Quase sempre a rotina dos proprietários ou gestores de empresa é dividida entre as tarefas diretamente ligadas ao aumento de faturamento e receitas, e atividades administrativas voltadas ao funcionamento dos processos internos. O problema disso é que ao não focar nas estratégias de vendas e gastar muito tempo com processos internos, o empresário deixa de planejar como melhorar os resultados da empresa de maneira geral.
Um exemplo disso é que especialistas em tributação afirmam que o brasileiro gasta 110 dias somente para organizar e ficar em dia com suas entregas fiscais. Ao mesmo tempo, uma pesquisa da empresa Docurated, apontou que apenas 1/3 do tempo dos vendedores é utilizado no relacionamento direto com os clientes, os outros 2/3 são usados com atividades administrativas, criação de relatórios de vendas para a gerência, criação de conteúdos e de apresentações para os clientes e outras atividades.
Ou seja, a cada mês apenas 7 dias úteis são usados para o cliente, os demais vão para atividades que não estão focadas diretamente em aumento das vendas. Consegue imaginar o que ocorreria se a proporção de dias gastos com cada atividade fosse o inverso?
Para mudar esse cenário em sua empresa, listamos algumas dicas que vão permitir que você tenha foco total nas estratégias de vendas, mas sem descuidar da gestão e da burocracia necessária para o seu sucesso. Confira:
Indice
1. Invista em um sistema de gestão
81% das empresas no mundo utilizam um sistema de gestão empresarial para otimizar seus processos internos, diminuir o retrabalho e aumentar sua capacidade de atender aos clientes, no menor tempo possível, segundo o relatório anual da Panorama Consulting. Sendo que 11% dos gestores dessas empresas afirmaram, na mesma pesquisa, que o aumento da confiabilidade dos dados gerados em seus processos e o aumento de produtividade, foram os principais benefícios apurados com a implantação de um sistema de gestão.
Por isso, a primeira e principal dica de como melhorar o resultado da empresa é: contrate um sistema de gestão empresarial que permita integrar as áreas, diminuir os retrabalhos, aumentar a produtividade e, com isso, deixe que você gaste menos tempo com tarefas e processos internos, sem abrir mão da certeza de que sua empresa está no caminho certo quanto às finanças, gestão de compras e gestão de estoque, por exemplo.
2. Como melhorar os resultados da empresa: automatize processos paralelos
Quantos processos você realiza manualmente que poderiam ser automatizados? Por exemplo, você precisa comunicar seu time financeiro sobre a compra que um novo cliente realizou, para que eles emitam a nota fiscal no sistema da Sefaz, o boleto no site do banco e depois enviem essas informações via e-mail para o cliente? E se eles não virem seu e-mail, o que acontece?
Processos como emissão de boletos, controle de níveis de estoque, lista de contas a pagar e a receber em um dia, relação de clientes inadimplentes, emissão de ordens para distintos setores que precisam enviar um produto para o cliente, são aperfeiçoados e melhorados com o uso de um sistema de gestão. Portanto, automatizar os processos é uma das dicas essenciais de como melhorar os resultados da empresa.
3. Foque naquilo que dá mais resultados
Ter dados mais confiáveis e utilizar um modelo de gestão que investe nas estratégias que geram melhores resultados também é fundamental.
Bons sistemas de gestão enviam alertas sobre riscos ou oportunidades encontradas em sua empresa, com base nos dados que são inseridos diariamente no software. Por exemplo, você pode configurar o sistema para informá-lo automaticamente sobre prazo de validade de produtos, necessidade de solicitação de novos pedidos aos seus fornecedores, clientes que deixam de enviar pedidos e que podem ser considerados inativos em sua empresa ou avisar de clientes inadimplentes.
Quantas horas seriam liberadas de seu dia se você pudesse parar de analisar esses dados e focar nas estratégias de vendas que geram melhores resultados para a sua empresa?
4. Como melhorar os resultados da empresa: defina e controle as métricas de sua empresa
Aqui no blog já falamos sobre os indicadores de performance (KPIs) que devem ser calculados e medidos na sua gestão de estoque, financeira e até nas tarefas cotidianas de seus colaboradores para aumentar a produtividade deles.
Agora imagine cuidar das estratégias de vendas, dar atenção ao cliente e ainda apurar as métricas que formam esses indicadores, analisá-los e definir formas para melhorá-los… seria impossível, não é mesmo?
O uso de um sistema de gestão permite que você defina o tipo de dado que deseja coletar, configure o sistema para capturá-los no momento em que seus colaboradores estão realizando suas tarefas cotidianas e depois entregue gráficos e informações de maneira automática e atualizada sobre as métricas que são necessárias para melhorar os resultados da empresa.
5. Destaque-se frente aos concorrentes
Criar um processo de vendas automatizado, com uma boa definição das tarefas, prazos para realizá-las e os passos que serão dados tanto pelo vendedor quanto pelo cliente em cada etapa da jornada de compra é o ideal para melhorar os resultados da empresa.
Investir em um software de gestão empresarial é uma das melhores formas de aumentar sua produtividade, controlar todas as áreas de sua empresa por meio de indicadores e ainda se destacar em seu segmento ao oferecer uma experiência de compra diferenciada para seus clientes.
A outra maneira seria avaliar, com o apoio do ERP, quais estratégias de venda geram os melhores resultados e possuem as melhores taxas de sucesso e de conversão de leads em clientes e, assim, deixar de perder dinheiro com aquelas que não são tão rentáveis para o seu negócio.
José Claudionor é CEO da ADV Tecnologia, com mais de 30 anos de experiência em sistemas de gestão inteligentes para indústrias e distribuidoras