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A Curva ABC é uma metodologia que organiza o estoque a partir dos valores dos itens. Seu objetivo é aprimorar a eficiência operacional e aumentar a rentabilidade do negócio. 

Isso porque, esse método classifica os produtos em categorias, A, B e C com base nas vendas e no retorno financeiro. Ou seja, a empresa prioriza os itens que podem trazer mais lucros. Quer entender o que é curva ABC, como esse método funciona, suas principais vantagens e como calculá-la? Confira o nosso artigo!

O Que É A Curva ABC?

Como mencionamos na introdução, a curva ABC (ou classificação ABC) nada mais é do que um método que classifica produtos ou informações de acordo com sua relevância.

 Embora seja muito utilizado na administração de estoques, a curva ABC também é uma importante ferramenta para o gerenciamento de clientes e processos. 

Como Funciona A Curva ABC?

A curva ABC é um método que funciona a partir de uma classificação por grau de relevância. Nessa técnica, também conhecida como regra 80/20 ou “Análise de Pareto”, os produtos são divididos em três categorias, sendo:

  • Produtos de Classificação A: aqui ficam os produtos de maior importância dentro da cadeia de processos de uma empresa. Onde os 20% dos produtos de classificação A, representam 80% do valor total das vendas.
  • Produtos de Classificação B: Os produtos dessas categorias são aqueles de importância ou valor intermediário. Representam 15% do valor total do estoque
  • Produtos de Classificação C: Na categoria C ficam os produtos de menor valor, quantidade ou importância. Representando 5% do valor total de vendas.

Leia também: Ponto de ressuprimento: o que é e como calcular seu estoque de segurança?

Para Que Serve A Curva ABC?

A curva ABC serve para otimizar o gerenciamento de estoque, evitando que recursos financeiros fiquem imobilizados no estoque, ao invés de serem alocados de maneira eficiente para outras áreas. 

Nesse sentido, esse método serve como um guia para a administração de estoques, garantindo a disponibilidade dos produtos para atender às necessidades da empresa, equilibrando custos e oportunidades de venda.

Qual A Importância Da Curva ABC? 

A curva ABC é um método importantíssimo na gestão do estoque, pois ele simplifica os processos decisórios, permitindo que as empresas concentrem esforços e capital em produtos que mais contribuem para seus lucros.

Além disso, essa metodologia também auxilia na identificação de oportunidades de otimização de custos, melhorando também a lucratividade de negócios que precisam administrar bem seus armazéns.

Quais Benefícios De Utilizar A Curva ABC?

Não é à toa que a curva ABC é um dos métodos mais usados na gestão de estoque de empresas de diferentes setores. Essa metodologia pode trazer muitos benefícios para as operações, confira:

Lucratividade

A curva ABC contribui para uma maior lucratividade, principalmente, porque essa metodologia identifica e prioriza, produtos mais valiosos para a empresa, permitindo que os gestores concentrem suas ações e capital naqueles itens que geram maior lucro para a companhia.

Investimento

Ao analisar a curva ABC, é possível otimizar o uso de capital financeiro, como mencionamos no tópico anterior, pois permite que a empresa faça investimentos de maneira estratégica e lucrativa. 

Isso evita a destinação de capital em estoques de baixo valor, direcionando, assim, investimentos para áreas com maior potencial de retorno.

Redução de Desperdícios

A curva ABC também pode auxiliar na redução de desperdícios. Isso porque, quando uma empresa prioriza itens de acordo com seu valor, é possível evitar o excesso de estoque de produtos de baixo valor, diminuindo custos de armazenamento, obsolescência e perdas. 

Além disso, esse método também evita compras desnecessárias, reduzindo o desperdício de recursos, resultando em uma gestão mais eficiente e sustentável do capital da empresa.

Como A Curva ABC Ajuda No Controle De Estoque?  

Como já comentamos anteriormente, a curva ABC pode atuar de forma vantajosa em diversas áreas de um negócio. Desde o gerenciamento de clientes, vendas e produtos. Mas e no estoque, o que ela pode trazer de positivo para um empreendimento? Confira três das principais vantagens:  

Organização E Planejamento

Quer investir seus recursos em produtos mais estratégicos e garantir mais lucratividade? A curva ABC pode ajudar! Afinal, conhecer a demanda e o trajeto de compra de seus clientes pode trazer mais agilidade e segurança para a negociação.

Vamos supor que você tenha uma distribuidora de materiais de construção, elementos como cimento, tijolos e argamassa são essenciais e têm alta procura. 

Portanto, são produtos de estoque tipo A e devem ser priorizados no planejamento de compras. A ferramenta colabora com a construção de um panorama detalhado do estoque já existente, facilitando ações futuras. 

Redução De Custos

Ao facilitar o gerenciamento preciso do estoque, é possível ter projeções mais realistas sobre o fluxo de caixaDessa forma, é possível investir em produtos mais assertivos, reduzindo gastos desnecessários com a compra de um item com pouca saída, como já mencionamos. 

Ou seja, o estoque e a demanda se tornam muito mais conectados, tornando a “supply chain muito mais.

Saiba mais: Os erros que você deve evitar ao reduzir custos da empresa.

Otimizar Estratégias De Marketing 

Por meio dela, é possível planejar processos de forma mais personalizada, levando em conta seus produtos e a jornada de compra do seu cliente. Além disso, a curva ABC permite a antecipação estratégica para ações de marketing de acordo com o estoque. 

Por exemplo: vamos supor que determinado item de categoria B tenha sobrado em seu estoque. Por que não pensar em estratégias promocionais para vender estes produtos e atrair novos consumidores?

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Como Aplicar A Curva ABC No Seu Negócio? 

Agora que você já entendeu o que é a curva ABC, como funciona e o que ela pode fazer pela sua empresa, fica a dúvida: como aplicá-la? Confira algumas dicas abaixo:

  • Faça uma análise de todos os produtos do seu estoque;
  • Avalie o quanto cada produto representa em seu total de vendas;
  • Divida seu estoque entre as categorias;
  • Reorganize seus produtos de acordo com a curva ABC.

O Que É O Princípio De Pareto?

O Princípio de Pareto, chamado também de “Regra 80/20” ou o “Princípio 80/20”, é um conceito que prega que cerca de 80% do volume de vendas provém de somente 20% dos itens disponíveis no estoque.

Dessa forma, essa porcentagem 80/20 é a base para a classificação dos itens nas categorias da curva ABC. Esse princípio foi formulado pelo economista italiano Vilfredo Pareto no final do século XIX.

Como Calcular A Curva ABC?

Para calcular curva ABC, é preciso levar em consideração alguns importantes aspectos, confira quais são eles:

Faça o Mapeamento dos Itens Vendidos

O primeiro passo é coletar dados sobre todos os itens vendidos e disponíveis no estoque da sua empresa. Esse mapeamento inclui produtos, materiais, insumo e qualquer outro item que seja relevante para o seu negócio.

Organize Por Ordem Decrescente

Faça uma classificação desses itens em ordem decrescente com base em um critério específico, que pode ser, por exemplo, o valor monetário. Lembre-se que os itens mais importantes para o seu negócio devem estar no topo da lista.

Faça o Cálculo dos Valores Acumulados

O passo seguinte é calcular os valores acumulados para cada item. Inicie este cálculo dos produtos mais valiosos e some o valor deste item com o valor do item subsequente. Execute esse processo até que você tenha uma lista de valores acumulados para todos os itens.

Defina as Porcentagens com Base no Valor Total

Estabeleça o valor total de todos os itens vendidos e disponíveis no estoque. Em seguida, calcule a porcentagem que cada produto representa em relação ao valor total. Para isso, divida o valor do item pelo valor total e multiplique por 100.

Defina os Itens Conforme as Curvas

Com as porcentagens calculadas, é possível classificar os itens nas categorias A, B e C. De forma geral, os itens da categoria A representam os 20% superiores em termos de valor (ou outra porcentagem relevante), enquanto os itens da categoria B estão no meio e os itens da categoria C representam os 80% inferiores.

Vale lembrar que essas porcentagens podem variar dependendo das necessidades do seu negócio.

Que Ferramentas Utilizar Para Fazer Uma Curva ABC?

Para adotar o método curva ABC, é possível contar com ferramentas que auxiliarão e simplificarão todo esse processo. Um dos recursos mais eficientes, sem dúvida, são os sistemas ERP, pois essa tecnologia permite a realização de uma análise eficiente e automatizada do seu estoque. 

Muitas soluções, como a ADV Tecnologia, permite a inserção de dados do seu estoque no sistema, que automaticamente faz a integração das informações, disponibilizando relatórios personalizados e atualizados, aprimorando, assim, a gestão.

O sistema pode fazer a classificação pela curva ABC, auxilia no controle de estoque e oferece também diversas outras funcionalidades, tornando o gerenciamento muito mais simplificado e preciso. 

Agora que você já sabe quais as melhores ferramentas para adotar a curva ABC? Agende uma demonstração dos sistema de controle de estoque da ADV Tecnologia

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Conclusão

Contar com um sistema ERP é a forma mais fácil de definir e implementar a curva ABC no seu negócio. Além, é claro, de automatizar outros processos operacionais, ele ajuda a economizar esse tempo que seria investido em outras necessidades da empresa.

Conheça agora mesmo as soluções da ADV Tecnologia, que possui um software certo para a sua empresa, que engloba as mais diversas particularidades da gestão de estoque. Entre em contato conosco e faça uma demonstração gratuita preenchendo o formulário abaixo!


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