Quer melhorar a eficiência da sua produção? O OPT é um sistema de gerenciamento e otimização da produção que utiliza tecnologias avançadas, estratégias de automação e práticas eficientes para melhorar o desempenho produtivo da indústria.
Essa abordagem visa a maximização do uso de recursos, busca a redução do tempo de ciclo, promove um equilíbrio do fluxo, além de melhorar a qualidade dos produtos.
Está em busca de uma produção mais ágil e adaptável? Então, confira o nosso artigo e descubra o que é OPT e como funciona esse sistema. Vem com a gente!
O Que É OPT (Optimized Production Technology)?
O OPT é uma sigla em inglês para Optimized Production Technology. Em português, significa Tecnologia de Produção Otimizada, um sistema que visa a otimização da produção industrial por meio da adoção de tecnologias avançadas, automação e práticas eficientes.
O OPT é muito associado a conceitos como Lean Manufacturing e Indústria 4.0, abordagens que promovem a integração de dados, a análise preditiva e tecnologias modernas.
Como Surgiu O OPT?
Esse sistema foi criado nos anos 70, pelo físico israelense, Eliyahu M. Goldratt que, na época, buscava soluções para diferentes desafios logísticos na produção.
Durante a década seguinte, Goldratt lançou “A Meta”, um livro que narra a jornada de Alex, um gerente de produção que, seguindo os princípios do OPT, mudou a situação financeira da sua empresa e ascendeu profissionalmente.
Com o tempo, essa abordagem evoluiu, dando origem a um sistema de gestão de produção precursor da Teoria das Restrições (TOC).
Como Funciona O OPT (OPTImized Production Technology)?
O OPT funciona como um sistema abrangente de gestão e otimização da produção, ao adotar avançadas tecnologias e estratégias para aprimorar a eficiência industrial, como já explicamos.
Para isso, o Optimized Production Technology utiliza recursos como automação, análise de dados em tempo real, Internet das Coisas e outras tecnologias para criar ambientes de produção inteligentes e adaptáveis.
Além disso, esse sistema opera por meio da coleta e análise de dados ao longo do ciclo produtivo, o que auxilia em uma tomada de decisões mais informada e ágil.
Quais As Regras Da Opt?
O OPT se baseia em 10 importantes regras, que são as seguintes:
- 1 – Uso de um recurso não significa ativá-lo a todo momento; não há vantagem em operar um maquinário sem gargalo se isso somente acumular inventário diante de um gargalo.
- 2 – O uso de recursos não-gargalo requer outras restrições do sistema, e não de sua capacidade máxima. Seu uso é limitado pelo ritmo do gargalo.
- 3 – Tempo perdido em um gargalo influencia todo o sistema, exigindo concentração de esforços para assegurar que o gargalo opere continuamente.
- 4 – Economizar tempo em processos não-gargalo não é eficaz para o rendimento total. O foco deve estar voltado para os gargalos.
- 5 – O gargalo determina a taxa de produção e o nível de inventário. Sendo assim, é necessário fazer o gerenciamento do inventário para que o gargalo nunca fique sem peças.
- 6 – Lotes de transferência podem ser menores que os lotes de produção para impedir que haja acúmulo excessivo antes do gargalo.
- 7 – O tamanho do lote deve variar entre lotes maiores nos gargalos e menores nos não-gargalos para diminuir configurações ociosas.
- 8 – Capacidade e prioridades devem ser alinhadas, pois a capacidade do maquinário e a prioridade do lote influenciam o prazo de entrega.
- 9 – Equilibrar o fluxo é mais importante que equilibrar a capacidade; o ritmo de produção deve estar em equilíbrio com a demanda de mercado.
- 10 – Otimizar cada recurso de forma isolada não melhora o desempenho global; o foco deve estar no sistema evitando objetivos conflitantes entre os setores.
Qual É O Objetivo Do Sistema OPT?
O objetivo do sistema OPT é, justamente, o aprimoramento da eficiência e da gestão da produção industrial.
Além disso, esse sistema visa também eliminar os desperdícios das etapas produtivas, maximizar o uso de recursos e otimizar processos por meio da integração de tecnologias avançadas, automação e estratégias eficientes.
Outra finalidade do OPT é identificar e lidar de maneira efetiva com os gargalos no processo produtivo, garantindo um fluxo contínuo e eficiente.
Conheça o ERP da ADV Tecnologia, uma solução completa para transformar a gestão da sua empresa. Com recursos avançados, nosso ERP permite uma operação mais eficiente e integrada
Quais Os Benefícios Da Aplicação Da Metodologia OPT?
A adoção da metodologia OPT pode trazer uma série de benefícios para as empresas que buscam o aprimoramento da sua eficiência operacional.
Ao obter um equilíbrio do fluxo de produção, esse sistema proporciona um ambiente mais flexível e adaptável, o que possibilita uma resposta ágil às mudanças nas demandas do mercado.
Além disso, a otimização dos gargalos também resulta em uma produção mais eficiente, evitando desperdícios de tempo e recursos.
Somado a isso, a variabilidade no tamanho dos lotes de produção, de acordo com as circunstâncias e os gargalos, contribui para uma produção mais adaptável e econômica.
Sem contar que ao definir a capacidade efetiva do sistema conforme a restrição mais forte, a OPT guia os esforços para os aspectos mais relevantes do processo produtivo.
Quais Os Módulos De Uma OPT?
- Buildnet: cria um modelo da instalação de fabricação ao usar informações sobre recursos do centro de trabalho, inventários, roteiros, lista de materiais, previsões de vendas, representado como uma rede.
- Servir: identifica gargalos, produzindo um perfil de carga para cada recurso no modelo.
- Divisão: divide o modelo de rede em recursos críticos e não críticos, focando nas operações de gargalo e as demais.
- Cérebro: programa as operações nos recursos críticos, definindo lotes de produção e tempo de produção, alimentando o módulo Servir para gerar o plano de produção completo.
O Que São Gargalos De Produção?
Os gargalos de produção são condições e fatores específicos em um processo industrial, onde a capacidade de produção é limitada, influenciando o fluxo eficiente de trabalho.
Eles representam restrições e limitações que impactam negativamente o desempenho geral do sistema, o que resulta em uma menor produtividade e possíveis atrasos na entrega.
Recurso-gargalo
Refere-se a um recurso que impacta o fluxo de produção, isto é, quando ele tem uma disponibilidade inferior do que outras seções da linha de produção, acarretando gargalo produtivo.
Recurso Não-gargalo
Acontece quando não existem alterações no ritmo de produção, uma vez que a disponibilizada é a mesma ou maior do que é preciso, não impactando na capacidade de produção.
Conclusão
A metodologia OPT proporciona uma abordagem estruturada para lidar com os desafios relacionados aos gargalos, garantindo benefícios relevantes na maximização da capacidade e na otimização global do fluxo de trabalho.
Ao integrar tecnologias avançadas, como softwares de gestão e estratégias eficientes, é possível obter maior eficiência operacional a longo prazo das empresas.
Na hora de otimizar seus processos produtivos, conheça o sistema PCP da ADV Tecnologia, o software mais completo do mercado, que permite o controle de todas as etapas do processo de produção ao utilizar uma tecnologia moderna, prática e muito simples de utilizar.
Nosso sistema disponibiliza uma lista de produtos cadastrados na base de dados do ERP, além de possuir o recurso de composição do produto, onde é possível atualizar o custo do produto acabado/intermediário, bem como suas matérias-primas.
Além disso, com o sistema PCP da ADV Tecnologia, você também pode visualizar todas as etapas contidas na estrutura, além de fazer revisões de produtos e gerar uma ordem de produção automática.
Conheça as soluções da ADV para o setor produtivo da sua empresa. Acesse o nosso site!
José Claudionor é CEO da ADV Tecnologia, com mais de 30 anos de experiência em sistemas de gestão inteligentes para indústrias e distribuidoras