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A previsão de vendas é um mecanismo que permite às empresas anteciparem ao máximo os resultados futuros, compreendendo de forma detalhada as metas comerciais que são mais desafiadoras e aquelas que podem ser facilmente atingidas. 

Além disso, adotar uma rotina de previsão de vendas também prepara as finanças da companhia para suportar diferentes condições do mercado, como instabilidade ou desaquecimento da economia.  

Quer entender melhor o que é previsão de vendas e como fazer esse cálculo? Leia o nosso artigo e confira alguns exemplos que podem ser usados pela sua empresa. Vem com a gente!

O Que É A Previsão De Vendas?

Chamada também de forecast, a previsão de vendas é uma técnica que faz uma estimativa sobre o desempenho das vendas de uma empresa em um determinado período. 

Seu objetivo é antecipar informações relevantes para um negócio, que incluem, receita, faturamento, quantidade de pedidos, ROI (Retorno Sobre O Investimento), etc.

Em síntese, a previsão de vendas integra o planejamento estratégico, proporcionando uma visão do que a empresa pode esperar dos próximos períodos, o que facilita a tomada de decisão

Qual A Importância Da Previsão De Vendas?

A previsão de vendas é uma técnica primordial em uma empresa que busca uma compreensão clara dos cenários futuros. Entenda quais os benefícios em adotar essa estratégia no seu processo comercial:

Planejamento Estratégico

A previsão de vendas é uma iniciativa que auxilia a definição do planejamento estratégico, ajustando recursos e investimentos de diferentes áreas, como produção, inventário de estoque, mão de obra, conforme a demanda dos próximos períodos. 

Tomada De Decisões Informada

Ao ter uma visão clara e precisa sobre os cenários futuros, os gestores podem definir metas mais realistas, o que é importante em aspectos variados, como recursos e decisões diversas.

Gestão De Estoques

Outra vantagem está relacionada a uma gestão de estoque mais eficiente, contribuindo para a manutenção dos níveis de produtos, evitando excesso de estoque ou mesmo escassez de mercadorias. Garantir os itens em estoque para comercialização permite que os clientes não tenham problemas relacionados à falta de produtos.

Controle Financeiro

A previsão de vendas também possibilita que os gestores financeiros criem orçamento mais realistas e possam projetar o fluxo de caixa de forma mais eficiente, identificando períodos de alta ou baixa demanda.

Estratégias De Marketing E Relacionamento Com Clientes

Essa prática auxilia nas estratégias de marketing e relacionamentos com os clientes de forma mais direcionada, possibilitando a segmentação de mercado e a definição de canais mais indicados para impactar o público.

Crescimento Sustentável

Ao realizar a previsão de vendas de forma regular, é possível antecipar as necessidades dos clientes, facilitando o atendimento e a resolução de problemas. Isso também fortalece as relações de longo prazo.

Avaliação De Desempenho

As previsões também servem como referência para uma avaliação mais precisa sobre o desempenho da empresa, o que possibilita ajustar as estratégias de vendas, aprimorando cada vez mais seus processos.

Quais Os Exemplos De Previsão De Vendas Para Sua Empresa?

Para implementar a previsão de vendas na sua empresa, é importante conhecer alguns exemplos usados em companhias de diferentes setores. Confira:

  • Histórico da empresa: baseia-se no desempenho do período semelhante para fazer a projeção de resultados futuros.
  • Análise de mercado: considera dados do setor de atuação para avaliar o crescimento e o faturamento geral do mercado. 
  • Investimentos e recursos: baseia-se na capacidade produtiva de uma companhia ao incorporar novos investimentos e recursos aplicados; 
  • Canal de origem: utiliza dados de diferentes canais de vendas, que incluem lojas onlines, físicas e marketplaces.
  • Vendas por vendedor: acompanha o desempenho dos vendedores a partir de negociações iniciadas e vendas efetivadas. 

Como Fazer O Cálculo De Previsão De Vendas?

Para fazer o cálculo de previsão de vendas, é preciso fazer o cálculo corretamente a partir de algumas etapas, que são as seguintes:

  • Definição da metodologia: o primeiro passo é escolher o tipo de previsão mais coerente ao perfil do seu negócio e da estratégia definida pela sua empresa. Lembre-se que cada modelo existente oferece análises diferentes e níveis de confiabilidade para orientar as decisões.
  • Coleta de dados: ao definir um tipo de previsão de venda, reúna informações relevantes para o seu negócio, incluindo dados quantitativos e qualitativos. nessa etapa, sistemas CRM e de gestão comercial auxiliam na coleta, na análise e na disponibilização de dados, simplificando essa etapa.
  • Análise dos dados: essa fase compreende uma avaliação completa dos dados para a identificação de tendências e comparação com a rotina operacional da empresa. É importante levar em consideração os fatores que influenciaram cada resultado, buscando informações que orientem decisões futuras.
  • Cálculo da previsão de vendas: a partir disso, o ideal é contar com a participação de diversas equipes, como vendas, marketing e atendimento para criar uma projeção mais real e confiável com base em dados concretos para construir um cenário plausível.

Nesse contexto, é importante ressaltar que a previsão de venda fornece uma base sólida para decisões estratégicas e o planejamento de novas ações, mas o sucesso em vendas depende de diferentes fatores. 

Conclusão

Realizar a previsão de vendas permite que os gestores tenham uma compreensão realista dos cenários futuros. Mas se você quer agilizar esse processo, conte com o apoio da tecnologia, como o sistema de Força de Vendas da ADV Tecnologia

Nossa solução oferece recursos modernos para gerenciar e atualizar informações de clientes, garantindo dados precisos e evitando a perda de oportunidades. 

Com a capacidade de consultar o histórico de pedidos, os vendedores acompanham todo o processo comercial e também recebem alertas inteligentes sobre clientes inativos ou com queda nas compras, ajudando a aumentar a satisfação e a lucratividade.


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