Nos últimos anos, o dashboard de vendas tem sido uma ferramenta muito usada em empresas que buscam integração e centralização de dados para a tomada de decisões muito mais seguras e acertas.
Essa tecnologia permite aos gestores uma visualização completa das métricas em tempo real, contribuindo para a identificação de tendências e pontos de melhoria com muito mais facilidade.
Leia o nosso artigo e entenda o que é dashboard de vendas, as vantagens dessa ferramenta para suas operações comerciais e como implementá-lo na sua empresa. Confira!
Indice
O Que É Um Dashboard De Vendas?
O dashboard de vendas é uma tecnologia que permite acesso imediato e facilitado a dados atualizados sobre o desempenho e atividades comerciais.
Por meio de gráficos e dados, é possível ter uma visão abrangente do status dos negócios, o que possibilita a avaliações de diferentes fatores, como previsão de vendas, desempenho de vendedores, vendas realizadas, vendas perdidas, negociações em andamento, etc.
O dashboard de vendas oferece de relatórios detalhados, possibilitando aos gestores em controle mais efetivo sobre as operações comerciais e direção dos negócios. Essa ferramenta pode ser encontrada em sistemas, como CRMs modernos.
Quais Os Tipos De Dashboard De Vendas?
Hoje em dia, o mercado disponibiliza os mais diferentes tipos de dashboard de vendas, adaptando-se aos mais diversos perfis de negócios e necessidades empresariais.
Para você entender, essa ferramenta organiza dados em três categorias: operacional, estratégico e tático. Entenda como funciona:
- Dashboard operacional: voltado para as rotinas diárias de vendas, auxiliando a identificar gargalos e a priorizar tarefas. Possibilita ajustes rápidos que otimizam o atendimento e o relacionamento com o cliente.
- Dashboard estratégico: reúne métricas ajudam na tomada de decisões de longo prazo. Ele monitora resultados globais e compara dados, além de definir estratégias mais eficazes.
- Dashboard tático: voltado para a alta gerência, reunindo dados e indicadores que orientam a definição de metas de médio prazo. Além disso, ele analisa tendências e faz o cruzamento de dados.
Qual A Importância De Usar Dashboard De Vendas Em Uma Empresa?
O dashboard de vendas é uma ferramenta essencial para as operações comerciais de diferentes formas, mas principalmente, porque ela permite o acompanhamento e a otimização do desempenho comercial.
Outra vantagem é que essa tecnologia facilita a previsão de vendas, possibilitando a realização de ajustes rápidos e planejamento financeiro eficaz, além de oferecer uma visão clara das oportunidades, ajudando a equipe a focar em clientes mais promissores.
Sem contar que ele também auxilia no aprimoramento do fluxo de vendas e ajuda a identificar gargalos. Ao disponibilizar relatórios detalhados, os gestores podem fazer uma análise de desempenho mais eficiente e, assim, tomar decisões mais seguras.
O Que Devo Analisar Em Um Dashboard De Vendas?
Para a obtenção de um dashboard de vendas, você deve definir indicadores-chave para acompanhar o fluxo de vendas da sua empresa, como volume de potenciais clientes, oportunidades ativas, taxa de conversão e tempo médio de fechamento, etc.
Esse cuidado permite que os gestores façam previsões de vendas reais e obtenham uma visão completa e estratégica do setor comercial, o que facilita a identificação de pontos de melhoria no processo de vendas.
Qual A Diferença Entre Dashboard E Relatório De Vendas?
Embora sejam complementares, dashboard e relatório de vendas são ferramentas distintas em um processo comercial. Como já explicamos, o dashboard de vendas é uma tecnologia que se concentra no fornecimento de dados atualizados em tempo real, apresentando informações unificadas e pontuais em uma única página.
Por outro, os relatórios disponibilizam análises e métricas para avaliar o desempenho da área de vendas em um período específico, tendo uma estrutura mais extensa e profunda.
Qual A Relação Entre Kpi E Dashboard?
Os KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho) possuem relação direta com o dashboard de vendas, pois a ferramenta analisa essas métricas e fornecendo relatórios detalhados e dados relevantes sobre o contexto atual de vendas de uma empresa.
Ou seja, ele funciona como um termômetro da performance organizacional, além de ser usado para revisar os resultados obtidos e estabelecer as metas e projeções para o ano seguinte.
Passos Para Criar Um Dashboard De Vendas Eficiente
Para criar um dashboard de vendas eficaz, o primeiro passo é escolher uma ferramenta que atenda as necessidades da sua empresa. Como mencionamos, há muitas tecnologias, como o CRM, que oferece essa funcionalidade em seu sistema.
Após definir a contratação de uma ferramenta, é importante estabelecer os objetivos do dashboard para inserir somente as métricas mais importantes que reflitam o desempenho da equipe e os interesses da gestão. A partir disso, elabore um esboço inicial e faça uma organização dos itens de forma compreensível, ajustando formatos e categorias para facilitar a leitura.
Nesse processo, você deve modelar os dados corretamente, determinando a estrutura mais adequada, e faça os cálculos dos KPIs com documentações detalhadas.
Além disso, é preciso definir ainda o design conforme a identidade visual da empresa e selecionar gráficos mais coerentes para cada métrica para garantir uma leitura eficiente.
Por fim, faça a automatização e atualização do dashboard de vendas, estabelecendo os níveis de acesso, assegurando, assim, que tenham acesso apenas aos dados relevantes para suas funções.
Conclusão
Se você quer otimizar os processos comerciais da sua empresa, invista em um dashboard de vendas, permitindo que os gestores tomem decisões mais seguras, identificando oportunidades e fazendo ajustes rapidamente.
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José Claudionor é CEO da ADV Tecnologia, com mais de 30 anos de experiência em sistemas de gestão inteligentes para indústrias e distribuidoras