A política comercial é usada como base para a gestão e compensação de canais de vendas para simplificar a adoção de estratégias de precificação em diferentes localidades e tipos de pontos de venda, tanto físicos quanto digitais.
Ela reúne uma série de critérios comerciais para a oferta de descontos e a gestão de recursos comerciais, proporcionando transparência e relações comerciais justas para a obtenção de benefícios mútuos.
Quer entender o que é a política comercial e como ela funciona? Leia o nosso artigo e entenda tudo sobre o tema.
Indice
O Que É A Política Comercial?
A política comercial está relacionada às estratégias usadas para administrar as atividades econômicas, como a formulação de acordos com outros países, regulamentação de estradas de produtos estrangeiros no mercado interno e o incentivo para o crescimento de negócios locais.
De forma resumida, a política comercial é usada pelo governo para controlar o fluxo de bens e serviços e otimizar a posição do país no comércio global.
Como Funciona Uma Política Comercial?
Uma política comercial funciona como um guia para que as empresas possam gerenciar a venda de seus produtos e serviços, incluindo aspectos, como preços, descontos e promoções.
Sendo assim, ela opera para alinhar as práticas de vendas com os objetivos de negócios e as condições de mercado, contribuindo para a maximização da competitividade e da rentabilidade.
Qual É A Importância Da Política Comercial?
A política comercial é uma estratégia importantíssima para qualquer país, fazendo parte, inclusive, dos principais pilares da política macroeconômica, que incluem ainda outras abordagens, como a política fiscal, cambial e monetária.
No caso da política comercial, ela é fundamental para fortalecer o sistema financeiro e evitar recessões. Além disso, ela possibilita também a construção de um sistema robusto de importações e exportações, minimizando déficits e impulsionando o crescimento e solidez dos exportadores.
Sendo assim, a política comercial ajuda a promover uma economia mais dinâmica e saudável.
Como É A Política Comercial Aplicada Às Empresas?
A política comercial também tem um papel relevante no setor privado. No caso das empresas, ela está relacionada aos critérios e estratégias aplicadas na comercialização de seus produtos e serviços.
Definir essas regras garante a sobrevivência e a competitividade da empresa no mercado. Isso porque, ao ter uma abordagem muito rígida, as vendas podem ser reduzidas; porém, em uma política comercial muito flexível pode comprometer a consistência e a posição da companhia.
Quais As Vantagens Do App Força De Vendas Da Adv Para A Política Comercial?
Na hora de colocar em prática a política comercial da empresa, o recurso de força de vendas da ADV pode aprimorar ainda mais as estratégias comerciais da companhia.
Confira:
Organização E Agilidade Nas Vendas
O app de força de vendas da ADV proporciona uma gestão ágil, oferecendo a cada vendedor acesso individualizado à sua base de clientes.
O processo de venda é facilitado com etapas intuitivas para seleção de clientes, escolha de produtos e confirmação de pagamentos. As transações são integradas automaticamente ao sistema, permitindo aos vendedores monitorar o estoque em tempo real.
Mantenha A Carteira De Clientes Sempre Atualizada
Outra vantagem é que o sistema de automação de vendas da ADV oferece a atualização contínua dos dados dos clientes, sincronizando-os automaticamente com o ERP da empresa. Além disso, ele também assegura informações precisas e facilita a comunicação.
Acompanhamento Do Processo Comercial
Com o sistema de vendas da ADV, a empresa consegue ter acesso a um histórico de pedidos completamente visível para os gestores, proporcionando uma visão clara do status de cada transação e permitindo um controle mais eficiente do processo comercial.
Flexibilidade Nas Negociações E Controle Do Saldo
Para aprimorar a política comercial da sua empresa, o módulo de desconto flexível,que é o Saldo Flex ADV.
Esse sistema permite negociações ajustáveis sem comprometer a saúde financeira da empresa, controlando as diferenças entre preços sugeridos e reais e evitando saldos negativos para os vendedores.
Alertas Inteligentes De Força De Vendas
O ADV ERP possui também uma funcionalidade de alertas inteligentes que envia notificações por e-mail para a equipe de vendas, destacando clientes inativos ou com redução nas compras.
Esses alertas ajudam a manter a produtividade, melhoram a satisfação do cliente e potencializam o faturamento e a lucratividade.
Como Montar A Política Comercial Da Sua Empresa?
Para criar uma política comercial eficiente na sua empresa, você precisa considerar alguns aspectos fundamentais, que são os seguintes:
- Identificação do público-alvo: conheça quem são os potenciais clientes da empresa, pois isso possibilita a compressão do mercado e do perfil do consumidor final para, assim, direcionar as vendas de forma mais eficaz.
- Definição de um método de venda: determine como os produtos serão vendidos, que pode ser em canais online, lojas físicas, telemarketing, redes sociais, etc. Esse cuidado facilita a estruturação de um planejamento sobre o canal de vendas ideal.
- Conhecer o produto a ser comercializado: entenda detalhadamente os produtos oferecidos, incluindo o processo de fabricação, margens de lucro e posicionamento no mercado, pois isso permite que a sua empresa possa competir eficientemente.
- Criação de um modelo de vendas: definir um modelo de vendas claro e estabelecer regras sobre condições de pagamento, descontos, comissões e fretes é essencial para garantir uma política comercial eficaz.
Nesse processo, é essencial garantir que o texto seja direto e compreensível. O perfil do cliente-alvo deve estar claramente estabelecido, e o processo comercial precisa ser mapeado de forma detalhada.
Além disso, divulgue com clareza as condições e prazos de pagamento e as diretrizes para concessão de descontos.
Não deixe de definir também as normas de comissionamento e as políticas relacionadas ao frete devem ser especificadas de forma precisa.
Conclusão
Quer construir uma política comercial consistente, segura e adequada? Saiba que a tecnologia pode ser uma verdadeira aliada nesse processo.
Sistemas de força de vendas, como os oferecidos pela ADV Tecnologia, facilitam a gestão e implementação de estratégias comerciais, fornecendo recursos para uma avaliação detalhada de dados, automação de processos e monitoramento eficiente de desempenho comercial, etc.
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José Claudionor é CEO da ADV Tecnologia, com mais de 30 anos de experiência em sistemas de gestão inteligentes para indústrias e distribuidoras