Fazer a migração de ERP de forma eficiente é essencial para as empresas que desejam melhorar a competitividade no mercado, reduzir cursos, ter maior eficiência operacional e aumentar a produtividade. Porém, esse processo é muito delicado e exige a adoção de alguns cuidados para aproveitar o melhor desta tecnologia.
Para te ajudar na migração de ERP, elaboramos um artigo que explica como acontece esse procedimento e o que deve ser observado na migração de ERP.
Indice
O Que É Migração De ERP?
A migração de ERP é, basicamente, processo de transição de um sistema de gestão empresarial para outro. Para que essa transferência seja feita de forma adequada e com segurança, é preciso seguir algumas etapas importantes que, normalmente, são orientadas pelo fornecedor de tecnologia contratada.
Quais Os Motivos Para Fazer A Migração De Um ERP?
Há muitos motivos para fazer a migração de um ERP. Um dos mais comuns é a necessidade de contratar uma solução mais moderna, pois, com o tempo, os sistemas de gestão ficam obsoletos e deixam de atender às necessidades dos negócios.
Os sistemas mais inovadores trazem funcionalidades precisas e eficientes para fazer o gerenciamento integrado de todos os departamentos, além de recursos completos que se adequam à realidade de empresas de diferentes perfis.
Outro motivo para fazer a migração de ERP é o tamanho do sistema, que deixa de atender a complexidade das operações. Isso acontece principalmente com empresas que expandem suas atividades.
O custo e a produtividade também são motivos para a migração de ERP. Se o sistema usado atualmente está fora do orçamento da companhia, chegou a hora de encontrar uma solução com o melhor custo-benefício.
Há também situações em que a empresa contrata uma ERP, mas ele não se adapta às suas operações, o que gera a necessidade de fazer a migração de ERP.
Como Funciona A Migração De ERP?
A migração de ERP é um processo que envolve uma série de etapas, como já mencionamos. A primeira é uma avaliação completa das necessidades e objetivos da empresa. Depois disso, é preciso buscar uma solução que se adequa ao perfil do seu negócio.
A partir da contratação do sistema, inicia-se a etapa da personalização e configuração para fazer a adaptação dos processos internos. É preciso ainda oferecer treinamento aos colaboradores que utilizarão o sistema. O processo de migração de ERP envolve ainda testes rigorosos para que o sistema opere de maneira adequada.
Como Migrar De Sistema ERP?
Para migrar de sistema ERP, além dessas etapas que mencionamos acima, há ainda outros procedimentos essenciais. Confira!
Mapeamento De Processos
O mapeamento de processos é uma etapa importantíssima na migração de ERP, que requer uma avaliação completa de todos os procedimentos da empresa.
Sendo assim, é preciso identificar as atividades e tarefas, fluxos de trabalho, interações e dependências entre os setores. A finalidade é compreender como a companhia opera e quais funções estão interligadas. Com isso, é possível fazer uma migração mais adequada, segura e efetiva.
Dimensionamento da Solução
Para fazer a migração, é preciso considerar o dimensionamento da solução. Dessa maneira, você deve considerar fatores como o tamanho da empresa, quantidade de usuários, complexidade dos processos, integrações necessárias e os objetivos com o novo sistema ERP.
Feito isso, a empresa deve dimensionar a solução de maneira adequada para garantir que ela suporte a carga de trabalho, permitindo também a escalabilidade à medida que a empresa cresce.
Comunicação com a Equipe
A comunicação com a equipe também é fundamental na migração de ERP. Os colaboradores que utilizarão o sistema devem conhecer as funcionalidades e como usar o novo sistema.
Por isso, promova treinamentos e informe os colaboradores sobre os cronogramas de implantação do ERP, os impactos nas operações e como os processos serão executados com a ativação da nova solução.
Qual ERP Escolher Para Migrar?
O melhor ERP será sempre aquele que atende às necessidades da sua empresa, isso inclui recursos disponíveis, orçamento, mercado de atuação, etc.
Por isso, na hora de definir a melhor solução para fazer a migração, é preciso avaliar cada um desses critérios, pois, assim, você encontrará a solução mais adequada para o seu negócio.
“O sistema foi implantado na Meditron em agosto de 2013, após vários outros sistemas que não conseguiram atender os reais processos da empresa. Com um baixo custo de implantação, facilitou prontamente os processos e refletiu as maiores necessidades da empresa, principalmente no controle de clientes, orçamentos, pedidos de venda, estoque, faturamento e financeiro. O sistema é simples, operacional e satisfatório. Os dados e relatórios podem ser exportados para PDF e Excel, além de poderem ser programados para recebimento periodicamente por e-mail. Estamos plenamente satisfeitos com o sistema e do suporte da ADV Tecnologia.” (cliente Meditron)
Quer substituir o ERP usado pela sua empresa? Conheça as soluções da ADV Tecnologia para a sua empresa. Faça a migração com segurança, eficiência e precisão
Quais São Os Principais Riscos Que Merecem Atenção?
A migração de ERP pode apresentar alguns riscos para as organizações, quando feita de forma incorreta e sem planejamento. Dessa forma, um dos principais riscos é a interrupção das atividades operacionais, o que afeta a produtividade, causando impactos, inclusive, nas finanças da companhia.
A migração de ERP mal planejada pode envolver também falhas no processo de integração, onde o sistema não consegue ser integrado com outras soluções usadas pelas empresas, o que pode resultar em perda de dados ou processos ineficientes.
Outro risco é quando a solução contratada pela empresa não atende totalmente às necessidades operacionais, levando a processos ineficientes.
Por fim, a segurança da informação também pode ser tornar um risco quando a migração de ERP não é feita corretamente ou com uma empresa que não atende a todos os requisitos de proteção de dados.
Dicas Para Fazer A Migração De ERP
- Tenha um Planejamento Sólido: defina objetivos claros, cronograma e alocação de recursos.
- Avaliação de Necessidades: dê prioridade para os requisitos necessários para a operação da sua empresa.
- Tenha Uma Equipe de Implementação: escolha profissionais competentes e qualificados.
- Comunique-se Com a Equipe: informe os colaboradores sobre todas as etapas do processo de migração de ERP.
- Faça Testes: medida essencial para identificar e corrigir problemas potenciais.
- Backup de Dados: antes de fazer a migração, faça backups completos dos dados.
- Monitore Constantemente: depois da implantação, acompanhe os processos e ajuste, se necessário.
- Segurança de Dados: utilize medidas eficazes de proteção de informações sensíveis.
- Documentação Completa: tenha todos os registros do processo de migração.
Se você deseja adotar o melhor ERP do mercado e ter uma migração tranquila, segura e eficiente, o ERP da ADV Tecnologia é a melhor solução
Conclusão
Depois de ler este artigo, ficou mais claro tudo que envolve a migração de ERP? Então, para um processo seguro, siga as nossas dicas.
Se você quer migrar para uma solução mais completa, segura e eficiente, conheça as soluções ADV Tecnologia, um sistema ERP completo para otimizar os processos das indústrias, distribuidoras, varejistas e prestadores de serviços. Entre em contato conosco e faça uma demonstração gratuita preenchendo o formulário abaixo!
José Claudionor é CEO da ADV Tecnologia, com mais de 30 anos de experiência em sistemas de gestão inteligentes para indústrias e distribuidoras