O software CRM é uma tecnologia voltada para a gestão de relacionamento de clientes, projetado para possibilitar que empresas de diferentes tamanhos e setores possam oferecer um atendimento qualificado e uma experiência de compra mais satisfatória.
A vantagem é que o software CRM abrange todo o processo de venda e relacionamento com os contatos, desde a primeira interação com o prospect, fechamento de negócio e o pós-venda.
Leia o nosso artigo e compreenda o que é software CRM, como funciona, vantagens e como escolher a solução certa para a sua empresa.
O Que É Software De CRM?
Software CRM (Customer Relationship Management) é um sistema de gestão que quer dizer Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, em português.
Essa solução possui recursos que automatizam processos, que vão desde a prospecção, comunicação, segmentação, negociação, fechamento de negócios e pós-venda, além de integrar dados de maneira precisa e atualizar informações em tempo real.
Somado a isso, esse sistema armazena e gerencia dados de contato, como nome, telefone e e-mail, registra todas as interações dos clientes com a empresa, organiza informações e cria um histórico completo e integrado.
Histórico Do Software De CRM
O software CRM surgiu nas décadas de 1980 e 1990 para substituir a gestão de clientes que eram realizadas de forma manual pelas empresas, sendo motivado pelos avanços tecnológicos.
Nesse período, os processos de vendas e relacionamentos com clientes passaram a ser feitos em sistemas digitais de gestão de banco de dados, que evoluíram para soluções de automação de vendas, como o Sales Force Automation.
Nas próximas décadas, as tecnologias de CRM aprimoram seus recursos, incorporando diferentes funcionalidades, como comunicação multicanal, automação de marketing, análise de desempenho e geração de relatórios, atendendo às mudanças do mercado.
Qual É O Objetivo Do CRM?
O software CRM possui uma série de objetivos no processo de vendas de uma empresa, que vão desde o desenvolvimento de relacionamentos sólidos e duradouros com os clientes até a possibilidade de proporcionar interações personalizadas e integradas.
Além disso, esses sistemas também foram criados para melhorar a experiência de compra, aprimorar os processos de atração e fidelização de clientes, além de incentivar a retenção de contatos.
Como Funciona Um Software De CRM?
O software CRM opera por meio de uma plataforma integrada e centralizada, que automatiza tarefas de forma inteligente, evitando que os profissionais tenham que adotar procedimentos manuais para se relacionar com os clientes.
Esse sistema também realiza a organização de contas e contatos de maneira atualizada e em tempo, otimizando, assim, as etapas do processo de vendas, garantindo maior precisão e eficiência.
Quais As Vantagens Do Software De CRM?
Empresas de diversos setores e portes têm investido em software CRM em razão das inúmeras vantagens proporcionadas pelo sistema, que impactam diretamente na eficácia das operações de vendas.
Confira quais são elas:
- Aumento das vendas: aprimora a identificação e monitoramento de potenciais clientes, garantindo que os vendedores se concentrem nas melhores oportunidades.
- Processos otimizados: o software CRM possibilita a padronização e otimização de processos internos, assegurando que os vendedores estabeleçam relacionamentos mais sólidos e duradouros.
- Segurança e conformidade: esse sistema proporciona a proteção dos dados dos clientes com sistemas de segurança avançados, garantindo a conformidade com as normas vigentes.
- Decisões estratégicas e seguras: o fornecimento de dados precisos e detalhados permite a identificação de tendências e áreas de melhoria, além de possibilitar decisões mais acertadas.
- Maior satisfação do cliente: ao centralizar dados de históricos e interações anteriores, o software CRM permite respostas rápidas e eficazes, além de melhorar a experiência do cliente, garantindo maior satisfação.
Quais São Os Principais Tipos De CRM?
Com a evolução tecnológica, as empresas podem contar com diferentes tipos de software CRM, possibilitando a escolha da solução mais adequada para o perfil do seu negócio. Confira os modelos e CRM disponíveis no mercado:
CRM Para PME
O CRM para pequenas empresas é projetado para simplificar processos e para negócios que operam com equipes reduzidas. Normalmente, esse sistema oferece agilidade na implementação e exige baixo custo de adaptação.
Somado a isso, o CRM para PME também possui recursos que facilitam o acesso a métricas claras e apresenta um excelente custo-benefício para empresas de pequeno porte.
CRM Para Grandes Empresas
Grandes empresas também podem contar com um CRM projetado para operações maiores e mais complexas. Esse sistema possui um alto nível de integração, proporcionando a centralização de gerenciamento de dados de maneira eficiente, possibilitando decisões mais precisas com base em dados estruturados.
Ele também é capaz de personalizar a comunicação com leads e clientes, tornando os processos mais ágeis.
Quais As Principais Funcionalidades De Um Bom Software De CRM?
O software CRM é uma tecnologia abrangente, oferecendo uma série de funcionalidades para as operações empresariais e de relacionamento com os clientes.
Listamos abaixo as principais:
- Centralização de dados: possibilita o cadastro, armazenamento e gerenciamento de informações em tempo real.
- Gestão de vendas: acompanhar o desempenho dos vendedores e atividades com os clientes, além de disponibilizar métricas detalhadas sobre cada vendedor e time.
- Organização do funil de vendas: simplifica a visualização da posição de cada cliente na jornada de compra, otimizando estratégias.
- Acesso móvel: dados disponíveis em aplicativos que podem ser usados em celulares e tablets.
- Histórico de relacionamento: armazena dados precisos sobre interações com clientes, para atendimento mais personalizado.
- Relatórios completos: disponibiliza métricas atualizadas para analisar e ajustar estratégias e identificar pontos de melhoria.
- Automação de follow-up: envio de alertas para lembretes para a realização de ações, como retorno, propostas e visitas, evitando a perda de oportunidades de vendas.
Como Escolher Um Software De CRM?
Para escolher o melhor software CRM, o primeiro passo é identificar as necessidades das suas operações para, assim, definir os recursos essenciais para sua equipe.
Além disso, opte por sistemas que organizam e integram dados de maneira eficiente, para que a empresa possa ter uma visão clara das informações dos clientes.
Somado a isso, o suporte oferecido pelo fornecedor também é essencial. Por isso, escolha sistemas que ofereçam uma série de canais de contato para que, assim, os profissionais obtenham suporte facilitado, sempre que precisarem.
Outro cuidado importante é verificar a reputação da empresa no mercado e buscar indicações com outras empresas que utilizam software CRM. Dessa maneira, você investe em uma solução confiável e eficiente.
Conclusão
Na hora de escolher o melhor software CRM para a sua empresa, conheça o sistema CRM da ADV, uma solução capaz de personalizar o atendimento e impulsionar resultados da sua empresa.
Um dos grandes benefícios do nosso sistema de CRM é o monitoramento em tempo real das atividades de vendas, marketing e atendimento ao cliente, além de automatizar processos.
O CRM da ADV Tecnologia oferece integração completa com outras ferramentas e sistemas utilizados pela empresa, como plataformas de e-mail, sistemas de ERP e software de marketing digital e muito mais.
José Claudionor é CEO da ADV Tecnologia, com mais de 30 anos de experiência em sistemas de gestão inteligentes para indústrias e distribuidoras