Você sabe o que é CRM? Trata-se de um sistema de gestão de relacionamento com o cliente, que envolve, além da tecnologia empregada na operação, todo o processo para o gerenciamento e análise das interações com os clientes.
Nesse sentido, essa abordagem – que une tecnologia e metodologias de vendas – coloca o cliente no centro das ações, como o principal personagem dos processos de negócios no sentido de oferecer as soluções mais adequadas às suas necessidades.
Leia o nosso artigo e compreenda o que é CRM, principais vantagens, como funciona e como escolher a melhor solução.
Indice
O Que É CRM?
CRM é a sigla em inglês para Customer Relationship Management que, em português, significa Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente.
Como mencionamos, além da tecnologia, CRM é uma abordagem que combina estratégias de vendas e marketing para fortalecer o relacionamento entre marcas e seus clientes.
Contudo, é importante esclarecer que a diferença entre o conceito estratégico que envolve o relacionamento com os clientes e os sistemas CRM que, na verdade, são softwares que viabilizam essa prática por meio da automatização.
O Que Faz O CRM?
Compreender as funções do CRM é essencial para escolher a tecnologia mais adequada para a sua empresa. Além de armazenar e gerenciar dados de contato, como nome, telefone e e-mail, esse sistema registra todas as interações dos clientes com a empresa, desde visitas ao site até conversas por telefone ou e-mails, criando um histórico completo e integrado.
Somado a isso, essa solução organiza informações para que os vendedores estejam sempre atualizados sobre preferências e comportamentos dos clientes.
Dessa forma, o CRM faz a gestão centralizada de dados, a conexão de times, automação de tarefas, monitoramento de leads, a coleta inteligente, fornecimento de informações em tempo real, etc.
Como Funciona Um Sistema CRM?
O sistema CRM funciona como uma plataforma integrada, substituindo processos manuais por tarefas mais inteligentes e automatizadas, além de organizar contas e contatos de forma prática e atualizada, agilizando as etapas do processo de vendas garantindo maior precisão.
Qual O Objetivo Do CRM?
Confira os seus principais objetivos do CRM ao ser implementado em um negócio:
- Construção de relacionamentos sólidos e duradouros com os clientes;
- Interações informações e integradas;
- Melhoria da experiência de compra;
- Maior atração e fidelização de clientes;
- Estimular a retenção de clientes.
Por Que O CRM É Importante Para Uma Empresa E Vantagens?
O CRM tornou-se uma solução indispensável para as empresas que desejam substituir processos manuais por sistemas automatizados.
Nesse sentido, essa solução aumenta a produtividade das equipes de venda, proporciona maior eficiência operacional, integra e centraliza dados de maneira eficiente, além de aprimorar o relacionamento da empresa com os clientes.
Quais Os Tipos De CRM Existentes?
Conhecer os tipos de sistemas existentes permite a escolha da tecnologia mais adequada para o perfil do seu negócio.
Entre os tipos de CRM existentes, estão o CRM local (on-premise) e o CRM na nuvem (Cloud). Entenda como essas tecnologias funcionam:
- CRM local: solução instalada em servidores e computadores da empresa, exigindo manutenção regulares do time interno de TI, além de exigir o investimento em infraestrutura física, como equipamentos e softwares.
- CRM na nuvem: opera a partir da conexão com internet, sem precisar de infraestrutura local. A manutenção dos seus sistemas é realizada remotamente pelo fornecedor, além de possibilitar o acesso a qualquer momento, de qualquer dispositivo, que tenha acesso à internet
Qual A Diferença Entre CRM E ERP?
Os sistemas CRM e ERP não estão associados à mesma tecnologia; pelo contrário, esses softwares possuem diferenças significativas na sua concepção.
Diferente do CRM, o ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de gestão empresarial, que promove a centralização de informações e a integração de diferentes departamentos de uma empresa.
Sua finalidade é otimizar processos e rotinas em um contexto empresarial mais amplo, como em áreas como finanças, recursos humanos, compras e estoque, integrando dados e automatizando processos com eficiência e precisão.
No caso do CRM, ele é voltado para aprimorar a gestão de relacionamento com clientes, automatizar vendas e alinhar estratégias de marketing e atendimento ao cliente.
É importante ressaltar que um sistema não substitui o outro; pelo contrário, essas tecnologias funcionam de forma integrada, fortalecendo as atividades e processos de gestão empresarial e relacionamento com o cliente.
Quem Deve Usar Um CRM?
O CRM foi inicialmente desenvolvido para atender a área de vendas, mas ao longo do tempo, o sistema evoluiu e tornou-se essencial para os departamentos de marketing, e-commerce e atendimento ao cliente, implicando sua influência nas operações.
Minha Empresa Precisa De Um CRM?
Se você se questiona se a sua empresa precisa, de fato, desse sistema, listamos abaixo alguns motivos que devem incentivar a contratação dessa ferramenta:
- Equipes descentralizadas: colaboradores que trabalham de diferentes locais precisam de uma solução integrada;
- Imprecisão de dados de vendas externas: dificuldade em monitorar dados atualizados em operações em campo;
- Acesso limitado a dados: informações de clientes difíceis de localizar;
- Negociações perdidas: falta de organização que leva a oportunidades desperdiçadas.
- Soluções desconectadas: utilização de vários aplicativos que não compartilham um único banco de dados centralizado.
- Crescimento acelerado: a estrutura atual não acompanha o ritmo de expansão do negócio.
- Insatisfação de clientes: atendimento ineficiente, que leva a perda de clientes devido à baixa qualidade do suporte.
Como Escolher O Melhor CRM?
Para escolher a melhor solução CRM para sua empresa, priorize soluções personalizadas e com integração facilitada e abrangente.
Além disso, verifique a reputação do software no mercado e busque indicações confiáveis para garantir a contratação de uma solução confiável e eficiente.
Analise também a qualidade do suporte, optando por fornecedores com atendimento acessível, garantindo a resolução de dúvidas e problemas de maneira ágil.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é CRM e as vantagens para a sua empresa, conheça o sistema CRM da ADV, uma solução capaz de personalizar o atendimento e impulsionar resultados da sua empresa.
Um dos grandes benefícios do nosso sistema de CRM é o monitoramento em tempo real das atividades de vendas, marketing e atendimento ao cliente, além de automatizar processos.
O CRM da ADV Tecnologia oferece integração completa com outras ferramentas e sistemas utilizados pela empresa, como plataformas de e-mail, sistemas de ERP e software de marketing digital e muito mais.
José Claudionor é CEO da ADV Tecnologia, com mais de 30 anos de experiência em sistemas de gestão inteligentes para indústrias e distribuidoras