A conciliação bancária é um procedimento que faz a comparação do controle financeiro interno da empresa com os registros de entradas e saídas detalhadas no extrato bancário do período.
Esse processo é fundamental para que os gestores possam conhecer com clareza o saldo bancário para garantir que todas as operações financeiras sejam registradas de forma correta.
Além disso, a conciliação também contribui com a identificação e a correção de erros, prevenindo fraudes e assegurando que os recursos sejam usados conforme o planejamento financeiro da empresa.
Quer entender o que é conciliação bancária e como realizar esse procedimento de forma correta? Vem com a gente!
Indice
O Que É Conciliação Bancária?
A conciliação bancária consiste em comparar os registros financeiros internos da empresa com as transações da conta bancária para garantir que todas as entradas e saídas de recursos sejam feitas conforme o extrato do período.
Esse processo possibilita um maior alinhamento entre as despesas, recebimentos e saldo disponíveis, pois os gestores conseguem identificar divergências entre o planejamento financeiro e o que foi, de fato, realizado.
Qual A Função Da Conciliação Bancária?
A função da conciliação bancária é assegurar que os dados financeiros estejam corretos, verificando se realmente o saldo disponível corresponde com o registrado interno da companhia.
Além disso, esse procedimento também serve para detectar fraudes internas, controlar as movimentações financeiras, garantir a precisão do saldo bancário e aprimorar o planejamento orçamentário.
Por Que Fazer Conciliação Bancária?
A realização da conciliação bancária na sua empresa é importante, principalmente, porque ela vai além apenas do monitoramento de receitas, tendo como finalidade também a identificação de fraudes ou erros, como acabamos de mencionar.
Além disso, ela também torna a comunicação contábil muito mais precisa, evitando perdas imediatas, garantindo que o planejamento estratégico e o controle financeiro estejam alinhados.
Quais As Vantagens Da Conciliação Bancária Para Sua Empresa?
A implementação de uma rotina de conciliação pode trazer muitos benefícios para a gestão financeira e contábil da sua empresa. Confira quais são eles:
- Previsão de Fluxo de Caixa: esse processo ajuda a evitar falências, já que possibilita uma visão precisa das entradas e saídas futuras.
- Saldo Atualizado: faz a correção rápida de saldos desatualizados e considera atrasos em pagamentos.
- Planejamento Orçamentário: simplifica e agiliza as análises financeiras com integração aos sistemas bancários de forma automática
- Controle de Movimentações: proporciona um controle completo e ágil das transações financeiras, mesmo as não registradas na contabilidade.
Quem Faz A Conciliação Bancária?
A conciliação bancária, normalmente, é feita pelo setor financeiro ou contábil de uma empresa. Nesse caso, ela é executada por um analista financeiro ou contador, podendo variar de acordo com a estrutura, complexidade e do tamanho da companhia.
No caso de empresas maiores, é normal que esse processo seja feito por uma equipe dedicada e exclusiva. Em empresas menores, em muitos casos, o próprio proprietário ou gerente financeiro executa a conciliação bancária.
Qual O Período Ideal Para Fazer Conciliação Bancária?
A frequência da conciliação pode variar de acordo com o tipo e o volume de operações da companhia. Comércios com um alto volume de transações diárias, como lojas físicas, por exemplo, devem realizar a conciliação todos os dias.
Já no caso de empresas com menos transações, porém com um ticket médio elevado, devem fazer a conciliação mensal ou trimestral.
Qual A Diferença Entre Conciliação Bancária E Fluxo De Caixa?
Os procedimentos de fluxo de caixa e conciliação bancária, embora sejam semelhantes, têm diferenças significativas.
Como explicamos, esse processo faz a comparação dos registros internos da empresa com os lançamentos do extrato bancário.
Já o fluxo de caixa realiza o registro de todas as entradas e saídas financeiras, um importante controle interno da empresa para acompanhar as movimentações de recursos e avaliar a saúde financeira e a lucratividade da empresa.
Quais As Ferramentas Podem Ser Usadas Para Conciliação Bancária?
O processo de conciliação bancária pode ser feito por meio de planilhas em excel, que possibilita a inserção de dados financeiros, o monitoramento e categorização das movimentações bancárias, ajudando a controlar gastos e recebimentos.
Contudo, mesmo para empresas menores, essa abordagem manual não é recomendada, pois é propensa a erros e pode ser trabalhosa.
O ideal é utilizar sistemas de gestão financeira (ERP), que oferecem monitoramento e controle mais eficazes, além de automatizar o processo de conciliação, diminuindo erros e economizando tempo das equipes.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é conciliação bancária e a sua importância na gestão financeira da sua empresa, lembre-se que a melhor maneira de otimizar esse processo é com a implementação de um ERP.
Os sistemas de gestão fazem a integração de dados financeiros, facilitam a análise detalhada das movimentações e disponibilizam relatórios precisos, permitindo um entendimento preciso da saúde financeira da empresa.
Na hora de contratar a melhor solução para a sua empresa, conheça a solução da ADV Tecnologia, que oferece controle financeiro de forma simples e prática, oferecendo um painel intuitivo para as análises financeiras, incluindo os custos da sua empresa.
Nosso sistema oferece diversas funcionalidades, como controle de estoque, de produção, vendas, emissão de boletos e nota fiscal, força de vendas, integração, relatórios gerenciais e muito mais. Acesse o site e conheça mais sobre o nosso software de gestão financeira.
José Claudionor é CEO da ADV Tecnologia, com mais de 30 anos de experiência em sistemas de gestão inteligentes para indústrias e distribuidoras