É comum que as empresas, tanto as que estão iniciando no mercado quanto as mais experientes, cometam alguns erros na gestão de clientes. Alguns desses equívocos podem custar caro para a companhia, sendo cometidos, inclusive, por mera desatenção ou falta de noções empresariais. E no intuito de ajudar você a refletir sobre como está o seu relacionamento com seus clientes, listamos no post de hoje alguns dos erros mais cometidos a fim que sua gestão passe longe deles. Acompanhe mais a seguir!
Indice
Uma gestão de clientes que só pensa na venda imediata
É claro que conquistar uma venda é de extremo benefício para a maioria das empresas, pois sem isso não há fluxo de caixa. O problema é quando o foco do empreendimento é somente esse. Tal conduta fará com que o gestor tenha sempre que pensar promoções e modos de divulgação para conquistar clientes novos. É claro que é necessário pensar nesses métodos, mas é muito mais difícil e dispendioso conquistar um cliente novo do que manter um cliente satisfeito.
Focar no pós-venda, ou seja, em modos de cativar os clientes para que voltem a comprar ou contratar os serviços da sua empresa é uma excelente forma de garantir que eles se fidelizem.
Empresas que não mantêm um relacionamento com o cliente
É importante que a sua empresa não deixe que os clientes se esqueçam dela. Ficar muito tempo sem fazer um contato pode ter esse efeito. E na maioria das vezes, basta apenas uma mensagem para que o cliente volte a fazer novos negócios com sua marca. Usar agendas com lembretes, softwares para gerenciar os clientes, disparar e-mails e mensagens SMS para divulgar promoções são algumas ideias de ações simples e que podem dar resultados positivos.
Gestores que desconhecem seus clientes
Não adotar métodos para saber quem são os clientes, o que eles procuram, em qual faixa etária se encontram, qual seu poder aquisitivo, entre outras coisas, pode ser muito perigoso para as empresas. Dessa forma, não é possível direcionar as estratégias de marketing, diversificar e atualizar o mix de produtos e serviços ou mesmo fazer melhorias no atendimento. Realizar pesquisas de satisfação e analisar o feedback que eles passam são alguns dos métodos que podem ser adotados pelos gestores para corrigir isso.
Ambientes que tornam a experiência de compra desagradável
Um cliente que vai até uma empresa comprar um produto ou contratar um serviço e sai com uma sensação de ter passado por uma experiência ruim, dificilmente irá recomendar aquele negócio ou mesmo retornar a solicitar seus serviços. Os motivos podem ser diversos: ambiente desconfortável ou sujo, um tempo de espera muito longo, um atendimento pouco cortês, entre outros. É importante tentar prever ou observar esses fatores para fazer a prevenção ou corrigir os erros.
Manter um ambiente agradável e limpo, treinar a equipe de atendimento e oferecer cortesias aos clientes são alguns dos muitos métodos que podem ser adotados para tornar uma experiência única, estimulando que comprem novamente e recomendem a empresa.
Gestão de clientes com sistema ERP e CRM integrados
A integração entre ERP e CRM pode trazer grandes benefícios para a gestão de clientes. O próprio sistema ERP é capaz de apontar quais são os produtos mais vendidos e até mesmo quais são mais atrativos para determinado cliente, por exemplo. Já o CRM reúne informações mais detalhadas de cada contato, como data aniversário, dados demográficos, tempo entre compras, e outros. Com a análise desses dados, é possível criar ofertas e estratégias mais direcionadas para fortalecer a marca e fidelizar esse público.
José Claudionor é CEO da ADV Tecnologia, com mais de 30 anos de experiência em sistemas de gestão inteligentes para indústrias e distribuidoras