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Entender como fazer um relatório de vendas é importantíssimo para que os gestores tenham acessos a dados relevantes para seu negócio. 

Isso porque, esse documento, normalmente, apresenta informações que podem ser usadas para respaldar decisões, avaliar o desempenho do time de vendas, identificar tendências do mercado ou mesmo para conhecer o comportamento dos clientes. 

Dessa forma, saber como fazer um relatório de vendas é essencial para o monitoramento de questões importantes sobre o processo comercial da sua empresa. Leia o nosso artigo e encontre as melhores dicas e exemplos de relatórios de vendas. Vem com a gente!

O Que É Relatório De Vendas?

O relatório de vendas é um documento que reúne informações importantes sobre o desempenho da área comercial de uma empresa, trazendo uma visão abrangente sobre o processo de vendas. 

Nele, há informações variadas, como a quantidade de vendas realizadas, vendas distribuídas por diferentes canais, volume de operações, produtos mais vendidos, receita total, etc.

Para Que Serve Um Relatório De Vendas?

O relatório de vendas serve como um demonstrativo dos resultados obtidos a partir das estratégias comerciais implementadas em um determinado período. 

Além disso, ele serve também como uma referência para que os gestores e diretores possam tomar decisões embasadas em dados, além de oferecer uma avaliação completa sobre a performance comercial da empresa.

Quais Os Principais Tipos De Relatórios De Vendas?

Há vários exemplos de relatórios de vendas; por isso, trouxemos apenas os tipos mais usados por empresas de diferentes portes e setores. Confira:

Relatório Geral De Vendas

O relatório geral de vendas é o exemplo mais completo, já que reúne dados sobre um determinado período, incluindo informações sobre quantidade de vendas, receita total, número de itens por pedido e o profissional que conduziu a operação de venda.

Relatório De Conversão

O relatório de vendas traz dados de conversão, ou seja, o número de prospects que viraram clientes, sendo usado para analisar a eficácia das ações.

Além disso, esse tipo de relatório também é usado para monitorar a conversão feita por cada vendedor, permitindo a identificação de gargalos e falhas no processo.

Relatório De Funil De Vendas

Este documento faz a organização das informações sobre os prospects em diferentes etapas do funil, que incluem o topo, meio e fundo.

Por meio dessas análises, os gestores conseguem identificar quais são as fases que apresentam um número baixo de conversões e aquelas que são mais eficientes. 

Dessa forma, é possível compreender o estágio de maturidade dos clientes em potencial para apresentar a solução mais adequada no momento certo.

Relatório De Previsão De Vendas

O relatório de previsão de demanda é elaborado para que os gestores projetem os resultados que o time comercial pode atingir em determinado período.

Mesmo não sendo totalmente precisas, essas previsões auxiliam no planejamento das ações, além de analisar a viabilidade de novos lançamentos a partir do comportamento do mercado e do público-alvo.

Relatório De Upsell E Cross Sell

Outro relatório de vendas de upsell e cross sell monitora dois indicadores importantes em um processo de vendas, que é o número de clientes que optaram por soluções mais completas e aqueles que adquiriram soluções complementares.

Normalmente, ele é usado para analisar a eficácia das ações e das estratégias de customer experience. O objetivo deste relatório de vendas é melhorar a experiência do cliente.

Relatório De Marketing

O relatório de marketing também está entre os exemplos mais usados pelo mercado para compreender os resultados obtidos nas etapas de atração de clientes, além de monitorar as demais etapas do funil de vendas.

Por meio dele, os gestores têm uma visão abrangente sobre o impacto das iniciativas de marketing.

Relatório De Oportunidades

O relatório de oportunidades se concentra nas ações de fundo do funil no sentido de compreender quais os prospects se tornaram oportunidades qualificadas para vendas. 

Ou seja, ele apresenta quais foram as chances reais de fechamento, com dados precisos sobre as vendas efetivadas.

Relatório De Contatos

Outro relatório de vendas muito importante é o de contato, que registra a quantidade de interações que um vendedor teve com um prospect antes de fechar uma venda.

Esse documento analisa todo o roteiro de vendas, o desempenho dos vendedores e o custo de aquisição de clientes.

Como Fazer Um Relatório De Vendas? Melhores Dicas

Elaborar um relatório de vendas, embora pareça simples, requer a consideração de aspectos importantes. Para te ajudar, listamos dicas essenciais. Confira:

  • Defina a finalidade do relatório: compreenda quais as informações mais relevantes no seu processo de vendas, pois isso evita dados desnecessários.
  • Conheça o público-alvo: entenda qual o cliente ideal da sua empresa, pois isso permite a adaptação da linguagem e também possibilita que os vendedores saibam quais as soluções mais adequadas para os consumidores. 
  • Escolha o formato de apresentação: no seu processo de vendas, é preciso definir um modelo de apresentação que seja visualmente atraente, facilitando a compreensão sobre a solução por parte do potencial cliente. 
  • Determine o período de análise: defina o intervalo para a realização das análise, que pode ser semanal, mensal ou trimestral. Faça comparações com períodos anteriores para avaliação de resultados.
  • Escolha as métricas mais importantes: estabelece quais os indicadores mais importantes a serem analisados, como ticket médio, CAC, ROI, etc.
  • Invista em tecnologia: adote soluções tecnologias, como sistemas de CRM, que reúne dados sobre clientes e vendas, além de automatizar diferentes processos. 

Conclusão

Quer elaborar um relatório de vendas completo e preciso? Então, conheça o sistema de Força de Vendas da ADV Tecnologia.

Nossa solução oferece recursos modernos para gerenciar e atualizar informações de clientes, garantindo dados precisos e evitando a perda de oportunidades. 

Com a capacidade de consultar o histórico de pedidos, os vendedores acompanham todo o processo comercial e também recebem alertas inteligentes sobre clientes inativos ou com queda nas compras, ajudando a aumentar a satisfação e a lucratividade.


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