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O software CRM é uma tecnologia voltada para a gestão de relacionamento de clientes, projetado para possibilitar que empresas de diferentes tamanhos e setores possam oferecer um atendimento qualificado e uma experiência de compra mais satisfatória. 

A vantagem é que o software CRM abrange todo o processo de venda e relacionamento com os contatos, desde a primeira interação com o prospect, fechamento de negócio e o pós-venda. 

Leia o nosso artigo e compreenda o que é software CRM, como funciona, vantagens e como escolher a solução certa para a sua empresa.

O Que É Software De CRM?

Software CRM (Customer Relationship Management) é um sistema de gestão que quer dizer Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, em português.

Essa solução possui recursos que automatizam processos, que vão desde a prospecção, comunicação, segmentação, negociação, fechamento de negócios e pós-venda, além de integrar dados de maneira precisa e atualizar informações em tempo real. 

Somado a isso, esse sistema armazena e gerencia dados de contato, como nome, telefone e e-mail, registra todas as interações dos clientes com a empresa, organiza informações e cria um histórico completo e integrado. 

Histórico Do Software De CRM

O software CRM surgiu nas décadas de 1980 e 1990 para substituir a gestão de clientes que eram realizadas de forma manual pelas empresas, sendo motivado pelos avanços tecnológicos. 

Nesse período, os processos de vendas e relacionamentos com clientes passaram a ser feitos em sistemas digitais de gestão de banco de dados, que evoluíram para soluções de automação de vendas, como o Sales Force Automation.

Nas próximas décadas, as tecnologias de CRM aprimoram seus recursos, incorporando diferentes funcionalidades, como comunicação multicanal, automação de marketing, análise de desempenho e geração de relatórios, atendendo às mudanças do mercado. 

Qual É O Objetivo Do CRM?

O software CRM possui uma série de objetivos no processo de vendas de uma empresa, que vão desde o desenvolvimento de relacionamentos sólidos e duradouros com os clientes até a possibilidade de proporcionar interações personalizadas e integradas.

Além disso, esses sistemas também foram criados para melhorar a experiência de compra, aprimorar os processos de atração e fidelização de clientes, além de incentivar a retenção de contatos. 

Como Funciona Um Software De CRM?

O software CRM opera por meio de uma plataforma integrada e centralizada, que automatiza tarefas de forma inteligente, evitando que os profissionais tenham que adotar procedimentos manuais para se relacionar com os clientes. 

Esse sistema também realiza a organização de contas e contatos de maneira atualizada e em tempo, otimizando, assim, as etapas do processo de vendas, garantindo maior precisão e eficiência.

Quais As Vantagens Do Software De CRM?

Empresas de diversos setores e portes têm investido em software CRM em razão das inúmeras vantagens proporcionadas pelo sistema, que impactam diretamente na eficácia das operações de vendas

Confira quais são elas:

  • Aumento das vendas: aprimora a identificação e monitoramento de potenciais clientes, garantindo que os vendedores se concentrem nas melhores oportunidades.
  • Processos otimizados: o software CRM possibilita a padronização e otimização de processos internos, assegurando que os vendedores estabeleçam relacionamentos mais sólidos e duradouros.  
  • Segurança e conformidade: esse sistema proporciona a proteção dos dados dos clientes com sistemas de segurança avançados, garantindo a conformidade com as normas vigentes.
  • Decisões estratégicas e seguras: o fornecimento de dados precisos e detalhados permite a identificação de tendências e áreas de melhoria, além de possibilitar decisões mais acertadas. 
  • Maior satisfação do cliente: ao centralizar dados de históricos e interações anteriores, o software CRM permite respostas rápidas e eficazes, além de melhorar a experiência do cliente, garantindo maior satisfação.

Quais São Os Principais Tipos De CRM?

Com a evolução tecnológica, as empresas podem contar com diferentes tipos de software CRM, possibilitando a escolha da solução mais adequada para o perfil do seu negócio. Confira os modelos e CRM disponíveis no mercado:

CRM Para PME

O CRM para pequenas empresas é projetado para simplificar processos e para negócios que operam com equipes reduzidas. Normalmente, esse sistema oferece agilidade na implementação e exige baixo custo de adaptação. 

Somado a isso, o CRM para PME também possui recursos que facilitam o acesso a métricas claras e apresenta um excelente custo-benefício para empresas de pequeno porte.

CRM Para Grandes Empresas

Grandes empresas também podem contar com um CRM projetado para operações maiores e mais complexas. Esse sistema possui um alto nível de integração, proporcionando a centralização de gerenciamento de dados de maneira eficiente, possibilitando decisões mais precisas com base em dados estruturados. 

Ele também é capaz de personalizar a comunicação com leads e clientes, tornando os processos mais ágeis.

Quais As Principais Funcionalidades De Um Bom Software De CRM?

O software CRM é uma tecnologia abrangente, oferecendo uma série de funcionalidades para as operações empresariais e de relacionamento com os clientes. 

Listamos abaixo as principais:

  • Centralização de dados: possibilita o cadastro, armazenamento e gerenciamento de informações em tempo real.
  • Gestão de vendas: acompanhar o desempenho dos vendedores e atividades com os clientes, além de disponibilizar métricas detalhadas sobre cada vendedor e time.
  • Organização do funil de vendas: simplifica a visualização da posição de cada cliente na jornada de compra, otimizando estratégias.
  • Acesso móvel: dados disponíveis em aplicativos que podem ser usados em celulares e tablets.
  • Histórico de relacionamento: armazena dados precisos sobre interações com clientes, para atendimento mais personalizado. 
  • Relatórios completos: disponibiliza métricas atualizadas para analisar e ajustar estratégias e identificar pontos de melhoria.
  • Automação de follow-up: envio de alertas para lembretes para a realização de ações, como retorno, propostas e visitas, evitando a perda de oportunidades de vendas.

Como Escolher Um Software De CRM?

Para escolher o melhor software CRM, o primeiro passo é identificar as necessidades das suas operações para, assim, definir os recursos essenciais para sua equipe.

Além disso, opte por sistemas que organizam e integram dados de maneira eficiente, para que a empresa possa ter uma visão clara das informações dos clientes. 

Somado a isso, o suporte oferecido pelo fornecedor também é essencial. Por isso, escolha sistemas que ofereçam uma série de canais de contato para que, assim, os profissionais obtenham suporte facilitado, sempre que precisarem. 

Outro cuidado importante é verificar a reputação da empresa no mercado e buscar indicações com outras empresas que utilizam software CRM. Dessa maneira, você investe em uma solução confiável e eficiente. 

Conclusão

Na hora de escolher o melhor software CRM para a sua empresa, conheça o sistema CRM da ADV, uma solução capaz de personalizar o atendimento e impulsionar resultados da sua empresa. 

Um dos grandes benefícios do nosso sistema de CRM é o monitoramento em tempo real das atividades de vendas, marketing e atendimento ao cliente, além de automatizar processos.

O CRM da ADV Tecnologia oferece integração completa com outras ferramentas e sistemas utilizados pela empresa, como plataformas de e-mail, sistemas de ERP e software de marketing digital e muito mais. 


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