O balanço financeiro é uma metodologia que proporciona uma visão completa, clara e objetiva sobre o cenário econômico de uma empresa, mostrando a realidade financeira de maneira fiel.
Essa apresentação é feita a partir da compilação, análise e comparação de todas as receitas, despesas, recebimentos e pagamentos em um determinado período, documentando todos os fluxos de dinheiro, fundamentais para a operação da organização.
Quer entender o que é balanço financeiro, importância e como realizar esse processo de forma correta? Vem com a gente!
Indice
O Que É Balanço Financeiro?
O balanço financeiro é uma ferramenta usada para monitorar a saúde financeira de uma empresa, permitindo uma avaliação minuciosa sobre o progresso das receitas, despesas, pagamentos e recebimento.
Todas as informações financeiras coletadas são consolidadas em um relatório que oferece uma visão geral da situação financeira. Dessa forma, é possível compreender qual é o desempenho da companhia em diferentes áreas, como vendas, estoque, logística, etc.
Qual É A Finalidade Do Balanço Financeiro?
O balanço financeiro é um relatório que tem diferentes funções, porém, todos relacionados com a eficiência da gestão financeira de uma empresa.
Nesse sentido, esse método de análise serve para identificar áreas e aspectos fortes e fracos na administração de uma companhia, que são informações essenciais para a elaboração de estratégias e planejamento orçamentário.
Além disso, esse documento também permite que os gestores tenham uma visão abrangente sobre a evolução do negócio, o que permite a tomadas de decisão mais fundamentadas e a escolha de soluções mais eficazes para os possíveis desafios no futuro.
O balanço financeiro também serve para assegurar a conformidade da empresa com a Lei 6.404/76, que determina que todos os negócios apresentem suas demonstrações financeiras.
Quais São Os Tipos De Balanço?
Há diferentes tipos de balanço, que são os seguintes:
- Balanço financeiro: faz uma análise da situação financeira da empresa, abrangendo componentes, como receitas, despesas, saldos, pagamentos e recebimentos em um período.
- Balanço patrimonial: considera os ativos e passivos da empresa, incluindo bens e fontes de recursos, dívidas e obrigações.
- Balanço orçamentário: faz a comparação do orçamento previsto com o real, revelando se a companhia está com superávit, déficit ou em equilíbrio financeiro.
Qual A Importância Do Balanço Financeiro Para O Seu Negócio?
Esse relatório é um instrumento essencial para apresentar a saúde financeira, já que ele traz uma visão abrangente do desempenho da companhia em um período, permitindo um planejamento completo e preciso sobre o ano seguinte com base em dados reais e fiéis.
Realizar o balanço financeiro contribui para o controle das finanças da empresa, evitando gastos excessivos e simplificando a gestão orçamentária.
Qual É A Diferença Entre O Balanço Financeiro E O Patrimonial?
O balanço financeiro concentra-se na análise dos resultados e retornos financeiros, que abrangem receitas, despesas, recebimentos, saldos e pagamentos em um período específico, usando também para definir o índice de superávit e analisar o equilíbrio financeiro de uma empresa.
Em contrapartida, o balanço patrimonial é um relatório que detalha o estado do patrimônio da empresa, que incluem seus ativos e passivos, apresentando bens e direitos, obrigações e contas de compensação.
Sendo assim, empresários e gestores podem ter uma visão ampla da situação patrimonial do negócio.
Quando Fazer Um Balanço Financeiro Do Seu Negócio?
Esse relatório deve ser feito de maneira regular, normalmente, ao final de cada período contábil, como trimestral ou anualmente.
Com isso, você consegue acompanhar a evolução financeira, identificar tendências e ter uma visão completa da situação econômica da empresa para planejar o próximo ano.
Como Fazer Um Balanço Financeiro?
Para fazer um balanço financeiro, o relatório deve incluir ativos, passivos e patrimônio líquido. Essas diferenças permitem que as empresas analisem de forma mais precisa e aprofundada todos os aspectos que envolvem as finanças de uma empresa:
Entenda mais sobre cada um dos tipos e balanço financeiro abaixo:
- Ativos: bens valiosos de uma empresa, divididos em circulantes, que podem ser convertidos em dinheiro rapidamente, e os ativos não circulantes, que proporcionam benefícios a médio ou longo prazo.
- Passivos: demonstrar as obrigações financeiras da companhia, como contas a pagar e dívidas, sendo divididos em circulantes, que são pagamentos de curto prazo, e não circulantes, que incluem dívidas de longo prazo, como financiamentos.
- Patrimônio Líquido: diferença positiva entre ativos e passivos, que refletem o capital da empresa.
Com essas informações em mãos, você deve determinar o período a ser avaliado, registrar todos os ativos e passivos, determinar o patrimônio líquido e comparar o total dos passivos e do patrimônio líquido com os ativos.
Conclusão
O balanço financeiro é um instrumento que toda empresa que busca deseja manter um controle financeiro preciso e uma saúde financeira sólida e sustentável.
Além disso, esse documento permite aos empresários e gestores tomar decisões informadas, principalmente, porque você tem uma visão clara da situação econômica, que possibilita uma análise de receitas, despesas, ativos e passivos de maneira minuciosa.
Na hora de elaborar o balanço financeiro da sua empresa, saiba que a tecnologia pode ajudar nesse processo. Isso porque, os sistemas de gestão auxiliam na automatização dessas análises, possibilitando uma coleta e avaliação de dados mais precisos, práticos e eficientes.
Conheça a solução da ADV Tecnologia, que oferece relatórios precisos e diversas funcionalidades, como controle de estoque, de produção, vendas, emissão de boletos e nota fiscal, força de vendas, integração e muito mais.
Acesse o site agora mesmo e conheça mais sobre o nosso software de gestão financeira.
José Claudionor é CEO da ADV Tecnologia, com mais de 30 anos de experiência em sistemas de gestão inteligentes para indústrias e distribuidoras