Um dos maiores objetivos de todo empreendedor é tornar o seu negócio ainda mais competitivo no mercado. Em oportunidades que o gerenciamento da cadeia de suprimentos é bem realizado, os resultados da empresa são aprimorados e passam a competir com grupos sólidos, fator que potencializa as vantagens desta estratégia.
Entretanto, muitas ações podem comprometer o processo que, aqui no Brasil, também é conhecido como supply chain. Em alguns casos, a gestão dos recursos e logística colocam em risco os lucros empresariais, além da saúde financeira de organizações.
Quer entender o que é cadeia de suprimentos, principais componentes e exemplos? Confira o nosso artigo e encontre também dicas essenciais que contribuem com a otimização da cadeia de suprimentos, garantindo os melhores resultados para a sua empresa.
Indice
Afinal, O Que É Cadeia De Suprimentos?
A cadeia de suprimentos, chamada também de supply chain, em inglês, é um grupo de iniciativas logísticas relacionadas à produção, ao armazenamento e ao setor de transporte em uma empresa ou indústria.
Ações como aquisição de matéria-prima, gerenciamento de estoque e a forma como a mercadoria é transportada ao consumidor final, fazem parte da cadeia de suprimentos.
De toda forma, o conceito de supply chain management não deve existir apenas em teoria. Para ele ser aplicado nas rotinas empresariais, o cuidado com a integração de diferentes setores deve existir, incluindo um planejamento minucioso de rotinas.
Para Que Serve A Cadeia De Suprimentos?
A cadeia de suprimentos serve como um instrumento para otimizar a eficiência operacional, reduzir custos, melhorar a visibilidade e agilidade, além de garantir a qualidade dos produtos e a satisfação dos clientes.
Isso acontece porque a cadeia de suprimentos atua na gestão eficiente e integrada de todos os processos produtivos, desde a produção até a entrega de produtos ou serviços aos consumidores finais. Com isso, ela também serve como um impulsionador para melhorar a competitividade e o sucesso da empresa.
Quais Os Tipos De Cadeia De Suprimentos?
Existem diferentes tipos de cadeias de suprimentos, sendo que cada uma adaptada às características e necessidades do mercado e do setor de atuação.
No caso da cadeia de suprimentos integrada, ela promove a colaboração estreita entre os diversos agentes envolvidos, buscando eficiência e compartilhamento de dados de maneira eficiente e em tempo real.
A cadeia de suprimentos enxuta é uma estratégia que tem foco na minimização de desperdícios e no aumento da eficiência operacional.
Enquanto isso, a cadeia de suprimentos ágil é caracterizada pela flexibilidade e rápida resposta às mudanças no ambiente de mercado. Já a cadeia de suprimentos responsiva destaca-se pela personalização e rápida adaptação às demandas específicas do cliente.
Qual A Importância Da Cadeia De Suprimentos?
Em setores em que o dinamismo é predominante, a cadeia de suprimentos possui um papel ainda mais importante na gestão empresarial, principalmente, porque essas ações possibilitam a integração e coordenação eficiente de todas as etapas de um processo empresarial.
Sendo assim, este sistema é essencial na otimização dos processos logísticos, na redução de custos, na melhoria na qualidade dos produtos e serviços, .
Além disso, a cadeia de suprimentos também proporciona um aumento da visibilidade operacional e resposta ágil às demandas do mercado.
Ao ter uma rede integrada que foca na colaboração entre fornecedores, fabricantes, distribuidores e varejistas, a cadeia de suprimentos ganha relevância também na satisfação do cliente, promovendo o sucesso sólido da empresa em um cenário empresarial dinâmico.
Como Funciona Uma Cadeia De Suprimentos?
A cadeia de suprimentos funciona como um sistema interligado que gerencia o fluxo de materiais, dados e serviços, desde a origem até o consumidor final. Esse processo tem início com a aquisição de matérias-primas pelos fornecedores que, depois, são convertidas em produtos finais.
Em seguida, a cadeia de suprimentos ganha uma nova etapa, que é a distribuição das mercadorias por meio de uma rede de transporte e armazenagem até os varejistas e, depois, até os consumidores.
A partir desta sistemática, são compartilhados dados precisos sobre as demandas, estoques e movimentações, promovendo, assim, uma coordenação eficiente.
Quais Os Principais Elementos Da Cadeia De Suprimentos?
A gestão da cadeia de suprimentos envolve os mais diferentes componentes, que tornam o fluxo de produtos e informações muito mais eficientes.
Sua estrutura é composta por fornecedores, que fazem o fornecimento de matérias-primas; os fabricantes, que transformam essas matérias-primas em produtos; os distribuidores, responsáveis pela armazenagem e transporte dos produtos. Nessa cadeia, temos ainda os varejistas, que vendem os produtos para os consumidores finais; e, por fim, os próprios consumidores.
Quais Etapas Da Cadeia De Suprimentos?
A cadeia de suprimentos é composta por diversas etapas:
- Compra de insumos pelos fornecedores;
- Fabricação dos produtos pelos fabricantes.;
- Armazenamento das mercadorias;
- Chegada aos varejistas;
- Disponibilização para os consumidores finais.
Em todas as etapas citadas acima, a cadeia de suprimentos envolve ainda a gestão de estoques, armazenamento e logística.
Quer melhorar a gestão da cadeia de suprimentos da sua empresa? Conheça as soluções de controle de estoque e logística da ADV Tecnologia
Qual É O Foco Da Cadeia De Suprimentos?
Existem diversos benefícios que a cadeia de suprimentos oferece para as empresas que adotam esta estratégia, como já mencionamos.
Contudo, especialistas em gestão empresarial destacam o aumento das vendas, ocasionado pela satisfação do público final; afinal de contas, quando planejada de forma eficiente e bem aplicada, a supply chain é responsável por fatores como:
- redução de valores e custos;
- investimentos em qualidade de mercadorias;
- agilidade nas entregas, entre outros pontos positivos.
Outro foco da cadeia de suprimentos é garantir o controle eficaz do relacionamento com fornecedores. Para otimizar a gestão da supply chain, o simples monitoramento de preços e prazos de entrega não é o suficiente, sendo necessária a adoção de programas de desenvolvimento empresariais mais complexos, com ferramentas personalizadas.
Neste sentido, estabelecer processos e uma política de desenvolvimento de fornecedores, envolve a adoção de certificações de qualidade, constante atualização e práticas sustentáveis. Além disso, deve existir o monitoramento frequente das atividades.
Qual É A Relação Entre Supply Chain E Logística?
Os setores de supply chain e logística estão diretamente ligados, sendo que a logística é uma parte essencial da cadeia de suprimentos.
Para você entender, enquanto a supply chain abrange um escopo mais amplo, desde a compra de matérias-primas até a entrega final ao cliente, a logística tem uma finalidade específica, que é a gestão eficiente do fluxo de bens e serviços.
Nesse sentido, a logística inclui o transporte, armazenamento, gestão de inventário e distribuição, sendo essencial na coordenação de todas as fases da cadeia de suprimentos.
Quais São As Características Da Supply Chain?
As cadeias de suprimentos são reconhecidas, em muitos momentos, pelos principais benefícios que uma empresa alcança ao adotá-las. Entretanto, antes de colher ótimos resultados, uma supply chain eficiente apresenta as seguintes características:
- a cadeia de suprimentos divulga as métricas analisadas: controle de estoque, crescimento, ROI e margem operacional;
- Fluxo de Produtos: com o controle das mercadorias, desde a produção até a entrega, a cadeia de suprimentos é mantida;
- Fluxo de Dados: a gestão da informação é essencial para a supply chain; afinal, existem ali dados empresariais, de fornecedores e clientes;
- Fluxo Financeiro: por último, mas não menos importante, a cadeia de suprimentos caminha lado a lado com o setor financeiro empresarial.
Confira outras características relevantes da cadeia de suprimentos:
Aprimorar Processos Internos Da Gestão Da Cadeia De Suprimentos
É de essencial importância o aumento no nível de exigência de fornecedores e parceiros, quando o objetivo da cadeia de suprimentos é conquistar melhores resultados.
De todo modo, as mudanças que uma boa gestão de supply chain oferece só são eficazes caso os processos internos da empresa sejam analisados, controlados e, de fato, aprimorados no dia a dia.
Para isso, os gestores devem buscar soluções que auxiliem no crescimento da produtividade, contribuir com a redução de custos e desperdícios, além do corte e eliminação de etapas desnecessárias, incluindo melhores práticas de mercado às empresas.
Otimizar A Previsão De Demandas
Uma das melhores maneiras para garantir bons resultados em vendas, incluindo a redução de custos com estoque de matéria-prima e mercadorias, são as análises assertivas em relação à previsão de demandas.
Desta forma, é preciso analisar o histórico das vendas, melhorar a comunicação com outros setores, como a área comercial — o que pode contribuir também com informações mais precisas relacionadas à busca dos clientes — e ainda, destacar a sazonalidade dos produtos.
Promover A Integração Entre Os Elos Da Cadeia
Para otimizar uma cadeia de suprimentos, é primordial o compartilhamento de informações com métodos seguros.
Para isso, a empresa deve manter a comunicação fluida entre os diferentes setores, e precisa também se certificar de que seus parceiros e fornecedores estão atualizados quanto ao planejamento, o que contribui com a troca de dados em tempo real.
Como exemplo, nos dá ADV Tecnologia, destacamos o momento em que a previsão de demanda é realizada. Nesta fase da produção, os fornecedores de matérias-primas e produtos precisam ser acionados, garantindo assim, necessidades supridas.
Enquanto isso, os fornecedores de embalagem devem estar cientes da quantidade requerida para a produção necessária, além dos prazos limites para entrega.
Já a equipe de estoque, deve ser comunicada quanto ao volume de recebimentos. O setor de vendas, por sua vez, com a programação já em mãos, deve estar pronto para acionar a logística, que possui as rotas de entrega e a necessidade dos veículos para distribuição.
Percebeu a importância dos elos em uma cadeia de suprimentos e como ela envolve parceiros e fornecedores de uma empresa?
Além disso, ela também define medidas que contribuem com os resultados internos; por isso, é preciso também planejar e monitorar as ações que envolvem outros integrantes dessa rede.
Desta forma, é possível encontrar resultados que impactam positivamente todo o processo da produção – desde a busca inicial de matéria-prima, até mesmo a entrega do produto final para o consumidor.
Gestão Da Cadeia De Suprimentos Com Sistema ERP
A tecnologia é uma grande aliada para a gestão da cadeia de suprimentos, tornando-a ao mesmo tempo, ainda mais eficiente e com custos reduzidos.
Você conhece um sistema de alto nível no mercado, que analisa as informações da supply chain de maneira automática e dispara alertas aos gestores, parceiros, fornecedores e demais segmentos envolvidos neste processo?
O Advanced Business ERP, como é conhecido o Sistema ERP para Indústrias, por exemplo, é especialmente desenvolvido para empresas que visam uma solução completa, sem complicações no controle da ferramenta.
Quais Os Problemas Recorrentes Ao Lidar Com A Cadeia De Suprimentos?
Ao lidar com a cadeia de suprimentos, é possível que surjam diversos problemas que, inclusive, podem impactar a eficiência operacional e a satisfação do cliente.
Isso acontece porque essa rede é complexa, já que envolve diferentes agentes, como rede de fornecedores, fabricantes, distribuidores e varejistas, o que torna essa gestão um verdadeiro desafio, como, por exemplo, a falta de visibilidade e coordenação, que podem resultar em excessos de estoque ou a falta.
Outros problemas estão relacionados à volatilidade na demanda, mudanças climáticas, interrupções na cadeia de suprimentos global e questões logísticas, como atrasos no transporte.
Podemos citar ainda problemas como a qualidade dos produtos, riscos regulatórios e desafios na integração de sistemas tecnológicos.
Mas saiba que esses desafios podem ser vencidos a partir de uma abordagem proativa, investimento em tecnologias avançadas, a colaboração entre parceiros e ações de mitigação de riscos.
Como Gerir A Cadeia De Suprimentos?
A gestão da cadeia de suprimentos requer uma estratégia abrangente para coordenar todas as etapas do processo, desde a obtenção de matérias-primas até a entrega ao consumidor final.
Sendo assim, para gerir a cadeia de suprimentos de forma eficiente, é preciso ter parcerias sólidas com fornecedores confiáveis, além de investir em tecnologias avançadas, como softwares de gestão, por exemplo, que reúnem dados, rastreiam movimentações e oferecem dados em tempo real.
É importante que haja também a otimização de processos logísticos e a gestão estratégica de inventário, além de uma estreita colaboração de todos os participantes da cadeia.
Tenha uma rotina de análise de dados para prever demanda e identificar padrões, além de ter estratégias flexíveis para se adaptar às mudanças no mercado.
Lembre-se que a gestão da cadeia de suprimentos exige uma abordagem proativa, inovadora e flexível para assegurar a qualidade, a agilidade e a eficiência em todas as etapas do processo.
Otimize a gestão da cadeia de suprimentos da sua empresa. Conheça os recursos do sistema de estoque da ADV Tecnologia
Conclusão
Gostou de conhecer a fundo a cadeia de suprimentos e as ferramentas necessárias para alcançar ótimos resultados empresariais? Siga de olho nos conteúdos completos que publicamos semanalmente aqui no blog e até a próxima!
Aproveite também e conheça as soluções da ADV Tecnologia para a gestão da cadeia de suprimentos da sua empresa.
José Claudionor é CEO da ADV Tecnologia, com mais de 30 anos de experiência em sistemas de gestão inteligentes para indústrias e distribuidoras