A busca pela melhoria contínua está entre as principais atribuições de gestores que compreendem a importância de um aprimoramento constante de processos, pautado na construção e identificação de ideias de melhorias para a empresa.
Esse cuidado auxilia a empresa a manter-se em relevância e construir uma autoridade cada vez mais sólida em um mercado tão competitivo.
Isso porque, a melhoria contínua possibilita a construção de estratégias que buscam uma inovação constante, envolvendo colaboradores, líderes e gestão junto ao acompanhamento das principais tecnologias da área.
Se você quer compreender o que é melhoria contínua, quais os principais pilares e como conquistá-la na sua empresa, leia o nosso artigo!
Indice
O Que É Melhoria Contínua?
A melhoria contínua é uma prática de gestão empresarial que visa o aperfeiçoamento constante de produtos, processos e serviços de uma empresa.
Sendo assim, essa prática atua na revisão de procedimentos, identificação de falhas e na implementação de soluções para aumentar a produtividade e eficiência das operações nos mais diferentes aspectos.
Além disso, ela permite que as empresas se adaptem aos novos cenários e mudanças do mercado, mantendo-se competitivas.
Quais Os Pilares Da Melhoria Contínua Na Empresa?
A prática de melhoria contínua possui uma série de pilares para que a sua implementação seja realizada de maneira consistente.
Um deles é a continuidade, já que esse aspecto representa um ciclo de contínuo na empresa, uma vez que esse procedimento deve ser feito de forma cíclica.
Outro pilar da melhoria contínua é a cultura organizacional, que exige que todas as áreas e níveis hierárquicos compartilhem e implementem essa visão, pois, dessa forma, essa prática ganha consistência e maior efetividade.
A proposta é que todos compreendam a importância de identificar erros e aperfeiçoar regularmente os processos de maneira crítica e construtiva, o que possibilita a construção dos demais pilares de forma estruturada.
Benefícios para todas as áreas também é um dos pilares da melhoria contínua, uma vez que essa iniciativa deve trazer vantagens para diferentes setores.
Sendo assim, os gestores devem sempre pensar em um formato global de aprimoramentos, pois há muitos processos que são feitos de forma independentes.
Podemos citar ainda como pilares da melhoria contínua a padronização de procedimentos, adoção de metodologias e ferramentas para conhecer os problemas, além de pessoas e conhecimento técnico.
Qual É O Principal Objetivo Da Melhoria Contínua?
O principal objetivo da melhoria contínua, sem dúvida, é a otimização do desempenho operacional da empresa, permitindo que ela opere de maneira ainda mais eficiente para oferecer maior valor aos clientes e alcançar as metas do negócio.
Essa prática permite uma constante análise da qualidade dos produtos e dos processos internos, identificando e eliminando falhas e desperdícios, promovendo um aumento exponencial na eficiência geral da companhia.
Qual A Importância Da Melhoria Contínua?
Implementar um sistema de melhoria contínua é uma das maneiras de impulsionar seu crescimento de diferentes aspectos, pois esse método pode possibilitar aumento do capital financeiro, uma vez que ele auxilia na otimização dos processos operacionais e reduz os custos desnecessários, garantindo mais eficiência financeira da empresa.
Essa abordagem também auxilia na redução de erros e desperdícios ao identificar e corrigir falhas nos processos operacionais, promovendo uma gestão mais otimizada.
Além disso, ao adotar a metodologia de melhoria contínua, os gestores podem tomar decisões e definir estratégias mais consistentes e informadas baseadas em dados, tornando a empresa muito mais competitiva no mercado.
Somado a isso, a melhoria contínua estimula a inovação e a criatividade entre os profissionais, o que pode resultar em novas ideias e abordagens mais eficazes para resolução de problemas ou desafios em diferentes cenários empresariais.
Quais As Ferramentas Auxiliam Na Implementação De Melhoria Contínua?
Para implementar a melhoria contínua na sua empresa, você pode adotar o ciclo PDCA, um método que proporciona uma evolução nos processos e resultados da empresa.
Ciclo Pdca
O ciclo PDCA é uma metodologia criada por Walter A. Shewhart, mas disseminada por W. Edwards Deming. Sua finalidade é a promoção da gestão eficaz da qualidade por meio de um processo cíclico de quatro etapas, que incluem planejar, executar, verificar e agir.
Sendo assim, cada fase do ciclo PDCA representa um elemento fundamental no processo de melhoria contínua.
Na etapa de planejar são definidos os objetivos e estratégias necessárias para alcançá-los. Além disso, aqui é preciso identificar problemas, oportunidades de melhoria e estabelecer metas específicas.
Na fase de execução, as ações planejadas são colocadas em prática, já na etapa de verificar, os gestores devem fazer uma análise criteriosa dos resultados obtidos por meio de dados, medição de desempenho e comparação com as metas estabelecidas.
Na etapa de agir, a empresa deve adotar medidas corretivas e preventivas com base nos resultados. O objetivo aqui é ajustar as ações, corrigir problemas e consolidar as melhorias de forma contínua.
Diagrama de Ishikawa
Conhecido também como Diagrama de Causa e Efeito, o método Ishikawa é uma ferramenta muito usada na melhoria contínua como uma forma de visualizar potenciais causas de problemas ao relacionar diferentes aspectos do cenário em questão.
Para isso, são avaliados 6 Ms: Método, Material, Mão de obra, Máquina, Medida e Meio ambiente
Ciclo Kaizen
O Ciclo Kaizen é uma metodologia de melhoria contínua composta por sete passos sequenciais, que são os seguintes:
- Identificação de problemas;
- Mapeamento dos processos;
- Avaliação das causas e sugestão de melhorias;
- Implementação das melhorias;
- Análise de novos dados resultantes das mudanças;
- Padronização dos processos
- Planejamento dos próximos passos.
Quais São Os Principais Tipos De Melhoria Contínua?
Hoje em dia, as empresas podem adotar diferentes tipos de melhoria contínua. Entre os principais, podemos citar os seguintes:
- Melhoria contínua das operações: essa abordagem concentra-se na avaliação minuciosa e na otimização dos processos internos para melhorar a eficiência operacional.
- Melhoria contínua de produtos: esse método realiza uma avaliação constante dos produtos para promover melhorias que garantam maior eficácia e qualidade.
- Melhoria contínua dos serviços: focado na melhoria dos serviços prestados aos clientes no sentido de tornar as experiências melhores e mais satisfatórias.
Dicas Para Implementar Melhorias Contínuas Na Sua Empresa
Para adotar um sistema de melhoria contínua eficiente na sua empresa, listamos algumas dicas para otimizar a implementação. Confira:
1. Fortalecimento De Uma Cultura Organizacional
Engana-se quem pensa que uma organização tem como pilares apenas as questões técnicas e práticas.
O estabelecimento de uma cultura organizacional sólida se ancora no conjunto de valores, crenças e moral adotada enquanto direcionamento de uma empresa.
Por isso, ela é fundamental para o alinhamento de expectativas e ações por parte dos colaboradores; afinal, o capital humano é um dos principais elementos que permite que os objetivos traçados por um empreendimento sejam de fato alcançados.
2. Realização De Um Recrutamento Alinhado Às Expectativas E Valores
A metodologia de recrutamento e seleção nunca teve um impacto tão direto na entrega de resultados e melhoria constante por parte de uma organização.
Isso porque, com um mercado em constante inovação e aprimoramento, candidatos ainda mais qualificados entendem o seu papel e valor para uma boa gestão.
Dessa forma, a identificação de talentos e profissionais com o potencial de agregar significativamente na performance dos processos é ainda mais urgente.
Então, a partir de um clima organizacional bem estruturado, essa é uma etapa que passa a considerar competências e qualificações técnicas e também comportamentais, de modo a garantir um alinhamento ainda mais positivo e assertivo nas vagas disponibilizadas.
Essa ação tem ainda como benefícios a redução do índice de rotatividade de funcionários e uma consequente diminuição de gastos com esses procedimentos e menor interferência nos ciclos de produção.
3. Treinamento Constante
Ainda enquanto possíveis investimentos em termos de capital humano para o direcionamento de um aprimoramento constante de entregas, o treinamento contínuo figura entre algumas das principais ações.
A promoção da educação e da aquisição de novos conhecimentos enquanto valor estruturante de uma organização é uma inclinação que interfere diretamente no desenvolvimento e evolução constantes do seu negócio.
Ao adotar novas tecnologias, conceitos e formas de organização, é necessário que todos os colaboradores estejam a par das melhores tendências do mercado, de modo a performar de forma mais qualificada e assertiva. Tendo ainda enquanto benefícios:
Ampliação da comunicação interna;
Atenuação do número de acidentes ou falhas no sistema de produção;
Aumento do índice de produtividade e do engajamento ativo.
4. Identificação Dos Principais Gargalos De Produção
Uma empresa de destaque no mercado não é apenas aquela onde não ocorrem possíveis erros em sua fabricação, mas, acima de tudo, é a organização que sabe identificar e prever principais barreiras e limitações em seus sistemas de produção.
Escassez de materiais, equipamentos defeituosos, controle de estoque empobrecido e ausência do controle sobre a capacidade e produtividade são alguns dos principais entraves internos, conhecidos como gargalos de produção.
E quando não manejados de maneira otimizada e direta, geram um declínio da eficiência, promovendo conflitos internos e gerando a entrega de produtos ou serviços com uma qualidade abaixo do estabelecido enquanto ideal, dificultando a jornada de evolução da sua empresa.
5. Aplicação De Um Sistema De Gestão Integral
Você pode estar se perguntando como conseguir realizar o acompanhamento e gerenciamento preciso de todos esses dados e informações internas.
Hoje, contamos com soluções tecnológicas que buscam viabilizar essa administração — um desses exemplos é o ERP.
O sistema ERP, sigla para Enterprise Resource Planning, também conhecido como Sistema de Gestão Integrado, tem como finalidade a centralização de todas as informações, indicadores e dados da sua organização em um único software.
Dessa forma, ao acessar essa plataforma, você enquanto gestor passa a ter uma perspectiva ampla e completa desse funcionamento e performance.
Com essa ferramenta, você passa a fortalecer o seu processo de tomada de decisões, conseguir identificar possíveis entraves e realizar o aperfeiçoamento de ações dos mais diversos departamentos e também de sua cadeia de suprimentos.
Essa tecnologia é indicada para empreendimentos de diferentes nichos, portes e mercados de atuação.
6. Adoção De Um Sistema De Controle Financeiro
A capacidade de investimentos e da adoção de novas estratégias e tecnologias a serviço do aprimoramento da sua organização passa, necessariamente, por uma boa gestão de controle financeiro.
No dia a dia, esse gerenciamento é o responsável pelo monitoramento e acesso direto à saúde financeira do seu empreendimento, viabilizando uma visualização precisa do fluxo de entrada e saída.
Felizmente, essa é mais uma das atividades que contam com a possibilidade de auxílio da tecnologia e sistemas de gestão. Ao ter todos esses dados atualizados de maneira automática, a chance de ocorrência de falhas é ainda menor, já que essas informações passam a ser analisadas com maior clareza e precisão.
E, principalmente, para negócios que estabeleçam como meta um crescimento constante, à medida que os resultados vão ficando cada vez maiores, é preciso poder contar com essas soluções.
7. Escolha De Indicadores De Desempenho
Indicadores de desempenho, também denominados KPIs, Key Performance Indicators, visam possibilitar a análise, a partir das métricas geradas, do desempenho, produtividade e entrega dos serviços e produtos ofertados pela sua organização.
Dessa maneira, viabilizam ainda que, enquanto gestor, você consiga compreender se as atividades adotadas estão condizentes com o objetivo e estratégias previamente elaborados. Portanto, esses indicadores geram um diagnóstico que o permite atuar de forma mais acertada e capacitada.
8. Utilização De Metodologias De Aprimoramento Constante
Não é somente o mercado que tem se transformado diariamente. A tecnologia, as tendências de consumo e até mesmo as dinâmicas e relações têm mudado. Com isso, para se manter atualizado, um negócio precisa conseguir estar a par dessas oscilações.
Caso esse progresso não ocorra, você fica sob o risco de experienciar desperdícios, custos elevados e até mesmo a insatisfação dos seus consumidores.
Portanto, a adoção de metodologias de aprimoramento contínuo disponíveis como Ciclo Kaizen (de ações voltadas ao aperfeiçoamento diário) e Ciclo PDCA (busca a celeridade dos processos), são exemplos de algumas dessas possibilidades, como já mencionamos.
Portanto, é a determinação desse desenvolvimento e evolução enquanto metas fundamentais de uma organização que a levarão para um caminho de constante transição.
9. Recorra Ao Marketing Digital
Adotar o uso do marketing digital para uma ampla divulgação dos seus produtos ou serviços é uma ação obrigatória para qualquer negócio que deseja aumentar o seu número de vendas e fortalecer sua cartela de clientes.
Isso porque, essa técnica permite uma maior visibilidade, fazendo com que a sua empresa passe a ter uma presença ainda mais relevante no mercado e seja percebida enquanto principal solução para a demanda ou necessidade do cliente.
Essa estratégia permite ainda que seja fortalecido e fidelizado o relacionamento com esse consumidor, aumentando seu engajamento, ampliando a autoridade do nome da sua organização e construindo um cenário que lhe permita competir diretamente com organizações ainda maiores.
10. Aplicação De Técnicas De Benchmarking
A técnica de benchmarking é uma metodologia que permite que, por meio do estudo e monitoramento do desempenho de concorrentes no mercado, compreender quais são as principais práticas adotadas e quais podem ser incorporadas ao seu negócio.
E se engana quem acha que esse tipo de análise só pode ser realizado por negócios de grande porte; afinal, essa inteligência de mercado é essencial para qualquer organização, independentemente do seu nicho ou tamanho.
Com ela, é possível coletar qualificadas avaliações sobre tendências e comportamentos, alinhando seus processos internos e realizando um melhor direcionamento das ideias de melhoria para a empresa.
11. Coleta De Feedbacks
A coleta de feedbacks, tanto internos quanto externos, é mais uma ação fundamental para uma organização que busca a melhoria contínua.
Entre os consumidores, essa metodologia permite identificar o nível de contentamento e satisfação frente ao que tem sido entregue, oportunizando um melhor posicionamento da comunicação e das perspectivas do empreendimento com base nessas devolutivas.
Já o feedback com os colaboradores também proporciona o alinhamento de expectativas, a reparação de possíveis falhas e a construção de metas ainda mais condizentes com a realidade de produção, impactando e fortalecendo o engajamento desses profissionais.
Exemplos De Melhoria Contínua
Confira dois exemplos de sucesso da implementação de uma abordagem de melhoria contínua:
- Aviva: empresa gestora de resorts em destinos turísticos populares como Costa do Sauípe e Rio Quente, adotou um sistema de melhoria contínua por meio de parcerias estratégicas, como a colaboração com a AEVO para um programa de gestão de ideias. Este programa tem como finalidade transformar as sugestões das equipes em iniciativas práticas, promovendo inovação e melhorias tangíveis na rotina operacional.
- Toyota: uma das maiores corporações do mundo, implementou um modelo de gestão focado na melhoria contínua, sendo um exemplo inspirador para empresas de diversos segmentos, que buscam inovação e um aprimoramento constante de seus processos. Mesmo sendo altamente lucrativa, ela investe em aperfeiçoamento de processo para garantir resultados satisfatórios.
Conclusão
Adotar um sistema de melhoria contínua na sua empresa pode tornar a sua empresa mais competitiva e preparada para enfrentar as mudanças e os desafios do mercado, já que essa abordagem busca por aprimoramento no contexto geral da companhia.
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José Claudionor é CEO da ADV Tecnologia, com mais de 30 anos de experiência em sistemas de gestão inteligentes para indústrias e distribuidoras