Com os avanços tecnológicos e o fácil acesso às informações, só não aprimora a qualidade dos serviços quem não quer. E um dos pontos em que os empreendimentos podem sobressair-se é na proximidade com o consumidor. Por isso, neste artigo trouxemos 4 dicas de como melhorar o atendimento ao cliente e usar esse benefício a favor de sua empresa.
Indice
Compreenda o que o cliente precisa ou deseja
Para que o atendimento aos clientes seja feito de maneira correta, a equipe de vendas de um estabelecimento precisa estar disposta e preparada para ouvir o que o consumidor tem a dizer. Isso é crucial para saber o que e como vender sem que fique parecendo que a sua organização está “empurrando” produtos ou serviços. Agindo dessa forma, haverá maior satisfação, eficiência e agilidade nos processos comerciais.
Ofereça atenção em todas as etapas da venda
Alguns vendedores têm o péssimo hábito de se mostrarem disponíveis e atenciosos somente até o momento em que o cliente decide efetivar a compra. Quando um atendente para de dar atenção ao consumidor assim que ele vai ao caixa, perde-se boa parte das chances de se estabelecer um bom relacionamento.
Afinal, o comprador quer se sentir único, sentir que é importante para a empresa, e não simplesmente uma fonte de boas comissões no final do mês. Para realizar um bom atendimento e garantir a fidelização, esteja presente em todas as etapas da venda, inclusive no pós-venda.
Saiba que ser simpático e educado é essencial, mas não é suficiente
Para realizar um bom atendimento, é necessário que o vendedor seja capaz de entender o cliente. E, para que ele consiga ter essa compreensão, simpatia e educação não bastam! É claro que esses comportamentos são essenciais para cativar o consumidor, e oferecem uma boa abertura para que a venda aconteça. Porém, sozinhos, eles não são capazes de suprir todas as necessidades deste processo comercial. Treinamentos e outras qualificações são imprescindíveis para aprimorar constantemente o trabalho.
As empresas devem identificar quais são seus pontos fortes e usá-los como um diferencial competitivo. É importante também que elas não negligenciem os benefícios das tecnologias e incorporem-nas no ambiente de trabalho para aumentar, ainda mais, a performance dos vendedores.
Como melhorar o atendimento ao cliente com um sistema de gestão
Quanto mais informações você conseguir reunir sobre o seu cliente, melhores serão os resultados no caixa ao final do mês. Mas como fazer isso? Softwares de gestão são fundamentais nesse processo, pois eles permitem que o histórico das compras seja armazenado, assim como dados adicionais que o vendedor achar importante. Dessa maneira, a empresa poderá ser proativa e oferecer algum item complementar à última venda, por exemplo.
Confira também como um ERP pode te ajudar no atendimento ao cliente.
José Claudionor é CEO da ADV Tecnologia, com mais de 30 anos de experiência em sistemas de gestão inteligentes para indústrias e distribuidoras