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Diante da crise econômica e da contínua competitividade do mercado atual, sempre surgem novos recursos que visam promover melhorias no desempenho geral da empresa. No campo tecnológico e digital, essas mudanças são percebidas com maior nitidez. Muitas vezes, ouve-se falar de certas expressões, mas muitas pessoas ainda não entendem corretamente o que significam. Overdelivering é uma delas. E o post aborda o significado e a importância de adotar essa técnica para otimizar o atendimento de sua empresa. Acompanhe a seguir e descubra mais!

Entendendo o que é o Overdelivering

Overdelivering é uma expressão de origem inglesa e refere-se a uma técnica administrativa que consiste em entregar mais do que aquilo que o cliente pediu ou comprou, ou seja, agregar maior valor percebido à compra do cliente.

Na verdade, o nome é novo, mas essa técnica já vem sendo praticada por muitos empreendedores. O overdelivering leva a um nível muito mais alto o relacionamento entre a empresa e o cliente, oferecendo-lhe mais que a simples aquisição de um produto. Dessa forma, é possível fidelizar o cliente e conquistar mais alguns.

O segredo é a alma do negócio

O grande segredo é prometer menos do que realmente sua empresa pode fazer, de modo a superar as expectativas do cliente. Não revele tudo de bom que a sua empresa pode oferecer, deixe que o cliente descubra aos poucos, surpreendendo-o. Por outro lado, não é recomendável exagerar demais e criar no cliente grandes expectativas.

Não estenda demais o prazo de entrega, visando com isso entregar em menos tempo e promover uma espécie de overdelivering — certamente, existirão empresas que entregam em menos tempo sem precisar surpreender o cliente. O mais importante no overdelivering é que os benefícios surjam de forma espontânea, revelando o potencial da empresa e surpreendendo até os próprios empreendedores.

Práticas de overdelivering

Confira algumas práticas desse método que podem ser aplicadas em seu negócio:

  • Descontos

Independente do tipo de produto que vende ou do serviço que presta, os descontos são uma excelente forma de fidelizar e conquistar clientes. Pode oferecer desconto para as próximas compras, no pagamento de parcelas, na aquisição de outro produto ou serviço, etc.

  • Brindes

Os brindes são uma forma antiga de ganhar a simpatia dos consumidores. Pode oferecer um produto que complemente aquele que foi comprado sem que para isso o cliente tenha que gastar mais. Brindes relacionados à compra agradam mais, mas isso não quer dizer que se oferecer brindes padronizados o cliente ficará insatisfeito — há produtos que sempre agradam e representam o grau de consideração que o vendedor/prestador de serviço tem em relação ao cliente.

  • Frete grátis ou mais barato

Se a compra é feita online, é sempre possível dar um desconto no frete ou mesmo dispensá-lo. Uma das coisas mais desmotivadoras em compras feitas pela internet é justamente o preço do frete que, muitas vezes, é maior que o valor do produto. Se puder fazer isso (sem sofrer prejuízos, é claro) agradará bastante seus clientes. Muitas vezes, é possível que a empresa obtenha fretes mais baratos quando envia encomendas habitualmente pelos correios.

A forma de aplicar o método dependerá do perfil de cada empresa! O que sua empresa vende? Já usa esse recurso? O que oferece a seus clientes? Comente abaixo, compartilhando algumas experiências para outros empreendedores!

Veja também: sistema ERP para indústria.

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