Você sabe o que é estoque de canal? Essa metodologia de armazenamento, chamada também de estoque em trânsito, envolve o gerenciamento estratégico de produtos em movimento, desde o fornecedor até o ponto de venda.
Seu objetivo é otimizar a eficiência logística e reduzir os custos associados ao armazenamento. Nessa metodologia, as mercadorias são mantidas em constante movimento, evitando acúmulos desnecessários nos depósitos.
Quer entender o que é estoque de canal, como essa estratégia funciona e quais os demais tipos de estoques existentes? Confira tudo no nosso artigo!
Indice
O Que É Estoque De Canal?
O estoque de canal é, basicamente, uma abordagem estratégica usada na gestão de estoque, com foco no fluxo contínuo de produtos, desde o fornecedor até o ponto de venda.
Diferentemente de outras metodologias, seu principal objetivo é garantir uma sincronia eficiente da cadeia de suprimentos, assegurando que as mercadorias estejam disponíveis sempre que necessário.
O estoque de canal é muito adotado em setores comerciais dinâmicos, nos quais a velocidade de entrega e a agilidade são cruciais para a eficiência das operações.
Quais Os Principais Tipos De Estoque?
Além do estoque de canal, hoje em dia, as empresas podem optar pelos mais diferentes métodos de gestão de estoque. Abaixo, você encontra os mais usados atualmente, confira:
Estoque De Proteção
O estoque de proteção, conhecido também como estoque de segurança, envolve uma reserva adicional de produtos para que a empresa consiga lidar de maneira eficiente com incertezas e variações na demanda, na produção ou mesmo na cadeia de suprimentos.
Com isso, a empresa oferece uma resposta rápida e segura a imprevistos, como flutuações inesperadas na demanda, atrasos na produção ou problemas logísticos.
Estoque De Ciclo
Já o estoque de ciclo considera o volume necessário de produtos que uma empresa deve manter para atender à demanda durante um período específico.
Esse método destaca a porção do estoque total utilizada entre dois pedidos consecutivos, abrangendo o período desde a realização de um pedido até a chegada do próximo.
Estoque De Antecipação
Por sua vez, o estoque de antecipação ou estoque sazonal, é um método adotado para ajustar adequadamente os níveis de estoque de uma empresa, levando em consideração os períodos de maior demanda, como datas sazonais, por exemplo.
Dropshipping
O dropshipping é uma estratégia em que o vendedor não mantém um estoque físico de produtos. Nesse modelo, as mercadorias não são armazenadas pelo comerciante, mas sim por uma empresa terceirizada. Sempre que o e-commerce registra uma compra, o lojista solicita o produto ao fornecedor, que é responsável pelo envio direto ao cliente.
Cross Docking
Bem parecido com o dropshipping, o cross docking possibilita a comercialização de produtos sem a necessidade de manter um estoque próprio, utilizando-se do inventário do fornecedor.
Nesse modelo, o lojista solicita os produtos no momento em que um pedido é feito pelo cliente, sendo o fornecedor isento da responsabilidade pelo envio direto ao consumidor.
Estoque Consignado
O estoque consignado envolve a terceirização da gestão de estoque para outra empresa, muito usada quando um lojista enfrenta limitações de espaço para armazenar seus produtos, transferindo essa responsabilidade para uma empresa terceirizada.
Estoque Regulador
O estoque regulador é bem parecido com o estoque de antecipação, usado para mitigar riscos associados à sazonalidade e picos imprevistos na demanda, principalmente, em empresas com diversas filiais.
O objetivo é facilitar a cobertura de faltas momentâneas de produtos em outras unidades. Sendo assim, as filiais mantêm itens em seus estoques para atender possíveis necessidades das demais localidades.
Estoque Inativo
O estoque inativo refere-se a uma porção de mercadorias ou materiais que permanecem armazenados, porém não estão sendo utilizados ou movimentados dentro do ciclo operacional da empresa.
Estoque De Canal
O estoque de canal é uma metodologia de controle de estoque, com foco no fluxo contínuo de produtos, desde o fornecedor até o ponto de venda.
Sua finalidade é assegurar a sincronia eficiente da cadeia de suprimentos, garantindo que as mercadorias estejam disponíveis sempre que necessário.
Como Escolher O Melhor Tipo De Estoque?
Diante de tantas opções de metodologias de estoque, escolher o modelo certo é determinante para o sucesso das operações de uma empresa.
Dessa forma, antes de definir o método usado, é preciso realizar uma análise abrangente do mercado em que atua, considerando fatores como possíveis imprevistos, flutuações sazonais, oscilações econômicas, atrasos ou falta de entrega de produtos, etc.
Ao analisar esses parâmetros, é possível identificar padrões, riscos potenciais e oportunidades que impactam diretamente na gestão de estoque, o que permite a elaboração de planos de ação específicos para cada cenário, mitigando possíveis problemas de escassez no estoque.
Outro cuidado importante para escolher o estoque de canal ou outra metodologia, é avaliar a demanda por seus produtos, compreendendo se ela é estável ou sujeita a flutuações imprevisíveis.
O objetivo é entender quais são os períodos de alta e baixa nas vendas e determinar o tipo de estoque mais adequado para as necessidades operacionais.
Não esqueça de considerar ainda o ciclo de vida dos produtos, compreendendo se é curto ou longo, e como isso influencia a gestão do estoque.
Por fim, analise também a capacidade financeira da empresa para manter um estoque adequado diante da demanda do mercado. Ao seguir essas diretrizes, é possível encontrar o método de gestão de estoque ideal.
Implementar um sistema de gestão pode aprimorar significativamente o estoque de canal, facilitando a coordenação e o controle dos produtos em diferentes pontos de venda ou canais de distribuição!
Conclusão
O estoque de canal é uma estratégia importante para empresas que buscam manter-se competitivas em mercados dinâmicos, podendo ser adotada em setores que enfrentam flutuações frequentes na demanda, assim como para aquelas que buscam otimizar seus processos logísticos.
Se você quer garantir maior agilidade e eficiência no gerenciamento do seu estoque, invista em tecnologia. Saiba que sistema de gestão, como o software de controle de estoque da ADV Tecnologia, pode auxiliar no gerenciamento dos seus armazéns.
Com o nosso sistema, as empresas conseguem checar se os itens separados coincidem com os itens vendidos, minimizando erros de inversão de produtos ou divergências entre as quantidades vendidas e efetivamente entregues e muito mais.
Acesse o nosso site e encontre a melhor solução para a gestão do seu estoque. Agende uma demonstração!
José Claudionor é CEO da ADV Tecnologia, com mais de 30 anos de experiência em sistemas de gestão inteligentes para indústrias e distribuidoras