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Adotar uma boa estratégia de vendas para a sua empresa é essencial para o sucesso do seu negócio; afinal, mesmo que você comercialize o melhor produto ou serviço, é preciso convencer o seu potencial cliente a comprá-lo.

E diante de tantas opções e atualizações do mercado, conhecer os melhores exemplos de estratégias de vendas, que se adequam às necessidades e desejos do seu potencial cliente, garante uma vantagem competitiva e pode ajudar no aumento das vendas do seu negócio. 

Leia o nosso artigo e compreenda o que são estratégias de vendas, qual a importância para a sua empresa e como criar a sua. Confira!

O Que É Estratégia De Vendas?

Uma estratégia de vendas é, basicamente, um plano criado para direcionar ações e esforços para a comercialização de produtos ou serviços. 

Nesse sentido, é preciso definir metas claras e prazos para manter ou impulsionar vendas, além de analisar a concorrência, identificar o perfil de clientes e como alcançá-los de forma eficiente. 

As estratégias de vendas também precisam determinar como produtos ou serviços devem ser apresentados e como destacá-los do mercado. 

Ou seja, ela deve organizar e direcionar as ações comerciais, incluindo também outros aspectos, como definição de preços, promoções e nos pontos de venda. 

O Que É Estratégia De Fechamento?

Uma estratégia de fechamento é a última etapa do processo comercial, onde a proposta é apresentada e concluída. Nessa fase, as empresas utilizam metodologias de persuasão e vendas para aumentar as chances de efetivar a transação. 

Qual A Importância De Ter Boas Estratégias De Vendas?

Uma equipe comercial precisa ter boas estratégias de vendas, pois elas são determinantes para o sucesso do seu negócio. 

Isso porque, planejar as ações de maneira adequada ajuda a direcionar esforços, otimizar recursos e melhorar os resultados, principalmente, porque uma boa estratégia de vendas possibilita a identificação e conhecimento do público-alvo, criando propostas que geram valor aos clientes e, consequentemente, aumentam as vendas.

Exemplos De Estratégias De Vendas De Sucesso

Confira dois exemplos de estratégias de vendas de sucesso e como essas empresas melhoraram seus resultados:

  • Heineken: para voltar a dominar o mercado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a Heineken fez um ajuste da sua estratégia por meio de tecnologias de geolocalização e análise comportamental. Isso permitiu identificar regiões com o perfil ideal para seus produtos, o que resultou em uma ativação em pontos de venda, onde mais de 80% das oportunidades foram aproveitadas.
  • ChocoVivo: quando essa a empresa notou que o consumo de chocolate estava diminuindo por conta das preocupações com aditivos químicos, os gestores reformularam a sua linha, criando chocolates sem compostos químicos e leite em pó, o que atraiu o mercado fitness e aumentou seu faturamento em R$400 mil mensais em três anos.

Quais As Fases De Uma Estratégia De Vendas?

Uma estratégia de vendas inclui diferentes etapas, que vão desde a prospecção, qualificação, negociação e fidelização. 

Emenda a seguir como cada estágio funciona:

Prospecção

O primeiro passo é a prospecção, uma etapa que identifica novos clientes, envolvendo as áreas de marketing e de vendas. 

A equipe de vendas, por exemplo, pode usar métodos tradicionais, como envio de emails ou ligações telefônicas. Enquanto isso, a equipe de marketing pode adotar estratégias digitais, como marketing de conteúdo, SEO, tráfego pago e e-mail marketing para atingir o público-alvo.

Qualificação

A etapa de qualificação nas estratégias de vendas, a equipe de vendas busca compreender em qual fase de compra esse potencial cliente se encontra. 

Ou seja, para fazer a qualificação, é preciso entender a necessidade do cliente pelo produto ou serviço e também o orçamento disponível.

Esse cuidado garante que os vendedores foquem em clientes que têm altas chances de conversão, evitando que se perca tempo com contatos que não estão prontos para fechar negócio.

Negociação

Após fazer a atração dos clientes certos, a etapa de negociação é a hora de conquistar a confiança dos prospects. 

Sendo assim, os vendedores devem compreender as necessidades do público e propor soluções que atendam às suas expectativas. Por isso, o ideal é manter uma comunicação empática para facilitar o fechamento do negócio.

Fidelização

Nas estratégias de vendas, a etapa de fidelização pode ser a mais desafiadora e, por isso, a sua empresa precisa ter todo o cuidado necessário para não apenas atender as necessidades do cliente, mas para superar as expectativas, gerando encantamento e criando um vínculo de confiança. 

Melhores Dicas De Estratégias De Vendas

Para melhorar as estratégias de vendas da sua empresa, selecionamos algumas das dicas mais valiosas para a área comercial do seu negócio. Confira:

  • Demonstre expertise e conhecimento: demonstrar conhecimento do seu nicho ajuda nos fechamentos do negócio. Por isso, durante uma negociação, use dados, estatísticas e uma comunicação clara para mostrar a expertise da sua empresa. Lembre-se que credibilidade pode ajudar a aumentar as conversões. 
  • Esteja preparado para objeções: em um processo de vendas, é normal que os clientes tenham objeções, como dúvidas sobre a credibilidade, preço ou relevância do produto. Por isso, prepare os vendedores com respostas para as contestações, assegurando que essas questões não comprometam a venda.
  • Utilize gatilhos mentais: em estratégias de vendas eficientes usam estímulos para influenciar e convencer os clientes a tomar decisões, como gatinhos de escassez, de urgência, novidade, prova social, exclusividade, etc. 

Conclusão

A adoção das melhores estratégias de vendas podem fazer com que a sua empresa aumente as taxas de conversão, fortaleça o relacionamento com os clientes e se destaque no mercado.

Mas lembre-se que, além de implementar estratégias de vendas, estruturar a sua área comercial é fundamental para garantir a competitividade da sua empresa no mercado. 

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Com a capacidade de consultar o histórico de pedidos, os vendedores acompanham todo o processo comercial e também recebem alertas inteligentes sobre clientes inativos ou com queda nas compras, ajudando a aumentar a satisfação e a lucratividade.

 


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