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No dia a dia financeiro das empresas, as despesas e os custos são frequentemente analisados pelos profissionais, visto que ambos impactam diretamente a lucratividade e a eficiência operacional. 

Contudo, esses conceitos também são muito confundidos, especialmente devido à sua similaridade e à falta de clareza em suas definições.

Compreender e gerenciar de maneira eficaz essas categorias permitem que os gestores adotem estratégias mais seguras e coerentes com a realidade financeira da companhia. 

Leia o nosso artigo e compreenda o que são despesas e custos, principais diferenças e a importância da classificação correta de cada indicador financeiro. Vem com a gente!

O Que É Despesa?

As despesas representam gastos que uma empresa realiza ao obter produtos, serviços ou ativos necessários para sustentar suas operações ou objetivos. 

Nesse sentido, elas abrangem estão associadas com a gestão administrativa de uma companhia, porém, não estão diretamente ligadas à produção da empresa. 

Quais São Os Tipos De Despesa?

As despesas podem ser categorizadas em 5 tipos, o que permite uma análise mais precisa dos gastos e uma melhor compreensão de como eles afetam as finanças da empresa.

Confira quais são elas:

Despesas Fixas

As despesas fixas são aquelas que ocorrem regularmente e são relativamente previsíveis, pois não estão sujeitas a alterações no processo de produção ou variações nas receitas da empresa.

Despesas Variáveis

Já as despesas variáveis são influenciadas por mudanças no volume de produção, vendas ou operações comerciais, podendo aumentar ou diminuir conforme as flutuações no setor produtivo.

Despesas Operacionais

As despesas operacionais são essenciais para a manutenção das operações fundamentais de uma organização, abrangendo gastos necessários para sua gestão, infraestrutura e atividades cotidianas.

Despesas Não-Operacionais

Por outro lado, as despesas não-operacionais são aquelas não relacionadas às atividades centrais de uma empresa, sendo consideradas não recorrentes e não essenciais para sua manutenção.

Despesas Pré-Operacionais

Por fim, as despesas pré-operacionais são os gastos incorridos antes do início das operações comerciais.

Entre elas, podemos citar despesas relacionadas ao planejamento, preparação e regularização da empresa, pesquisa de mercado, obtenção de licenças e autorizações, etc.

Exemplos De Despesas

As despesas abrangem todas as atividades realizadas por uma empresa, que incluem os mais diversos elementos, como os seguintes:

  • Locação;
  • Pagamento de funcionários;
  • Contas de consumo (energia elétrica e internet);
  • Gastos de alimentação para os colaboradores;
  • Suprimentos de escritório, etc.

Qual A Importância De Classificar As Despesas De Forma Correta?

Para obter uma gestão financeira eficiente nas empresas, a classificação adequada das despesas é essencial. 

Isso porque, essa categorização proporciona uma visão clara de onde os recursos são utilizados, identificando áreas com despesas elevadas, ineficiências ou oportunidades de economia. 

Somado a isso, a classificação correta das despesas também auxilia no cálculo dos custos reais da produção, possibilitando uma precificação mais precisa e margens de lucro realistas.

Ao classificar os gastos de forma precisa, é possível elaborar relatórios financeiros mais precisos, além de evitar a cobrança de multas e juros ou mesmo de problemas de ordem legal, como irregularidades em relação ao pagamento de impostos, por exemplo. 

O Que É Custo?

Já os custos são os gastos relacionados à produção de bens ou serviços, abrangendo desde matérias-primas, mão de obra direta, custos indiretos, como despesas administrativas, depreciação de equipamentos e custos de distribuição. 

Exemplos De Custos

Entre os exemplos de custos, podemos citar os seguintes:

  • Matéria-prima utilizada na produção;
  • Contratação e manutenção de funcionários;
  • Despesas operacionais relacionadas à produção;
  • Embalagens dos produtos;
  • Valor da depreciação dos equipamentos e maquinário;
  • Manutenção e reparos dos equipamentos, etc.

Quais As Diferenças Entre Despesas E Custos?

Embora ambos estejam relacionados aos gastos empresariais, as despesas e custos são conceitos distintos no gerenciamento financeiro de uma empresa.

Como já mencionamos, os custos representam os investimentos necessários para produzir bens ou serviços que a empresa comercializa, sendo essenciais para suas operações.

Por outro lado, as despesas são os gastos essenciais para manter a empresa em funcionamento, mas que não estão diretamente ligados à produção, porém, ainda contribuem para os custos totais da organização.

Como Analisar Os Custos E Despesas De Uma Empresa?

Analisar os custos e despesas em uma empresa requer a adesão de uma série de etapas no sentido de compreender onde o dinheiro está sendo gasto e identificar áreas de oportunidade para otimização. 

O primeiro passo é identificar todos os custos e despesas da empresa e categorizá-los adequadamente. Lembre-se de avaliar a sua relevância em relação ao funcionamento da empresa.

Isso porque, há gastos mais essenciais para a produção ou operação, enquanto outros podem ser desnecessários ou excessivos. 

O passo seguinte é comparar os custos e despesas reais com o orçamento planejado, identificando aumentos ou diminuições significativas em certas áreas.

Compare também os custos e despesas da empresa com os de outras companhias do mesmo setor, pois isso pode determinar se os gastos estão dentro da média ou se há oportunidades para melhorias. 

Após a análise detalhada dos custos e despesas, é possível adotar diversas ações, como renegociação de contratos, busca por fornecedores mais competitivos, automação de processos e eliminação de desperdícios, etc.

Não deixe de fazer um monitoramento contínuo para ajustar estratégias conforme necessário e manter um controle eficaz sobre as finanças da empresa.

Dicas Para Fazer Um Ótimo Controle Das Despesas

Na hora de fazer o controle de despesas, é importante adotar algumas práticas. Confira abaixo algumas estratégias para um controle de despesas eficiente:

  • Faça um orçamento detalhado que abranja todas as despesas operacionais e fixas de sua empresa;
  • Classifique as despesas de forma clara e objetiva para facilitar o controle;
  • Adote sistemas de gestão financeira para monitorar de forma precisa todas as despesas.
  • Estabeleça limites para os gastos em diferentes categorias e acompanhe o cumprimento dessas metas.
  • Implemente um processo de aprovação para todas as despesas, garantindo justificativas adequadas e autorização pelos gestores.
  • Identifique áreas com alto desperdício e implemente ações para reduzir gastos desnecessários.
  • Acompanhe os custos de produção para garantir controle e evitar aumentos excessivos de gastos.
  • Realize avaliações regulares das despesas para identificar tendências e oportunidades de melhoria.

Conclusão

Fazer a classificação correta das despesas e custos contribui para uma saúde financeira da empresa, possibilitando que os gestores identifiquem oportunidades de redução de custos e otimização de recursos. 

Para facilitar esse processo, o uso de um sistema de gestão financeira facilita esse acompanhamento, já que essa solução oferece recursos para um acompanhamento detalhado das finanças.

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