A gestão industrial é uma abordagem estratégica cada vez mais importante para as empresas, pois tem o potencial de reduzir custos operacionais significativamente enquanto aumentam os lucros.
Além de otimizar a eficiência dos processos produtivos, a gestão industrial possibilita uma melhor utilização dos recursos, minimiza desperdícios e também promove uma melhoria contínua da qualidade dos produtos.
Quer entender o que é gestão industrial e como adotá-la na sua empresa? Confira o artigo abaixo para garantir o sucesso na sua fábrica!
Indice
O Que É A Gestão Industrial?
A gestão industrial é uma abordagem focada na otimização de processos e recursos, tendo como objetivo conhecer detalhadamente as características e necessidades do setor para implementar melhorias contínuas.
Esse tipo de gestão adota técnicas e ferramentas para melhorar os fluxos financeiros, o controle de estoque, o armazenamento e também o PCP (Planejamento e Controle da Produção).
Qual A Importância Da Gestão Industrial Otimizada?
A gestão industrial é uma abordagem fundamental para o sucesso de qualquer negócio, pois ajuda as organizações a alcançarem seus objetivos com mais rapidez e precisão.
A boa prática na gestão industrial permite:
- Reduzir custos;
- Melhorar a produtividade dos colaboradores;
- Aumento da qualidade das entregas;
- Tomada de decisões mais assertivas;
- Processos industriais eficientes.
Controle a sua produção e torne a gestão industrial da sua empresa integrada, eficiente, precisa e ágil, conheça o sistema de gestão industrial da ADV Tecnologia
Quais As Atividades Da Gestão Industrial?
A gestão industrial envolve uma série de atividades para garantir a eficiência do setor, como a gestão fiscal e tributária, planejamento, programação, monitoramento da produção.
Além disso, a gestão industrial abrange ainda a administração de processos, o controle logístico, a promoção e prevenção da saúde e segurança no trabalho, entre outras atividades.
Quais Os Pilares Da Gestão Industrial?
Se você está procurando melhorar a gestão industrial da sua empresa, é importante entender também os principais pilares e as melhores estratégias. Confira quais são elas:
Controlar E Monitorar A Produção
Um dos principais pilares dessa área é aumentar a eficiência produtiva. Isso significa fabricar com mais qualidade dentro de um determinado orçamento.
Para isso, o gestor deve identificar os gargalos na produção, quais são os processos que consomem mais recursos ou que limitam a capacidade da empresa de fabricar a quantidade desejada.
Com essas informações, ele definirá ações para corrigir e otimizar a fabricação. Dessa maneira, é possível aumentar a capacidade produtiva e reduzir custos.
Melhorar Qualidade Do Produto
Outro objetivo da gestão industrial é melhorar a qualidade dos produtos. Isso pode incluir a implementação de processos para garantir que os produtos estejam de acordo com os padrões estabelecidos, bem como a análise de dados para determinar a origem de qualquer problema de qualidade e as melhores medidas para corrigir a falha.
Portanto, o setor pode ajudar as empresas a atender às expectativas dos clientes, ao mesmo tempo em que reduz os custos.
Investir Em Automação
Não se pode falar em gestão industrial eficiente sem falar em automação.
A implementação de uma ferramenta inteligente permite que as empresas integrem diversos setores em um único sistema, obtenham dados em tempo real, e façam o gerenciamento industrial de ponta a ponta.
Uma das ferramentas que oferecem esse recursos são os sistemas de gestão industrial, que possuem recursos de monitoramento contínuo de processos, análise preditiva para otimização da produção e previsão de falhas.
Além disso, essas tecnologias disponibilizam ainda módulos para a gestão de manutenção preventiva e corretiva, controle rigoroso de qualidade, integração com fornecedores e clientes para melhorar a cadeia de suprimentos e atendimento.
Além disso, você também pode ter acesso a relatórios e dashboards personalizados que fornecem análises precisas do desempenho da produção.
Quais As Ferramentas Usadas Na Gestão Industrial?
Entre as ferramentas mais usadas em uma gestão industrial eficiente, podemos citar as seguintes:
- Software de gestão ERP: uma plataforma integrada para gerenciar todas as operações da indústria, desde finanças até cadeia de suprimentos, proporcionando maior eficiência e visibilidade.
- Matriz SWOT (FOFA): uma análise que identifica os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças do negócio, auxiliando na formulação de estratégias.
- Análise Pestel: uma ferramenta que ajuda a entender o ambiente externo da indústria, considerando fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais que podem influenciar nas operações.
- Kanban: um método visual de gestão de tarefas que melhora a organização do fluxo de trabalho, permitindo um controle mais eficaz sobre o processo produtivo.
- Ciclo PDCA: uma metodologia que consiste em quatro etapas: Planejar, Executar, Verificar e Agir. O objetivo é aperfeiçoar os processos e alcançar resultados.
- 5W2H: usada no planejamento e execução de atividades, respondendo a perguntas como o que será feito, por quem, onde, quando, por que, como e quanto custará.
- Diagrama de Ishikawa: uma ferramenta para identificar e analisar as possíveis causas de um problema, facilitando a busca por soluções eficazes.
- Programa 5S: uma metodologia de organização e limpeza que visa melhorar a eficiência e segurança no local de trabalho, por meio da organização, limpeza, padronização, saúde e autodisciplina.
- Gráfico de Gantt: uma representação visual do cronograma de um projeto, que apresenta as tarefas, seus tempos de início e término, sobreposições e dependências, facilitando o planejamento e o acompanhamento do progresso.
Gestão Industrial 4.0: Qual A Influência?
A gestão industrial 4.0 está alinhada com os avanços da Quarta Revolução Industrial, uma fase que implica estar preparado para adotar a automação na indústria, a robótica, a computação em nuvem e outras inovações.
Para que sua empresa se mantenha competitiva, é fundamental ter uma indústria inteligente, capaz de se autogerir por meio da conectividade entre máquinas, processos digitais e profissionais.
Por isso, invista em tecnologias de automação e integração de sistemas, ferramentas de análise de dados, implementação de práticas de segurança cibernética para proteger os sistemas e dados da empresa, etc.
Isso possibilita que a sua empresa obtenha maior eficiência operacional e esteja conectada às mais recentes inovações tecnológicas.
Quais As Vantagens De Implementar A Gestão Industrial?
Ao implementar uma gestão industrial eficiente, a sua empresa pode ganhar eficiência operacional, maior competitividade e muito mais. Conheça outras vantagens em adotar essa abordagem na sua indústria:
Melhora A Qualidade Da Produção
Um dos principais benefícios, sem dúvida, é a melhora da qualidade da produção, o que resulta em produtos finais de maior valor percebido pelo cliente, redução de retrabalho e diminuição de reclamações.
Otimização Dos Custos
Além disso, a gestão industrial também é capaz de otimizar os custos operacionais, já que os gestores conseguem identificar e eliminar desperdícios, melhorar o uso de recursos e negociar melhores condições com fornecedores.
Aumenta A Produtividade Da Equipe
O aumento da produtividade da equipe também é um dos benefícios de uma gestão industrial estruturada. Isso acontece porque as ações promovem uma melhor organização do trabalho, uso eficiente de ferramentas e equipamentos, além de promover a colaboração e inovação.
Decisões Mais Seguras
Ao ter uma gestão industrial eficiente, os gestores conseguem tomar decisões mais seguras e assertivas baseadas em dados concretos e análises precisas, contribuindo para minimizar riscos e maximizar oportunidades.
Isso é possível por meio de softwares de gestão, que oferecem informações em tempo real, além de relatórios precisos sobre os processos internos.
Modernização Da Estrutura Com Novas Tecnologias
Uma das premissas da gestão industrial é o uso de tecnologias. A partir disso, é possível obter uma modernização da estrutura da empresa com a adoção de novas tecnologias, como automação, inteligência artificial e internet das coisas (IoT).
Dessa forma, é possível aumentar sua capacidade competitiva e preparar toda a empresa para os desafios do futuro.
Aumento Dos Lucros
Por fim, com uma gestão industrial eficiente, é possível ter um aumento dos lucros decorrente da redução de custos operacionais, do aumento da eficiência e produtividade.
Esse aumento de lucros também pode ser obtido ao oferecer produtos de maior qualidade e valor agregado ao mercado.
Como Fazer Uma Boa Gestão Industrial?
Existem muitas maneiras de melhorar a gestão industrial de uma empresa. Listamos algumas das tarefas que os gestores precisam executar para obter bons resultados.
Elaborar Plano De Ação
Para ter sucesso na gestão industrial, é preciso desenvolver e implementar um plano de ação eficaz.
Isso envolve priorizar as tarefas e definir metas claras para cada uma delas. É importante identificar quais são as áreas que precisam de melhorias e quais são as melhores estratégias para alcançar os objetivos.
Análise De Dados
A análise de dados é outra etapa fundamental para uma boa gestão da área. Checar essas informações permite que as empresas identifiquem padrões e tendências, o que pode ajudar a constatar quais áreas precisam de melhorias e quais estratégias são mais eficazes.
Com a avaliação também é possível acompanhar o desempenho dos processos, o que pode ajudar a detectar e corrigir problemas antes que eles se tornem críticos.
Segurança
Além disso, é importante que as empresas estejam atentas à segurança industrial. Isso significa garantir que os equipamentos, processos e materiais estejam em boas condições de uso.
A segurança industrial também abrange o cumprimento de regulamentações e normas de segurança, o que ajuda a prevenir acidentes e danos ambientais.
Estratégia De Otimização De Recursos
Promover eficiência e otimização implica em reduzir custos de forma inteligente, considerando todos os recursos da indústria, como dinheiro, tempo, mão de obra, estoque, matéria-prima, espaço físico e bem-estar dos colaboradores.
Sendo assim, repense as etapas de produção para melhorar o trabalho da equipe.
Antecipação E Mitigação De Riscos
A prevenção de danos parciais e totais é uma prioridade na gestão industrial. Antecipar riscos, ter planos de contingência para diversas situações e adotar técnicas como o Jidoka, que se concentra na inspeção em cada etapa para evitar erros tardios, são fundamentais para evitar contratempos na entrega.
Gerenciamento Eficiente De Estoque E Armazenamento
Manter um controle preciso do estoque e garantir a qualidade do armazenamento são essenciais para evitar perdas.
Para ter uma gestão eficiente, é importante escolher estruturas que preservem a integridade dos produtos e matérias-primas, além de implementar métodos de segurança eficazes.
Seleção Criteriosa De Materiais E Fornecedores
A escolha cuidadosa de matérias-primas e ferramentas garante a qualidade e eficiência dos produtos. Sendo assim, priorizar critérios de qualidade sobre custos é essencial, exigindo do gestor industrial habilidades de seleção dos melhores fornecedores e insumos disponíveis.
Investir Em Treinamentos
Por fim, é importante que as empresas invistam em treinamento e desenvolvimento dos funcionários.
O treinamento é essencial para capacitar os funcionários para executar suas tarefas de maneira eficiente e segura. Além disso, o treinamento também ajuda a aumentar a motivação dos funcionários e a criar um ambiente de trabalho positivo.
Conclusão
Agora que você já sabe a importância da gestão industrial em uma empresa, lembre-se de considerar as nossas dicas e não deixe de investir em um bom sistema de gestão empresarial.
Nesse sentido, a ADV Tecnologia conta com um sistema completo, abrangente e moderno, para otimizar os processos das indústrias, distribuidoras, varejistas e prestadores de serviços.
José Claudionor é CEO da ADV Tecnologia, com mais de 30 anos de experiência em sistemas de gestão inteligentes para indústrias e distribuidoras