Durante a tarde de ontem, dia 23, a SEFAZ realizou uma atualização que passou a validar o código de barras para emissão das notas fiscais. A mesma estava prevista para dezembro de 2018, contudo foi implementada muito antes, sem nenhum aviso prévio.
Sendo assim, é provável que ao tentar emitir uma nota fiscal, você se depare com a seguinte mensagem: “Não foi possível realizar a emissão: Rejeição: Obrigatória a informação do GTIN para o produto [nItem: 1]”
E como resolver?
A opção mais indicada é entrar em contato com a sua contabilidade e se informar sobre qual o código de barras correto para o produto e preenchê-lo no campo “Cod. barras” localizado em “Lançamentos> Cadastros> Produtos”.
Não tenho o código de barras e agora?
Caso não tenha o código de barras você também pode informar SEM GTIN nesse campo e a nota fiscal poderá ser emitida normalmente.
Validação dos produtos
É necessário preencher o código de barras de cada produto que você queira emitir a nota fiscal. Caso, você tenha uma quantidade alta de produtos, basta abrir um chamado para o suporte da ADV Tecnologia, solicitando um comando para “Preencher ‘SEM GTIN’ em todos os produtos que o código de barras está em branco.
Devido a falha de comunicação da SEFAZ, estamos com uma demanda alta de chamados. Estamos trabalhando para atender todos os clientes. Caso tenha uma NF-e para emissão com urgência, basta seguir os passos acima para solucionar o erro.
Agradecemos a compressão e permanecemos à disposição.
Confira mais informações na Nota Técnica 2017.001 – v 1.30.
Equipe ADV Tecnologia
(11) 2261-4000
José Claudionor é CEO da ADV Tecnologia, com mais de 30 anos de experiência em sistemas de gestão inteligentes para indústrias e distribuidoras