A gestão de custos é uma prática que auxilia as empresas a melhorarem sua lucratividade, evitando também problemas relacionados ao desperdício de recursos e garantindo uma alocação eficiente de capital.
Além disso, uma gestão de custos eficiente possibilita também a realização de um planejamento estratégico mais coerente e seguro no que se refere ao capital da companhia, para obter a sustentabilidade e o crescimento do negócio a longo prazo.
Leia o nosso artigo e compreenda o que é gestão de custos, qual a sua importância no contexto empresarial e como adotar essa prática na sua empresa de maneira adequada. Confira!
Indice
O Que É Gestão De Custos?
A gestão de custos é uma estratégia que compõe a gestão financeira de uma empresa, tendo influência em todas as áreas da organização, especialmente as financeiras.
Essa prática consiste em administrar os gastos necessários para operar e manter o negócio lucrativo, que abrangem as despesas fixas e variáveis.
Dessa forma, a gestão estratégica de custos atua como uma ferramenta de controle, mantendo a empresa consciente das suas finanças, o que permite aos gestores identificar oportunidades de economia, otimização de recursos e aumento da eficiência operacional.
Qual A Finalidade Da Gestão De Custos?
A gestão de custos tem a finalidade de gerenciar as despesas associadas às operações empresariais, influenciando diretamente o planejamento estratégico das empresas.
Essa prática também tem como objetivo compreender, calcular e controlar esses custos para garantir uma produção eficiente e a oferta de produtos ou serviços acessíveis, resultando em preços competitivos e sustentabilidade financeira.
Quais São Os Tipos De Custos?
Em um ambiente empresarial, há os mais diversos tipos de custos envolvidos em uma operação. Para um maior entendimento, eles são divididos em quatro tipos. Confira quais são eles:
Custos Diretos
Os custos diretos estão relacionados diretamente aos produtos ou serviços oferecidos pela empresa, influenciando diretamente o custo final para o cliente. Entre eles, podemos citar gastos com matérias-primas e mão de obra.
Custos Indiretos
Na gestão de custos, temos os indiretos, que são menos evidentes e não fazem parte do produto ou serviço, porém, são essenciais para a prestação do serviço.
Exemplos incluem gastos com marketing e alimentação dos funcionários.
Custos Fixos
Por sua vez, os custos fixos ocorrem regularmente e com frequência previsível. Podemos citar como exemplos contas de energia e água, pagamento a fornecedores, salários dos funcionários e aluguel.
Eles são considerados fixos devido à sua periodicidade, contudo, seus valores podem variar ao longo do tempo.
Custos Variáveis
Já os custos variáveis estão relacionados à produção e comercialização dos produtos ou serviços, podendo variar a curto prazo devido a fatores externos.
Entre os exemplos estão comissões de vendedores e matéria-prima, que podem variar dependendo de condições sazonais ou demanda do mercado.
Como Funciona A Gestão De Custos?
A gestão de custos funciona a partir da consideração de diferentes fatores, como precificação, redução de custos e custo por serviço. Entenda cada um destes aspectos:
Precificação De Serviço
Para uma gestão estratégica de custos, é importante que os gestores e empreendedores tenham um entendimento claro dos custos próprios para determinar preços competitivos.
Sendo assim, antes de estabelecer os preços de venda, conheça detalhadamente os custos envolvidos na produção e defina também uma margem de lucro satisfatória.
É importante também ter conhecimento dos preços praticados pelos concorrentes no sentido de garantir competitividade, independentemente dos custos internos.
Redução De Custos
A gestão de custos tem como finalidade reduzir os gastos de uma empresa. Por isso, é preciso realizar um controle adequado dos gastos para evitar o aumento descontrolado dos custos.
O objetivo principal é promover a redução de gastos, mitigar riscos, maximizar os lucros, mas sem comprometer a qualidade dos produtos ou serviços ofertados.
Custo Por Serviço
Mesmo em empresas que comercializam produtos, há custos associados aos serviços prestados.
Isso inclui não apenas os insumos e materiais necessários para os serviços, mas também despesas indiretas, como outras atividades, que incluem recursos humanos, contabilidade e marketing, relacionadas à prestação dos serviços.
Qual A Importância Da Gestão De Custos Para A Empresa?
Analisar os custos da sua empresa é importantíssimo, pois essa prática permite uma maior uma compreensão da posição econômica de forma abrangente e também detalhada.
Ao fazer uma gestão de custos eficiente, as empresas conseguem monitorar de perto o desempenho das suas atividades, o que permite uma maximização dos lucros, principalmente, porque essa prática analisa todos os gastos envolvidos nas operações.
Ao conhecer esses custos, que incluem despesas diretas, como matéria-prima e mão de obra, e custos indiretos, como aluguel, energia e manutenção, é possível identificar áreas de desperdício, oportunidades de redução de despesas e potenciais melhorias nos processos.
Sem contar que a gestão de custos é importante para garantir que a empresa esteja precificando seus produtos ou serviços adequadamente, considerando todos os custos e garantindo uma margem de lucro saudável.
Como Fazer Uma Gestão De Custos Eficiente?
Para fazer uma gestão de custos eficiente, é preciso adotar uma série de medidas que vão desde a análise de riscos até as relações com clientes, fornecedores e credores.
Lembrando é um processo de longo prazo; por isso, é preciso adotar algumas práticas, como a realização de auditorias periódicas no sentido de descobrir falhas e fraudes, especialmente nos custos indiretos que, muitas vezes, podem passar despercebidos.
Além disso, é preciso analisar também os riscos envolvidos em investimentos, antecipando e mensurando possíveis impactos das decisões de ordem financeira.
Para realizar uma gestão de custos eficiente, lembre-se sempre de adotar medidas de redução de gastos de maneira criteriosa, priorizando áreas essenciais para a operação.
Outro cuidado para otimizar essas ações é investir em tecnologia, como sistemas ERP, pois essa solução otimiza processos, oferece relatórios detalhados, além de minimizar erros humanos, contribuindo para uma gestão de custos mais eficiente e precisa.
Conclusão
A gestão de custos é uma prática importantíssima para a saúde financeira das empresas. Mas se deseja tornar esse processo ainda mais eficiente e precisa, os sistemas de gestão, como os ERP, podem otimizar esse processo, integrando e automatizando operações para melhorar a eficiência e reduzir custos.
Na hora de encontrar a melhor ferramenta, conheça a solução da ADV Tecnologia, que oferece controle financeiro de forma simples e prática, oferecendo um painel intuitivo para as análises financeiras.
Nosso sistema oferece diversas funcionalidades, como controle de estoque, de produção, vendas, emissão de boletos e nota fiscal, força de vendas, integração, relatórios gerenciais e muito mais. Acesse o site e conheça mais sobre o nosso software de gestão financeira.
José Claudionor é CEO da ADV Tecnologia, com mais de 30 anos de experiência em sistemas de gestão inteligentes para indústrias e distribuidoras