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O script de vendas é uma ferramenta que funciona como um guia que direciona as formas de agir dos vendedores durante uma negociação, baseado em dados, na experiência dos vendedores e também no perfil do cliente. 

De forma geral, esse roteiro documenta o passo a passo do processo de vendas, evitando que o time comercial cometa erros ou mesmo se perca durante uma abordagem de venda.

Leia o nosso artigo e entenda o que é script de venda, como ele funciona e modelos práticos para te ajudar a criar o seu. Vem com a gente!

O Que É Um Script De Vendas?

O script de vendas é, basicamente, um roteiro que traz detalhes que orientam a equipe comercial em cada negociação com potenciais clientes

Esse documento organiza as informações que devem ser usadas durante as interações com os prospects para aumentar as taxas de conversão, além de refletir a experiência de compra com base em dúvidas e comportamentos comuns dos clientes.

Seu objetivo é oferecer respostas de maneira estratégica em cada fase da jornada de compra. 

Quais As Vantagens De Criar O Seu Script De Vendas?

O script de vendas é um documento que pode aprimorar o processo de vendas da sua empresa, permitindo abordagens mais coerentes com o perfil do cliente e com cada etapa do funil de vendas. Além disso, esse roteiro de vendas também pode trazer outras vantagens. Confira quais são elas:

  • Facilita as rotinas de treinamento: permite aos novos vendedores uma base prática, maximizando e acelerando o aprendizado;
  • Proporciona mais autonomia: diminui a dependência dos novos membros da equipe de vendas em relação aos gestores, o que aumenta a eficiência e a motivação do time;
  • Padroniza a comunicação: determina um tom de comunicação sólido e coerente com o perfil dos clientes e interesses da empresa;
  • Compartilha conhecimento: ao registrar e integrar as melhores práticas, o processo de vendas funciona de forma mais eficiente;
  • Maximiza as taxas de conversão: organiza dados importantes, estratégias de vendas e respostas para objeções, aprimorando o processo comercial. 

Quem Deve Utilizar O Script De Vendas?

O script de vendas é um documento que pode ser usado por todos os membros de uma equipe comercial, desde os vendedores e gestores. 

Além disso, a equipe de suporte e de marketing também pode adotar essa ferramenta para alinhar a comunicação e garantir que as mensagens sejam transmitidas de maneira consistente e padronizada.

Como Fazer Um Bom Script De Vendas?

Para fazer um bom script de vendas, há algumas etapas que precisam ser respeitadas, garantindo que esse roteiro abrange todos os detalhes relevantes para uma negociação eficiente. Confira quais são eles:

Determine Etapas Processo De Vendas

O primeiro aspecto a ser considerado ao criar o script de vendas é determinar as etapas do processo de vendas. Lembre-se que cada estágio deve ter um roteiro próprio para orientar os vendedores em casa interação com o prospect, aumentando as chances dele seguir para as próximas etapas

Conheça A Sua Persona

Outro cuidado importante é conhecer a persona da empresa, compreendendo as dores, preferências, necessidades e desafios desse potencial cliente, permitindo que o roteiro seja altamente personalizado, aumentando as chances de conversão.

Compreenda O Mercado

Para que o script de vendas seja, de fato, eficiente, é preciso conhecer profundamente as características e nuances do mercado, identificando os diferenciais e oportunidades em relação à concorrência.

Dessa forma, o roteiro pode ser ajustado destacando os pontos fortes da empresa, tornando as abordagens mais assertivas.

Observe A Atuação Dos Melhores Vendedores

A forma de atuação dos melhores vendedores também pode auxiliar na elaboração desse roteiro. 

Ao observar as práticas dos vendedores mais experientes, é possível conhecer os padrões na comunicação e abordagens mais eficientes, conduzindo o prospect até a decisão de compra.  

Acompanhe Alguns Contatos

Outro cuidado que ajuda na elaboração do script de vendas é monitorar alguns contatos entre vendedores e potenciais clientes, o que permite a identificação de pontos de melhoria e o ajuste da linguagem. 

Crie Um Script Para Cada Etapa Do Processo De Venda E Canal

Para a eficiência do seu roteiro, é preciso criar um script para cada etapa do processo de venda e canal. Esse cuidado possibilita que cada contato com o prospect seja direcionado, deixando clara a próxima etapa e facilitando o avanço do processo.

Antecipe Perguntas E Objeções

O script de vendas também deve antecipar perguntas e objeções dos clientes. Essa estratégia pode ser baseada no histórico de vendas, pois, assim, você consegue identificar as questões recorrentes. 

Estude Sempre Novas Técnicas De Vendas

O mercado está cada vez mais dinâmico. Por isso, é preciso estudar sempre as novas técnicas de vendas para adaptar o roteiro conforme as demandas do mercado

Assegure Que O Script De Vendas Será Seguido

Assegure que o cumprimento do script de vendas seja seguido por toda a equipe comercial, pois isso garante a eficiência do processo. 

Sendo assim, promova treinamentos regulares e acompanhe as interações entre vendedores e prospects, reforçando sempre a necessidade de utilizar o roteiro pré-definido. 

Exemplos de Script De Vendas

Para te ajudar a criar seu script de vendas, listamos dois exemplos práticos. Confira:

Roteiro para prospecção

Oi, [nome do cliente], como vai? Aqui é o [nome do vendedor] da [nome da empresa]. Estou buscando falar com a pessoa responsável pela [área correspondente].

Você poderia me indicar quem seria o contato mais indicado? 

Agradeço a ajuda!

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Script para qualificação

Olá, [nome do prospect], tudo bem?

Meu nome é [nome do vendedor]. Observei que você possui interesse em [mencionar o ponto de conversão] e gostaria de saber se deseja conversar com um de nossos consultores para saber mais sobre [solução].

Quais os horários e dias disponíveis para agendarmos uma conversa e apresentar os detalhes do nosso produto/serviço?

Aguardo seu retorno!

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Script para agendamento de demonstração

Olá, [nome do lead], tudo bem?

Meu nome é [nome do vendedor], e gostaria de agendar um horário para uma demonstração gratuita e personalizada da nossa solução. Quais os horários e dias disponíveis para agendarmos uma demonstração?

Aguardo seu retorno!

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Conclusão

Agora que você já sabe como fazer e encontrou os melhores modelos de script de vendas, que tal estrutura a sua área comercial com a ajuda da tecnologia?

Conheça o sistema CRM da ADV. Com ele, você pode conectar-se com seus clientes, personalizar o atendimento e impulsionar resultados da sua empresa. 

Um dos grandes benefícios do nosso sistema de CRM é o monitoramento em tempo real das atividades de vendas, marketing e atendimento ao cliente, além de automatizar processos.

O CRM da ADV Tecnologia oferece integração completa com outras ferramentas e sistemas utilizados pela empresa, como plataformas de e-mail, sistemas de ERP e software de marketing digital e muito mais. 


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