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O planejamento comercial é uma ferramenta que permite que a sua empresa documente e alinhe as metas para a área de vendas em um período específico. 

Além disso, esse documento também traz outras informações relevantes para o processo comercial, como plano de ação, métricas e as estratégias de vendas que devem ser implementadas.

Mas você sabe como fazer o planejamento comercial de vendas de forma correta, evitando que algum ponto importante seja esquecido? Leia o nosso artigo, pois você encontrará as melhores dicas para elaborar este documento. Vem com a gente!

O Que É Planejamento Comercial?

O planejamento comercial é um documento voltado para a definição e o aprimoramento dos processos de vendas, visando melhorar os resultados e aumentar as taxas de conversão.

Nesse sentido, esse plano deve reunir avaliações detalhadas sobre o setor, considerando diferentes aspectos, como realidade interna, dificuldades, limitações, gargalos, cenário externo, como concorrência, comportamento dos consumidores, tendências, etc. 

Contudo, vale lembrar que o planejamento comercial precisa estar alinhado às estratégias da empresa, mas sempre voltado para conquistar mais clientes e manter a competitividade da empresa no mercado. 

Qual A Importância De Ter Um Planejamento Comercial?

Sabemos que o comportamento de compra mudou, e os consumidores estão cada vez mais exigentes e conscientes das suas escolhas. 

Sendo assim, em um mercado que vive uma constante transformação em razão das inovações, o planejamento comercial ganha relevância por ser um documento que permite uma compreensão detalhada sobre o contexto atual da empresa diante de diferentes cenários e desafios. 

Quando feito de forma estruturada, ele prepara a empresa para superar diversas situações, além de ajudar a identificar as melhores oportunidades e manter a competitividade. Com isso, a empresa consegue apresentar um crescimento sustentável ao assegurar uma base financeira sólida. 

Quais Os Benefícios Do Planejamento Comercial?

O planejamento comercial pode trazer uma série de benefícios para a sua empresa, desde a projeção precisa de dados, vantagem competitividade e até o aumento de lucro. Entenda mais:

Vantagem Competitiva

Esse documento possibilita aos gestores uma avaliação precisa do mercado e da concorrência, compreendendo as estratégias  utilizadas para se posicionar de maneira a garantir uma vantagem competitiva. Dessa forma, a empresa consegue antecipar-se à concorrência e adotar ações para se igualar ou superar empresas do mesmo setor. 

Projeções Precisas Aos Dados

Outra vantagem é a precisão das projeções. Isso porque, ao ter um planejamento comercial completo, as decisões são embasadas em informações corretas e análises, garantindo, assim, mais segurança para investir em estratégias e enfrentar desafios. 

Sem contar que você também promove uma cultura orientada a dados em todas as etapas de vendas, tornando-a mais precisas e alinhadas.

Crescimento Da Lucratividade E Desenvolvimento Sustentável

Um bom planejamento comercial organiza as atividades da equipe, melhora a percepção dos clientes, aumentando a confiança nas vendas, o que pode contribuir para o aumento dos lucros. Com isso, é possível ter um crescimento sustentável, realista e contínuo.

Quais Os Principais Erros Ao Fazer Um Planejamento Comercial?

O planejamento comercial precisa ser elaborado de forma correta, evitando erros que possam comprometer toda a sua operação comercial. Confira os principais:

  • Imprecisão de informações: um erro muito comum é usar dados pouco confiáveis, o que resultará em estratégias ineficazes e que não geram retorno financeiro. 
  • Definição equivocada de indicadores: escolher métricas erradas para analisar não permite uma avaliação correta da realidade, desviando o foco estratégico da empresa.
  • Falta de motivação da equipe: vendedores desmotivados dificilmente conseguirão bater metas. Por isso, é preciso investir em ações que os incentivam a sempre focar em vender mais.
  • Falta de responsáveis e prazos nas ações: tarefas entregues fora do prazo e sem um responsável comprometem a eficiência das ações e os resultados de vendas. 

Quais Problemas Que Um Planejamento Estratégico Comercial Solucione?

O planejamento comercial auxilia na resolução de uma série de problemáticas no processo de vendas de uma empresa. Nesse sentido, ele evita, por exemplo, a contratação de profissionais desqualificados, pois ele descreve estratégias e competências necessárias para a equipe. 

Além disso, ele também serve como um guia, direcionando os vendedores sobre as ações práticas mais adequadas para o aproveitamento das melhores oportunidades de vendas. 

Esse documento serve para resolver também a estagnação nas vendas, uma vez que possibilita aos gestores façam uma avaliação precisa das ações e ajustes às mudanças de mercado, otimizando, assim, os resultados comerciais.

Dicas Para Criar Seu Planejamento Comercial

Para te ajudar a criar um planejamento comercial coerente e eficaz, listamos a seguir algumas dicas importantes. Confira:

  • Baseie-se em dados confiáveis: utilize informações precisas para definir estratégias, objetivos e metas ao elaborar esse plano de vendas. 
  • Analise o contexto atual: compreenda a posição da empresa e o cenário do mercado, considerando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (análise SWOT), além de analisar o histórico de resultados comerciais. Isso permite a identificação de padrões e oportunidades.
  • Defina e compartilhe metas claras e atingíveis: determine objetivos com base no planejamento estratégico, e acompanhe essas metas regularmente para fazer adaptações conforme necessário.
  • Defina prazos e responsáveis: determinar datas e responsáveis para cada ação garante o engajamento e a execução adequada das tarefas.

Como A Tecnologia Pode Ajudar A Fazer O Planejamento Comercial?

O planejamento comercial é um documento fundamental para as empresas que buscam processos de vendas sólidos, eficientes e que geram retorno financeiro. 

Nesse sentido, tecnologias, como CRM e sistema de força de vendas, podem facilitar a gestão de fluxo de dados e a jornada do cliente, já que esses sistemas possuem recursos que integram informações, garantindo que os gestores tenham uma visão abrangente do processo comercial.

Com um planejamento comercial bem estruturado, a empresa maximiza as vendas e alcança um crescimento sustentável.

Conclusão

Ao longo do artigo, podemos ver que o planejamento comercial é essencial para qualquer empresa que busca sustentabilidade, já que ele direciona a estratégia de maneira eficiente.

Mas se você quer aprimorar esse plano e garantir processos mais otimizados, conheça o sistema de Força de Vendas da ADV Tecnologia. Nossa solução oferece recursos modernos para gerenciar e atualizar informações de clientes, garantindo dados precisos e evitando a perda de oportunidades. 

Com a capacidade de consultar o histórico de pedidos, os vendedores acompanham todo o processo comercial e também recebem alertas inteligentes sobre clientes inativos ou com queda nas compras, ajudando a aumentar a satisfação e a lucratividade.


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