.
Por Que Investir Em Ferramentas De Gestão Comercial?
Nos últimos anos, os sistemas de gestão comercial tornaram-se ferramentas essenciais para empresas dos mais diversos nichos e tamanhos. Ao automatizar processos operacionais, como controle de estoque, gestão de vendas, faturamento e registro de transações financeiras, sua empresa consegue reduzir expressivamente erros humanos.
Somado a isso, com o recurso de monitoramento em tempo real, é possível identificar as tendências, oportunidades e gargalos das suas operações de vendas.
Sem contar que o sistema de gestão comercial também auxilia na identificação de áreas de melhoria, adaptando o negócio às mudanças no mercado, além de melhorar o atendimento ao cliente, fornecendo dados precisos e atualizados sobre produtos e pedidos.
O resultado é uma melhoria significativa em toda a estrutura operacional, desde a produção, financeiro, estoque e vendas, o que pode impactar positivamente nas vendas.
Quais Os Benefícios De Um Sistema De Gestão Comercial?
Além de algumas vantagens que listamos no tópico anterior, selecionamos alguns benefícios relevantes para as empresas que buscam uma melhoria na eficiência operacional das suas atividades. Confira quais são os benefícios de investir em um sistema de gestão comercial:
Automação Comercial
Quer acabar com as atividades manuais? Saiba que os sistemas comerciais oferecem uma automação eficiente de diversas tarefas rotineiras, como processamento de vendas, emissão de notas fiscais, controle de estoque, etc. Com isso, é possível reduzir a dependência de trabalho manual, minimizando erros e melhorando o processo de atendimento ao cliente.
Melhora no Controle Financeiro
A melhora no controle financeiro também é uma importante vantagem das ferramentas de gestão comercial. Isso porque, essa solução disponibiliza recursos para rastrear todas as transações financeiras de maneira eficiente em todo o processo comercial, desde vendas e recebimentos até despesas e pagamentos.
Dessa forma, sua empresa consegue ter um monitoramento mais preciso das finanças da companhia, além de auxiliar na gestão de fluxo de caixa e na tomada de decisões financeiras mais informadas.
Gestão de Estoques Adequada
Ao utilizar um sistema de gestão comercial, a sua empresa consegue ter um controle preciso do seu estoque, monitorando a entrada e saída de produtos, evitando, assim, a falta ou excesso de mercadorias, garantindo uma gestão de estoque eficaz.
Redução do Desperdício
Ao otimizar o controle de estoque e o processo de compras, o resultado é a redução de desperdício de recursos, pois, você evita a perda de produtos vencidos ou obsoletos, economizando recursos financeiros.
Melhora na Comunicação Interna
Os sistemas de gestão comercial também são capazes de melhorar a comunicação interna entre departamentos e funcionários, proporcionando uma coordenação de equipes mais eficiente e assertiva.
Aumento da Produtividade
A automação de tarefas e a melhoria na gestão de processos melhoram a produtividade da equipe, possibilitando que os colaboradores se dediquem às atividades mais estratégicas, além de garantirem um atendimento de alta qualidade aos clientes.
Quais As Principais Ferramentas De Gestão Comercial?
Para uma gestão comercial eficiente, o mercado oferece diferentes ferramentas, como software de CRM, ERP, Business Intelligence e automação de marketing. Descubra como funciona cada uma dessas soluções:
Software de CRM (Customer Relationship Management)
Essa tecnologia permite que empresas gerenciem o relacionamento com os clientes de maneira mais sólida e eficaz. Isso porque, o CRM oferece armazenamento de dados detalhados sobre clientes, suas interações com a empresa e histórico de compras, oferecendo uma visão mais completa sobre cada consumidor.
Com isso, é possível melhorar o atendimento ao cliente e oferecer um serviço mais personalizado, aumentando, assim, a fidelização dos clientes e, consequentemente, as vendas.
ERP (Enterprise Resource Planning)
O sistema ERP é um software que integra e centraliza todos os processos de uma empresa, incluindo setores como finanças, estoque, recursos humanos, produção, etc.
Esse sistema oferece visão completa e detalhada de todas as operações, o que permite uma melhor alocação de recursos, aumentando a eficiência operacional e permitindo uma gestão mais estratégica e segura.
Business Intelligence (BI)
O BI é um conjunto de tecnologias que auxiliam na coleta, análise e visualização de informações de processos e operações da companhia para auxiliar na tomada de decisões mais embasadas.
Dessa maneira, os dados coletados e analisados proporcionam insights e a identificação de tendências de mercado e oportunidades vantajosas para a empresa.
Automação de Marketing
A automação de marketing utiliza ferramentas para automatizar tarefas de marketing, como envio de e-mails, segmentação de públicos-alvo, criação de campanhas personalizadas e monitoramento de métricas essenciais para o setor de vendas.
Esses sistemas auxiliam na economia de tempo e recursos, permitem a personalização das interações com os clientes e melhoram a eficácia das estratégias de marketing.
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Conclusão
O sistema de gestão comercial pode elevar a sua empresa para outro patamar, ao otimizar processos e fornecer dados mais precisos sobre a operação.
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Nosso sistema oferece controle completo da sua área comercial, incluindo gestão de clientes, orçamentos, vendas, comissões, metas e resultados gerenciais.
Além disso, você tem acesso a históricos e consultas de clientes em uma única tela, emissão de orçamentos com agilidade, facilidade para lançar vendas, controle as etapas do processo de vendas, automação das vendas externas, integração com loja virtual, múltiplas tabelas de preços, integração com controle financeiro e muito mais.
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José Claudionor é CEO da ADV Tecnologia, com mais de 30 anos de experiência em sistemas de gestão inteligentes para indústrias e distribuidoras