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Ter um controle de vendas efetivo é essencial para empresas que desejam aprimorar os seus processos comerciais. 

Isso porque, esse monitoramento possibilita uma identificação mais eficiente dos níveis de negociação, contribuindo para o aumento do lucro e o faturamento do negócio. 

Ao adotar mecanismos de controle de vendas, é possível otimizar as rotinas comerciais, melhorar o relacionamento com os clientes, organizar as etapas de vendas e manter a equipe engajada.  

Neste artigo, vamos te dar dicas de como fazer um bom controle de vendas e como os resultados podem ser alavancados com essas mudanças. Vem com a gente!

Indice

O Que É Controle De Vendas?

O controle de vendas nada mais é do que a abrangência de diversos e diferentes processos e setores dentro de uma empresa, visando aprimorar o fluxo de vendas.

Isso vai desde o recebimento de matéria-prima, passando por um processo comercial, acompanhamento das rotinas dos vendedores até ao envio e recebimento pelo cliente.

De modo geral, fazer o acompanhamento e controle das vendas significa monitorar e registrar cada transição, além de supervisionar a equipe, analisar dados e criar as estratégias que buscam uma melhora contínua dos resultados.

Dessa forma, quando todo o processo de um controle de vendas é feito com eficiência, é possível obter uma maior abertura para identificar os gargalos operacionais, além de oportunidades para aumentar seus lucros.

Qual A Importância Do Controle De Vendas?

Ao ter um melhor controle de vendas, é possível adotar medidas que levam ao aumento do faturamento, já que os gestores conseguem engajar a equipe comercial, identificar produtos mais rentáveis, investir em ações de marketing para a captação de novos clientes e saber quais são os períodos de maior venda.

Além disso, esse controle também pode trazer outros benefícios para o processo comercial da sua empresa. Confira quais são eles:

Maior Controle De Estoque

Muitos gestores podem não saber, mas manter um bom controle de estoque pode garantir que a sua empresa tenha a quantidade necessária das mercadorias para a venda, atendendo, assim, à demanda dos clientes. 

Esse monitoramento também ajuda a evitar que alguns produtos fiquem parados, o que pode resultar em prejuízos.

Dessa forma, ao ter um controle de vendas efetiva, você pode facilitar a negociação com os fornecedores, além de programar seu estoque para épocas de aumento das vendas.

Melhor Controle Financeiro

O controle de vendas, aliado a um monitoramento efetivo do fluxo de caixa garante que a área financeira da organização fique sempre em dia.

Essa abordagem integrada possibilita que a sua empresa mantenha a saúde financeira, além de proporcionar uma visão abrangente da previsibilidade do fluxo de caixa futuro.

Com isso, os gestores podem fazer uma avaliação mais precisa do capital de giro disponível, permitindo a realização de investimentos certos que melhoram os resultados de vendas. 

Planejamento A Longo Prazo

O controle de vendas possibilita um conhecimento mais preciso sobre os produtos com maior apelo junto ao seu consumidor, além da época mais favorável de vendas. 

Com esses dados, é possível realizar um planejamento de compras mais eficiente e obter um melhor retorno financeiro.

Isso pode se estender por todas as áreas da empresa, o que permite que o empresário se programe tanto para os cortes de gastos, quanto para a contratação de novos colaboradores ou acordos internos.

Práticas Para Fazer Um Controle De Vendas Eficiente E Completo

Agora que já sabemos um pouco mais sobre o que é e por que é importante ter um bom controle de vendas, está na hora de mostrarmos algumas práticas.

Abaixo você confere com a ADV Tecnologia algumas delas:

1. Tenha Um Banco De Dados Dos Clientes

Qualquer gestor precisa saber quem são seus clientes, sua frequência de compras e a quantidade que consome. Por isso, ter uma base de dados dos seus consumidores é imprescindível para um controle de vendas eficiente.

Além disso, esse tipo de administração pode ajudar na hora de fazer orçamentos personalizados, entrar em contato quando um cliente fica sem comprar e identificar quem são fidelizados.

2. Analise Resultados Para O Controle De Vendas

Para administrar uma área tão importante da empresa é preciso estar atento aos números! Sempre cheque, ao menos uma vez na semana, os resultados de seus vendedores.

Desta forma, o gestor consegue ter uma noção de como está o ritmo da equipe e, caso esteja baixo, é possível pensar em formas de melhorar o desempenho dos vendedores. 

Além disso, é importante conhecer o custo de aquisição do seu cliente. Esse tipo de análise é necessária para um bom controle de vendas da sua empresa. 

Lembre-se sempre que, se para adquirir um cliente novo o valor tem sido alto, você precisa adotar outras estratégias para mudar esse cenário. 

3. Faça Uma Boa Comunicação Com Sua Equipe

Saiba que ruído na comunicação pode acarretar diversos problemas na empresa e dentro de um departamento comercial. 

Por isso, sempre converse com sua equipe e tenha uma frequência de reuniões para compreender as necessidades dos vendedores e as falhas no processo comercial. 

Não se esqueça que conhecer as principais dificuldades, discutir formas de melhorar os resultados e aumentar o faturamento da empresa é importante para qualquer negócio. 

4. Registre Suas Vendas

Pode até parecer muito básico, mas a verdade é que muitos empreendedores não possuem registros de todos os dados de suas vendas. Muitas empresas armazenam as informações de maneira desorganizada, improdutiva e até mesmo complexa.

Por isso, registre todas as informações sobre as operações de vendas realizadas pela empresa, como os dados completos dos produtos, formas de pagamento, quantidades de vendas, informações dos clientes, ticket médio, etc.

Ao ter esses dados em mãos, fica muito mais fácil realizar um controle de vendas preciso e eficiente, já que os gestores conseguem prever possíveis cenários de faturamento, compreender os períodos de sazonalidades, quais os fornecedores mais vantajosos, etc.

5. Defina Metas

Fica um pouco difícil ter um controle de vendas se você não souber aonde quer chegar, não é mesmo? Por isso, fazer planos estratégicos bem estruturados, com metas e prazos, é primordial.

Lembre-se de que as metas precisam ser mensuráveis, objetivas e claras. Então, comece analisando toda a situação do seu negócio, determine quais serão os pontos a serem melhorados, acompanhe as métricas de desempenho e saiba quais são os momentos certos para ajustar essas estratégias, para que seu objetivo seja alcançado.

6. Seja Parte Do Time

Além de realizar os treinamentos da sua equipe, esteja presente na rotina dos seus colaboradores. 

Acompanhe os resultados, procure entender quais vendedores são destaque e quais são aqueles que precisam de ajuda para melhorar o desempenho.

Entenda também todo o fluxo das vendas e as necessidades do time durante as negociações. Dê e escute os feedbacks para aproximar a relação com seu time de vendedores e contribua para o crescimento profissional de todos.

7. Crie Um Mapa De Fluxo De Vendas

Deixe claro e definido para sua equipe quais são exatamente as etapas de venda de uma empresa. Dessa forma, é possível criar um padrão para o processo e saber como fazer o controle de vendasCom um fluxo de vendas bem estruturado e organizado, todos saberão com clareza como devem agir.

Uma dica é incluir informações ou passo a passo da prospecção, apresentação da empresa, um modelo da proposta comercial, como agir no fechamento de um negócio e as possibilidades de um follow-up.

8. Faça Gestão Do Estoque

Já imaginou o vendedor da sua empresa realizar uma venda de um produto que já nem tem mais no estoque? 

Ou pior, imagine se ele deixar de oferecer um produto porque no sistema consta que ele já está esgotado, mas, na verdade, ele está parado lá no armazém.

Para evitar esse tipo de situação, ter um bom monitoramento de estoque pode ser o diferencial para que seu controle de vendas seja efetivo. 

Por isso, fazer o registro de todas as movimentações de entrada e saída das compras, saber quais foram os produtos mais vendidos e entre outras ações, pode auxiliar na gestão comercial da sua empresa.

Por Que Investir Em Tecnologias Para Controle De Vendas?

Para melhorar o controle de vendas do seu negócio, a tecnologia pode ser um grande aliado em seus processos. 

Isso porque, sistemas de gestão de vendas, por exemplo, possuem funcionalidades que organizam tarefas, oferecem uma gestão do relacionamento com os clientes facilitada, além de oferecer acesso a dados de mercado.

Somado a isso, soluções tecnologias também oferecem recursos, como dashboards, que centralizam informações e ajudam os gestores a definir prioridades da sua equipe de vendas. 

Quais As Principais Funcionalidades De Um Sistema De Controle De Vendas?

Um sistema de controle de vendas oferece diferentes funcionalidades para o setor comercial, permitindo uma gestão muito mais eficiente. Confira as principais:

Controle De Clientes

Um dos recursos mais importante de um software de controle de vendas é a gestão de clientes, pois essa solução centraliza os dados dos clientes, possibilitando que toda a equipe acesse informações de maneira facilitada. 

Dessa forma, sua empresa pode oferecer um atendimento mais rápido e adaptado às necessidades do cliente, aumentando a experiência de compra. 

Além disso, um sistema de vendas eficiente permite ainda o acompanhamento pós-venda, possibilitando upselling e cross-selling, além de gerar indicações. 

Comunicação Eficiente Entre As Equipes

Recursos de comunicação também são funcionalidades presentes em um sistema de gestão de vendasNesse sentido, essas soluções permitem o envio de lembretes para a equipe sobre reuniões, prazos e propostas, por meio de notificações via e-mail e aplicativos. 

Sem contar que os vendedores também podem visualizar tarefas em um calendário que ajuda a organizar melhor as atividades.

Visualização Facilitada De Negócios Em Fechamento

Uma solução de controle de vendas também oferece análises automáticas e relatórios detalhados sobre a performance de vendas da equipe.

Com isso, os gestores podem identificar as melhores oportunidades de negócios, possibilitando que a equipe concentre esforços onde há maior potencial de retorno, melhorando a eficácia das vendas.

Análise Dos Resultados Dos Negócios

A análise de resultados é também um recurso de um software de vendas. Por meio de avaliações precisas sobre o desempenho de vendas, é possível compreender quais ações estão funcionando e identificar áreas que precisam de melhorias.

Essas informações auxiliam no monitoramento de métricas importantes, como taxas de conversão, volume de vendas e desempenho individual dos vendedores para tomar decisões mais informadas.

Quais Os Indicadores É Possível Monitorar No Sistema De Controle De Vendas?

Um sistema de controle de vendas permite o monitoramento dos seguintes indicadores:

  • Taxas de conversão: mede a eficácia da empresa em transformar prospect em clientes;
  • Valor médio da transação: representa quanto cada cliente gasta em média por compra;
  • CAC — Custo de Aquisição do Cliente: apresenta os gastos para conquistar novos clientes e se eles superam os lucros gerados.
  • Número de vendas por vendedor: analisa o desempenho individual dos vendedores;
  • LTV — Lifetime Value: valor total que um cliente gera durante seu relacionamento com a empresa;
  • Churn Rate: mede a porcentagem de clientes que cancelam serviços.

Quais São Os Melhores Softwares Para Controle De Vendas?

Hoje em dia, o mercado oferece as mais diversas soluções para controle de vendas. Um dos softwares mais completos do mercado é o  sistema de Força de Vendas da ADV Tecnologia, que possui funcionalidades que facilitam o gerenciamento e atualização de informações de clientes.

O nosso sistema permite que os gestores e vendedores possam consultar um histórico de pedidos, além de receber notificações sobre queda de vendas ou clientes sem atividade, 

Com o sistema da ADV, a equipe de vendas tem acesso a análise de dados do funil de vendas, além de priorizar contatos que têm mais chances de venda. 

Os vendedores podem realizar ainda agendamentos de follow-ups e receber relatórios automáticos completos sobre o desempenho das vendas. 

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Como Escolher Os Softwares Para Controle De Vendas?

Para escolher os melhores sistemas para controle de vendas, os gestores precisam ficar atentos a alguns aspectos importantes. 

O primeiro cuidado é definir o objetivo da empresa ao implementar uma solução de vendas que otimize a rotina do seu time de vendas na atração, desde a pré-venda até o pós-venda. 

Além disso, considere também o orçamento disponível para a contratação de um sistema, pois, assim, é possível encontrar a solução que possui o melhor custo-benefício.

Não se esqueça de avaliar as funcionalidades oferecidas pelo sistema e como é realizada a integração do softwares com as soluções já usadas pela sua empresa. 

Priorize sempre aquelas soluções de controle de vendas que oferecem um suporte completo e treinamentos regulares sempre que houver atualizações no sistema. 

É importante considerar ainda as opções de personalização e escalabilidade do sistema, além da usabilidade da interface, que deve ser amigável e intuitiva para os usuários. 

Pesquise também a reputação da empresa e a segurança oferecida pela ferramenta, garantindo que os dados da sua empresa estão protegidos. 

Tenha Um Software De Gestão Para Gerenciar Suas Vendas

Muitas empresas investiram e comprovaram que com o auxílio de um software de gestão o controle de vendas ficou ainda melhor. 

Um sistema irá auxiliar em todos os processos dessa área e ainda apontar riscos e oportunidades para o seu negócio, por exemplo.

Uma ferramenta como o ERP irá possibilitar o bloqueio de vendas para clientes inadimplentes, oferecerá relatórios gerenciais e ainda um histórico de seus consumidores, como últimas compras de determinado produto.

Conclusão

O controle de vendas pode trazer diversos benefícios a sua empresa, além de garantir que outros processos sejam realizados com mais assertividade. Na hora de investir na melhor solução para a sua área comercial, conheça o sistema de Força de Vendas da ADV Tecnologia.

Nossa solução oferece recursos modernos para gerenciar e atualizar informações de clientes, garantindo dados precisos e evitando a perda de oportunidades. 

Com a capacidade de consultar o histórico de pedidos, os vendedores acompanham todo o processo comercial e também recebem alertas inteligentes sobre clientes inativos ou com queda nas compras, ajudando a aumentar a satisfação e a lucratividade.


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