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Você já ouviu falar sobre gatilhos mentais e como eles podem potencializar as vendas do seu negócio? Essa técnica busca influenciar, despertando emoções e sensações para que o consumidor possa tomar a decisão de compra

Ao usar essa abordagem, você aumenta o interesse do cliente pelo seu produto ou serviço e consegue incentivá-lo de forma sutil a agir rapidamente para não perder uma boa oportunidade de compra. 

Leia o nosso artigo e compreenda o que são gatilhos mentais, como eles funcionam e quais os mais comuns. Vem com a gente!

O Que São Gatilhos Mentais?

Os gatilhos mentais são estímulos que nos ajudam os clientes a tomarem decisões que, normalmente, estão relacionadas ao ato de compra. 

Sendo assim, eles são mecanismos que buscam gerar um apelo emocional, provocando sentimentos e emoções associadas a palavras específicas e sugerindo de maneira automática a resposta mais adequada conforme suas experiências e necessidades. 

Como Os Gatilhos Mentais Funcionam?

Os gatilhos mentais atuam como incentivadores para a tomada de decisão. Para você compreender, de forma geral, as pessoas possuem dois mecanismos para decidir, que são os seguintes:

  • Pensamento rápido: um processo em que o cérebro usa atalhos para encontrar soluções rapidamente.
  • Pensamento lento: acontece quando o cérebro tem dificuldades maiores para tomar uma decisão e, assim, necessita de mais tempo para processar e analisar a informação antes de chegar a uma resposta.

Para Que Servem Os Gatilhos Mentais?

Os gatilhos mentais servem como ferramentas psicológicas que tentam influenciar o comportamento dos consumidores para que tomem decisões geralmente relacionadas à compra. 

Eles servem para evocar emoções, criando um senso de urgência, fazendo com que o cliente se sinta influenciado a agir rapidamente e fazer a compra de um produto ou serviço. 

Quais Os 8 Gatilhos Mentais Mais Eficazes?

Hoje em dia, as empresas podem usar os mais diferentes tipos de gatilhos mentais, possibilitando a personalização das abordagens de vendas.

Listamos os 8 gatilhos mais usados pelo mercado, confira:

Gatilho De Escassez

O gatilho de escassez se baseia no princípio de que as pessoas, normalmente, costumam dar valor àquilo que é raro. 

Por exemplo: anúncios que destacam que há pouquíssimas unidades em estoque de um determinado produto, criam um senso de escassez e fazem com que o consumidor tenha receio de perder essas oportunidades, o que estimula a decisão de compra. 

Gatilho De Urgência

O gatilho mental de urgência é aquele onde o estímulo está relacionado ao tempo disponível para tomar uma decisão.

Um exemplo é um anúncio de que a promoção é válida apenas por 30 minutos. Esse gatilho instiga uma ação imediata, uma vez que o cliente sente uma grande necessidade de decidir pela compra para não perder a oferta. 

Gatilho De Novidade

Entre os gatilhos mentais mais usados, principalmente, pelo varejo, é o de novidade; afinal, quem não gosta de conhecer os últimos lançamentos daquele produto que tem interesse?

Esse gatilho é muito usado em período de lançamentos de um produto, aumentando o interesse dos consumidores e as chances de conversão.

Gatilho De Dor

O gatilho de dor é aquele onde os produtos ou serviços de uma empresa podem eliminar  problemas ou incômodos. 

Por isso, o ideal é usar sempre um discurso que destaca a função do produto e a vantagem que ele oferece e não especificamente a solução em si. Ao abordar diretamente a dor do seu consumidor, é possível aumentar as chances de vendas. 

Gatilho De Prazer

Os gatilhos mentais mais usados também são aqueles relacionados ao prazer. Ou seja, sempre que um cliente busca um produto ou serviço, ele não quer somente satisfazer uma necessidade, mas obter prazer.

Um exemplo desse tipo de gatilho são produtos de saúde bem-estar, como spas e cuidados com a pele, que prometem momentos de relaxamento e felicidade.

Gatilho De Confiança

O gatilho de confiança também pode trazer muito sucesso nas vendas. Essa abordagem usa provas sociais, autoridade e suporte ao cliente para incentivar a decisão de compra. 

Quando o cliente tem segurança e conhece a qualidade do seu produto ou serviço, ele fica mais propenso a fazer a compra, sabendo que a empresa pode atender suas expectativas e resolver problemas, caso eles ocorram. 

Gatilho De Reciprocidade

Entre os gatilhos mentais mais adotados por empresas de diferentes empresas está a reciprocidade. 

Nesse caso, a marca pode oferecer uma amostra gratuita de um produto ou fazer um teste grátis, por exemplo.

Essa abordagem possibilita que o cliente experimente o produto ou serviço sem que tenha que se comprometer com a empresa. Com isso, é possível que haja um desejo de retribuir a confiança ao realizar a compra após a experiência.

Gatilho De Autoridade

O gatilho mental de autoridade, como o próprio nome sugere, busca associar seu produto ou serviço com pessoas respeitáveis ou organizações renomadas.

Isso gera mais confiança e atratividade, já que testemunhos de clientes reconhecidos ou recomendações de especialistas geram maior confiança e impulsionam o interesse pela solução.  

Como Utilizar Os Gatilhos Mentais?

Para utilizar os gatilhos mentais de maneira adequada, confira algumas importantes dicas:

  • Foque no valor: crie estratégias que proporcione uma experiência de qualidade, evitando promessas falsas.
  • Início com urgência e escassez: adote esses tipos de gatilhos mentais, já que geram impactos positivos de forma mais rápida. Feito isso, expanda para outros que se adequem ao seu negócio.
  • Use uma oferta atraente: use argumentos que façam o cliente  sentir que a oportunidade é única.
  • Utilize provas sociais: compartilhe testemunhos e avaliações de clientes satisfeitos para gerar mais confiança. 
  • Demonstre autoridade no mercado: mostre a expertise da sua empresa, prêmios e reconhecimentos que demonstram conhecimento.
  • Evite práticas manipulativas: busque persuadir o cliente com argumentos justos e sólidos sobre seu produto ou serviço.

Conclusão

Além de conhecer os principais gatilhos mentais que podem ser usados em uma estratégia de venda, saiba que estrutura seu setor comercial é ainda mais importante, para garantir processos eficientes e que gerem resultados. 

Na hora de aprimorar a sua área comercial, conheça o sistema de Força de Vendas da ADV Tecnologia, que oferece uma solução completa para gerenciar e atualizar informações de clientes, garantindo dados precisos e evitando a perda de oportunidades. 

Com a capacidade de consultar o histórico de pedidos, os vendedores acompanham todo o processo comercial e também recebem alertas inteligentes sobre clientes inativos ou com queda nas compras, ajudando a aumentar a satisfação e a lucratividade.


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