Você já ouviu falar em leasing financeiro? Trata-se de um tipo de transação que, assim como ocorre com processos de locação, aluguel, ele possibilita o uso de um bem por um período, mas com a possibilidade de comprá-lo ao final do acordo.
Esse modelo é bastante popular entre os consumidores que desejam adquirir veículos. Uma das vantagens é que, nessa operação, não há a incidência de IOF.
Quer compreender o que é leasing financeiro, como funciona, tipos, aplicações e quem pode adotá-lo? Leia o nosso artigo!
Indice
O Que É Leasing Financeiro?
O leasing financeiro é uma operação financeira semelhante a uma locação, onde uma pessoa física ou empresa pode usar bens por um período específico, com a intermediação de um arrendador.
Chamado de arrendamento mercantil, esse contrato envolve duas partes: o arrendador, normalmente, uma instituição financeira ou empresa especializada, e o arrendatário, que utiliza o bem.
Dessa forma, o leasing financeiro prevê que o arrendador tenha a propriedade do bem, enquanto o arrendatário detém o direito de usá-lo durante a vigência do contrato.
Além disso, esse tipo de contrato tem prazo fixo, que pode ser estendido conforme acordo entre as partes. Ao final do contrato, o cliente deve adquirir o bem por um preço previamente estipulado.
Quais São Os Tipos De Leasing?
Hoje em dia, o mercado disponibiliza diferentes tipos de leasing: financeiro, operacional e back e imobiliário.
Cada modalidade possui características específicas, como duração, métodos de comprar e condições de contrato. Confira abaixo as peculiaridades de cada leasing:
Leasing Financeiro
Como mencionamos, o leasing financeiro é uma modalidade que possibilita que o bem seja comprado ao final de um contrato com um valor residual definido de forma prévia.
Esse tipo de acordo tem um prazo mínimo de 24 meses e toda a responsabilidade pela manutenção do equipamento é do arrendatário na vigência do contrato.
Leasing Operacional
O leasing operacional, o prazo mínimo de contrato é de 90 dias, sendo que o valor do bem ao final do contrato é aquele estabelecido pelo mercado e não o valor residual, como acontece no modelo financeiro.
Além disso, a responsabilidade pela manutenção do equipamento pode variar de acordo com o contrato, podendo ser do arrendatário ou do arrendador.
Leasing Back
Já o leasing back é um modelo usado apenas por empresas, permitindo que uma empresa comercialize um bem para uma arrendadora e, depois, o alugue de volta. Nesse caso, a empresa recebe o valor da venda e pode recomprar o bem no futuro.
Leasing Imobiliário
Por fim, o leasing imobiliário é um modelo no qual o arrendatário solicita que o arrendador compre um terreno e construa um imóvel para, depois, alugá-lo para o arrendatário, com a possibilidade de compra na conclusão do contrato.
Como Funciona O Leasing Financeiro?
O leasing financeiro funciona da seguinte forma: suponhamos que uma empresa precisa comprar um equipamento com um valor elevado, porém, não tem orçamento disponível para essa aquisição.
Sendo assim, ela faz um acordo com uma instituição financeira, que adquire o equipamento e o disponibiliza para uso por um determinado período.
Quando o contrato for concluído, a empresa pode comprar o equipamento, renovar o acordo ou devolver o maquinário.
Como Se Caracteriza Uma Operação De Leasing Financeiro?
Uma operação de leasing financeiro é caracterizada pelos seguintes aspectos:
- Utilização de um bem por uma pessoa física ou jurídica em período específico com pagamentos periódicos;
- O arrendatário pode comprar o bem ao final do contrato por um valor acordado;
- A manutenção do bem, normalmente, é responsabilidade do arrendatário;
- O bem permanece propriedade do arrendador.
Qual A Diferença De Leasing Financeiro E Financiamento?
Os conceitos de leasing financeiro e financiamento são frequentemente confundidos, porém, saiba que essas operações são distintas.
Como explicamos anteriormente, no leasing, o bem pertence ao arrendador, que concede ao cliente o direito de uso por um período pré-estabelecido mediante pagamento. Ao término do contrato, o cliente pode optar pela compra do bem em questão.
No financiamento, por outro lado, o cliente compra o bem com recursos de uma instituição financeira, mantendo-o em seu nome, porém, ele permanece alienado ao banco como garantia.
Dessa forma, a alienação é encerrada depois do pagamento de todas as parcelas, e o bem passa a ser de propriedade plena do cliente.
Quem Pode Fazer O Leasing Financeiro?
O leasing financeiro pode ser utilizado por pessoas físicas e jurídicas. Contudo, esse modelo de negócio é mais benéfico para empresas que buscam manter seus equipamentos atualizados para ampliar suas produções, mas que não possuem recursos suficientes para adquirir novos maquinários, por exemplo.
Essa modalidade de contrato também pode ser usada por negócios que possuem um plano de expansão com cronograma definido.
Como Contabilizar O Leasing Financeiro?
A contabilização do leasing financeiro deve ser contabilizada da seguinte forma:
- Registrar o bem: deve ser registrado no balanço patrimonial do arrendatário como um ativo. O valor descrito no contrato deve ser o mesmo das parcelas de leasing a pagar.
- Passivo de leasing: fazer o registro um passivo correspondente ao valor presente das parcelas futuras de leasing.
- Depreciação: o bem deve ser depreciado ao longo de sua vida útil de acordo com as políticas contábeis da empresa, independentemente do prazo estabelecido no acordo.
Juros: os pagamentos do leasing são distribuídos entre a amortização do passivo e os juros, sendo registrados como despesas no resultado.
Compra do bem: no caso do arrendatário optar pela aquisição do bem ao final do contrato, o valor residual pago deve ser feito como um ajuste ao ativo.
Reavaliação: o ativo e o passivo podem ser revistos conforme as condições do contrato e as políticas contábeis da companhia.
Esses passos possibilitam que o leasing financeiro corresponda às demonstrações financeiras da empresa.
Conclusão
Para fazer uma gestão eficaz do processo de leasing financeiro, o sistema de gestão pode ser um grande aliado.
Isso porque, esses softwares automatizam o registro contábil, acompanham a depreciação e os pagamentos, além de disponibilizar relatórios detalhados, aprimorando a precisão e a eficiência desses contratos.
Conheça a solução da ADV Tecnologia, que oferece soluções para leasing financeiro, relatórios precisos e diversas funcionalidades, como emissão de boletos e nota fiscal, força de vendas, integração e muito mais.
Acesse o site agora mesmo e conheça mais sobre o nosso software de gestão financeira.
José Claudionor é CEO da ADV Tecnologia, com mais de 30 anos de experiência em sistemas de gestão inteligentes para indústrias e distribuidoras