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Você sabe como elaborar uma proposta comercial com alto poder de conversão? A forma com que você apresenta as condições para compra do produto ou serviço é determinada para despertar o interesse do cliente e direcioná-lo para decisão final.

Esse documento deve trazer uma proposta estruturada, que evidencie os benefícios da sua solução, atendendo as necessidades de maneira clara e consistente. 

Leia o nosso artigo e aprenda a fazer uma proposta comercial que demonstre valor e que aumente as chances de conversão. Vem com a gente!

O Que É Uma Proposta Comercial?

Uma proposta comercial é, basicamente, um documento que reúne todos os detalhes sobre uma oferta personalizada para o cliente. 

Nesse sentido, ela pode ter diferentes formatos, como digital ou impresso. Há casos em que a proposta comercial é feita de maneira informal, apenas com um diálogo, que pode ser presencial ou virtual.

Quais As Finalidades De Um Modelo De Proposta Comercial?

Ter um modelo de proposta comercial bem definido na sua empresa demonstra seriedade e profissionalismo, além de servir para impressionar o cliente. 

Dessa forma, um documento personalizado aumenta as chances de conversão, já que ele traz todos os detalhes pertinentes à solução para despertar o desejo e a necessidade de compra do cliente. 

Por isso, para garantir que a proposta comercial tenha sucesso, é preciso adaptar cada informação ao contexto e necessidades específicas do cliente.

Por Que Uma Proposta Comercial É Importante?

A proposta comercial é essencial para aumentar as chances de conversão, já que ela disponibiliza ao cliente todos os detalhes sobre o produto ou serviço ofertado.

Diferente do orçamento, essa proposta destaca a empresa, apresenta as vantagens da solução, além de ser usada para fortalecer a marca e demonstrar uma posição consistente no mercado. 

Há modelos de proposta comercial que trazem ainda outras informações, como projetos anteriores, produtos relacionados, condições especiais, cronograma de execução, entre outros detalhes. 

O Que Uma Proposta Comercial Deve Incluir?

Ao elaborar uma proposta comercial com alto poder de conversão, você não pode esquecer dos seguintes itens:

  • Capa: ela deve ser visualmente atraente, com a logomarca da empresa;
  • Índice: faça uma organização das páginas e enumere-as;
  • Introdução: faça uma breve apresentação da proposta de serviço, destacando o valor e o potencial da solução;
  • Argumentação: descreva de forma clara as vantagens de adquirir o produto/serviço em comparação aos concorrentes.
  • Escopo: insira todas as características e os aspectos específicos da solução;
  • Cronograma: descreva os prazos de cada serviço ou entrega do produto;
  • Valores: apresente as opções de pagamento e os custos envolvidos;
  • Informações da empresa: finalize com uma breve história da empresa, depoimentos de clientes e parceiros.

Quais São Os Tipos De Proposta Comercial?

As empresas podem usar diferentes tipos de proposta comercial, que incluem solicitadas formalmente, informalmente e espontaneamente. Entenda sobre cada uma delas a seguir:

Solicitadas Formalmente

As propostas solicitadas formalmente são aquelas onde o cliente faz um pedido formal de proposta, onde a empresa pode fornecer detalhes específicos e requisitos pedidas ou não pelo interessado. 

A vantagem desse tipo de proposta comercial é que o processo de prospecção é simplificado e acelerado, possibilitando que o vendedor inicie a negociação com base nas necessidades informadas pelo cliente.

Solicitadas Informalmente

Nesse tipo de proposta, o cliente demonstra interesse nos produtos ou serviços, porém, de forma casual e sem uma solução formal.

Dessa forma, o vendedor deve realizar uma pesquisa mais minuciosa, a fim de compreender as necessidades e preferências do cliente, já que elas não foram relatadas de maneira precisa.

Solicitadas Espontaneamente

Nesse tipo de proposta comercial não há uma solicitação específica, sendo assim, ela pode ser mais abrangente, como o envio de um email marketing, por exemplo. 

Ao ter uma pesquisa detalhada e conhecer os comportamentos dos clientes, o vendedor consegue personalizar a mensagem, identificando problemas do cliente e aumentando as chances de conversão;

Como Fazer Uma Proposta Comercial?

Para elaborar uma proposta de alta conversão, é preciso que o vendedor se atente para diferentes detalhes. Confira quais são eles:

  • Conheça profundamente o cliente: antes de mais nada, a compreensão a fundo do perfil do cliente e suas expectativas é essencial para despertar a atenção do cliente. Esse cuidado permite a personalização da proposta conforme suas necessidades e preferências. 
  • Mantenha a objetividade: o conteúdo da proposta comercial deve ser direta e clara, evitando textos longos ou excesso de detalhes, isso vale para uma reunião presencial, online ou por telefone.
  • Destaque o valor da solução: a proposta deve deixar claro o que o cliente pode ganhar com o produto ou serviço ofertado. Sendo assim, apresente os problemas que a solução pode resolver.
  • Apresente os preços de forma transparente: detalhe o valor, com todos os detalhes envolvidos e ofereça opções de pagamento para facilitar o fechamento.

Conclusão

Se você quer melhorar as taxas de conversão da sua empresa, invista em uma proposta comercial envolvente e atraente. Lembre-se que um documento bem estruturado demonstra o valor da solução, maximizando as chances de fechar um negócio. 

Por isso, compreenda as necessidades do cliente e elabore uma proposta personalizada, para fortalecer a confiança e construir uma relação mais próxima. Mas se você quer aprimorar a gestão comercial da sua empresa e obter os melhores resultados, conheça o sistema de Força de Vendas da ADV Tecnologia.

Nossa solução oferece recursos modernos para gerenciar e atualizar informações de clientes, garantindo dados precisos e evitando a perda de oportunidades. 

Com a capacidade de consultar o histórico de pedidos, os vendedores acompanham todo o processo comercial e também recebem alertas inteligentes sobre clientes inativos ou com queda nas compras, ajudando a aumentar a satisfação e a lucratividade.


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