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O fechamento de vendas é uma das etapas mais importantes e também uma das mais desafiadoras em um processo comercial. No entanto, para que a negociação seja concretizada é preciso utilizar as técnicas de vendas mais adequadas para o perfil do cliente e contexto da abordagem.

Pensando nisso, listamos as melhores estratégias de fechamento de vendas para você maximizar o seu desempenho e bater a meta comercial. Vem com a gente!

O Que É Fechamento De Vendas?

O fechamento de vendas é uma etapa comercial em que o cliente toma a decisão de compra, representando o momento mais desejado pela empresa, que formaliza a negociação. 

Aliás, a maneira como o vendedor conduz toda a jornada do cliente é determinante para a efetivação da venda. Por isso, é uma fase importantíssima, que impacta diretamente nos resultados da empresa. 

Qual É A Importância Do Fechamento De Vendas?

As técnicas de fechamento de vendas são importantíssimas em processo comercial, visto que elas determinam o sucesso ou não das negociações. Sendo assim, a ocorrência de erros nesse processo provoca a perda da oportunidade de conversão. Ou seja, é menos receita entrando no caixa. 

Mas além de adotar as melhores estratégias de venda, o processo de qualificação do cliente também influencia diretamente na efetividade dessa etapa. Por isso, é fundamental que a equipe de vendas se prepare para esse momento, dominando profundamente as técnicas comerciais. 

Quais São As Principais Técnicas De Fechamento De Vendas?

Hoje em dia, os vendedores podem utilizar as mais diversas técnicas de fechamento de vendas, que podem ser adaptadas aos mais diferentes contextos. Confira:

  • Fechamento por perguntas: para entender objeções e responder a dúvidas de clientes indecisos;
  • Fechamento presumido: agir como se a venda já estivesse concluída;
  • Fechamento “filhotinho de cachorro”: período de teste para experimentar o produto, ajuda na decisão de compra;
  • Fechamento “agora ou nunca”: criação de urgência ao ofertar uma vantagem limitada, como desconto, por exemplo;
  • Fechamento resumido: reforça os benefícios do produto, incentivando o fechamento de vendas;
  • Fechamento firme: solicita resposta definitiva quando outras estratégias não tiveram sucesso;
  • Fechamento por retirada: altera ou retira benefícios, ou recursos para ajustar o preço;
  • Fechamento columbo: para revelar objeções não expressas, quando há hesitação sem motivo claro.
  • Fechamento ben franklin: lista de prós e contras, reforçando que os benefícios superam as desvantagens.

Como Fazer Um Bom Fechamento De Vendas?

Para fazer um bom fechamento de vendas, é preciso adotar algumas práticas que ajudam a aumentar as chances de conversão do cliente. Confira quais são elas:

Faça As Perguntas Certas

O primeiro passo é, sem dúvida, fazer as perguntas certas. Vendedores com alta taxa de conversão sabem explorar as necessidades e as dores dos clientes, desde o início da conversa.

Esse cuidado permite que o vendedor compreenda exatamente a dor e a necessidade do cliente, para, assim, apresentar as soluções mais adequadas e também para contornar as objeções.

Nesse sentido, faça perguntas que leve o cliente a falar sobre seus anseios, problemas específicos e preocupações, abrindo a oportunidade de um diálogo aberto e uma abordagem mais direcionada ao seu produto ou serviço.

Crie Senso De Urgência

Para garantir o fechamento de vendas, a criação de um senso de urgência é uma estratégia que pode trazer ótimos resultados. Você pode ofertar, por exemplo, uma condição especial, como desconto, bônus, brinde, teste gratuito, prazo limitado, etc.

Essa estratégia aumenta as chances de conversão, pois a sua empresa demonstra interesse em não apenas vender, mas contribuir com a resolução de um problema específico do cliente.

Resuma Os Benefícios

Você não precisa ficar falando sobre os benefícios da sua solução, pois isso cansa o cliente. Por isso, o mais indicado é resumir as vantagens do seu produto ou serviço, focando nos pontos fortes da oferta, pois isso ajuda o cliente a perceber o valor do negócio.

Invista Em Pedidos De Desconto A Seu Favor

Em um processo de fechamento de vendas, muitos clientes aproveitam esse momento para pedir descontos. Dessa forma, é bom já ter essa “carta na manga” e aprovar antecipadamente com seu gerente algumas faixas de desconto, incentivando o cliente a fechar o negócio.

O Que Fazer Depois Do Fechamento Da Venda?

Fechou o negócio? Então, além de comemorar, é preciso dar andamento no processo comercial. Um dos cuidados mais importantes é registrar a venda em um sistema de gestão comercial ou CRM, além de iniciar o pós-venda, encaminhando o cliente à equipe de Customer Success, caso essa etapa exista.

Nesse momento, é importante acompanhar a experiência do cliente para analisar o grau de satisfação com a compra por meio de email, contato telefônico, aplicativos de mensagens instantâneas. Esse cuidado aumenta as chances de fidelização e incentiva futuras compras. 

Qual A Importância Do CRM No Fechamento De Vendas E Sistema De Gestão?

O CRM é um sistema de força de vendas são ferramentas que contribuem com o fechamento de vendas, pois essas soluções oferecem monitoramento detalhado e completo de cada etapa comercial, desde a prospecção até o pós-venda.

Ao investir em um CRM, os vendedores têm acesso a diferentes tipos de dados, como histórico de interações, comportamentos, preferências dos clientes, o que contribui para a identificação de oportunidades, além de possibilitar a antecipação das necessidades, garantindo ainda um atendimento personalizado. 

Esses sistemas também simplificam a comunicação interna, automatizam tarefas variadas e disponibiliza relatórios que auxiliam na tomada de decisões estratégicas. 

Conclusão

Agora que você já sabe como fazer um fechamento de vendas eficiente, lembre-se que a tecnologia pode trabalhar a seu favor. 

Conheça o sistema de Força de Vendas da ADV Tecnologia. Nossa solução oferece recursos modernos para gerenciar e atualizar informações de clientes, garantindo dados precisos e evitando a perda de oportunidades. 

Com a capacidade de consultar o histórico de pedidos, os vendedores acompanham todo o processo comercial e também recebem alertas inteligentes sobre clientes inativos ou com queda nas compras, ajudando a aumentar a satisfação e a lucratividade.


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