Conheça o melhor Sistema ERP para Indústrias e Distribuidoras


Você já utiliza a automação de vendas na sua empresa? Sabemos que não é nada fácil gerenciar o trabalho de uma equipe de vendas, ainda mais se for tudo feito manualmente. 

Para tentar contornar essa situação e agir de maneira mais eficiente, muitas empresas recorrem à tecnologia com softwares de força de vendas, que é útil tanto para indústrias como para distribuidoras.

Se você quer conhecer mais sobre esse processo e como a automação de força de venda pode alavancar as suas vendas, confira o nosso artigo!

O Que É Automação De Vendas?

A automação de vendas nada mais é do que uma forma de usar a tecnologia para automatizar os processos e atividades de uma equipe comercial, que incluem o envio de e-mails, criação de tarefas automáticas, etc. 

É um método que consegue reduzir ou eliminar por completo uma ação que antes era realizada através do esforço manual.

Muitas pessoas pensam que esse sistema é uma forma de substituir o trabalho do vendedor; pelo contrário, ela procura otimizar o trabalho já existente e de tarefas que não precisam de ação humana. 

Como Funciona A Automação De Vendas?

Para exemplificar: imagine que um cliente em potencial conhece sua empresa e se interessa pelo produto ou serviço. É comum que o vendedor entre em contato, tire as dúvidas e ofereça mais informação àquela pessoa. 

Porém, o consumidor diz que precisa avaliar melhor a oferta. Se passa alguns dias e o vendedor oferece uma proposta a esse cliente. Agora, imagine todo esse processo com uma excelente automação de vendas. 

O cliente, ao invés de entrar em contato direto com o vendedor, deixa o e-mail no site da empresa com a intenção de receber mais informações e ofertas sobre aquele produto.

O sistema de automação atribui um código de identificação a essa pessoa, as chamadas “pontuações”. Ao receber as informações, ele retorna ao site da empresa. 

Após algum tempo, com esses retornos, a pessoa aumenta sua pontuação no site até que o sistema identifique e emita um alerta ao vendedor indicando que chegou o momento ideal de entrar em contato com esse potencial consumidor, pois a chance de efetuar uma venda é alta.

Ou seja, o software funciona tanto para ações internas da empresa como o envio de e-mails, criação de tarefas, como no momento de prospectar novos clientes e facilitar o trabalho do vendedor. 

Quais Os Tipos De Automação?

Como o processo de venda possui diversas características, a automação pode ser parcial ou então totalmente implementada. Lembrando que essa definição varia conforme a necessidade da empresa. 

Confira quais são elas:

1. No Touch

Trata-se de um sistema que permite o processamento dos pedidos dos clientes sem o contato humano. Ela processa e distribui os pedidos dos clientes para os departamentos responsáveis, sem precisar de um vendedor para intervir na operação.

Os pedidos são automatizados e podem ser enviados por e-mails ou até mesmo pelo sistema. Geralmente eles são atrelados aos sistemas dos fornecedores, tornando uma operação muito mais fácil e ágil.

Um exemplo desse tipo de automação de vendas são as lojas online, onde o cliente entra, escolhe o produto, efetua a compra e aguarda o recebimento. Tudo por meio do sistema e sem a ação de vendedores.

2. Low Touch

É um modelo onde pode haver pouca ou nenhuma interação de um humano. Por exemplo: nas lojas de e-commerce não se precisa de um vendedor, porém caso apareça uma dúvida por parte do consumidor, é normal que ela seja esclarecida por um humano através do chat no site ou por uma ligação, que pode ser feita à empresa.

Ou seja, não é um processo totalmente automatizado, mesmo que não se tenha tanto envolvimento por parte dos vendedores.

3. High Touch

É um processo que precisa da interação humana para concretizar a venda e se utiliza muito pouco da automação para realizar o atendimento. Geralmente é utilizada quando a comunicação com o cliente precisa ser personalizada ou então efetuada com frequência. Serve para empresas que trabalham com vendas complexas e ticket médio mais alto.

4. Field Sales

Considerada uma forma tradicional de fazer as vendas, onde o vendedor procura um cliente em potencial presencialmente para apresentar os produtos e serviços, negociar e concretizar a venda. 

Novamente, é utilizado por empresas que fazem vendas complexas, tem ticket médio elevado e que o negócio demora para ser fechado. Por isso, nesses casos é importante o contato presencial para criar uma base de confiança com o cliente em potencial.

Para que essa estratégia tenha maiores resultados positivos, é preciso contar com vendedores que conheçam bem as ofertas e saibam se comunicar bem.

Quais Os Usos Da Automação De Vendas Para A Sua Empresa?

A automação de vendas pode ter vários tipos de utilização. Confira as principais:

  • Previsão de vendas: esse processo pode ser otimizado com software especializado, que faz a análise de dados do funil de vendas para fornecer avaliações precisas, evitando erros que acontecem em previsões manuais.
  • Priorização de contatos: essa solução é capaz de classificar leads de forma automática com base em critérios relevantes. Com isso, é possível economizar tempo e aumentar a eficiência das vendas ao priorizar contatos mais promissores.
  • Follow-up: a automação de vendas faz o agendamento de follow-ups, garantindo que os vendedores entrem em contato com os clientes na hora certa, melhorando a experiência do cliente.
  • Criação de tarefas de vendas: softwares de automação de vendas também cria de forma automática tarefas a partir das interações com prospects, como agendamentos e solicitações, simplificando a gestão.
  • Relatórios automatizados: esse sistema gera também relatórios detalhados, fornecendo dados precisos sobre métricas de vendas e desempenho.

Como Iniciar A Automatização De Vendas?

Para começar a automatização de vendas, o primeiro passo é identificar as atividades que demandam mais tempo dos vendedores e são menos produtivas.

A partir disso, você pode iniciar um processo de pesquisa das ferramentas digitais que possam automatizar essas tarefas e que também atende às suas necessidades das suas operações comerciais.

Além disso, lembre-se que o ideal é fazer um período de teste antes de contratar uma ferramenta. Empresas, como a ADV Tecnologia, oferecem períodos de teste gratuito, permitindo que você experimente a solução antes de tomar uma decisão de compra. 

Qual A Importância E Necessidade Das Automações De Vendas?

A qualidade no atendimento, com certeza, faz as suas vendas alavancarem e também fortalece a presença da sua empresa no mercado. 

Existem inúmeros benefícios ao adotar uma automação de vendas, por exemplo, a redução de tempo e produção. Abaixo confira algumas dessas vantagens que ela oferece.

Otimização De Tempo

Com um sistema de automação, é possível otimizar o tempo sem se perder com atividades repetitivas como preencher bancos de dados com informações dos potenciais clientes. 

Sendo assim, os vendedores têm mais tempo para investir em algo que não pode ser otimizado no momento, como o atendimento ao cliente.

Redução do CAC (Custo de Aquisição por Cliente)

Assim que feita a implementação da automação de vendas, a redução no CAC acontece quase que naturalmente. 

Isso ocorre, pois como a empresa consegue dar uma atenção maior e de maneira mais eficiente ao atendimento ao cliente, se tem uma melhora na criação da lista de contatos com os clientes potenciais. 

Ou seja, com uma base de contatos mais qualificada e otimizada, o vendedor tem mais oportunidades certeiras sobre o momento em que deve entrar em contato com o cliente.

Estratégias Melhores Desenvolvidas

Ter uma boa automação também é uma forma de garantir boas estratégias a empresa, porque a partir desse sistema, se tem uma maior facilidade em localizar e destacar clientes em potencial. 

É um processo que facilita na criação de ofertas e personalização de preços conforme o produto ou serviço oferecido.

Quais As Vantagens Do App Força De Vendas Da Adv?

Na hora de contratar uma solução de força de vendas, saiba que o app de forças de vendas da ADV é a mais completa do mercado. Confira as vantagens desse sistema:

Organização E Agilidade Nas Vendas

O sistema de pedidos da ADV permite uma gestão eficiente, onde cada vendedor tem acesso exclusivo à sua carteira de clientes. 

Nesse sentido, o processo de venda é simplificado, com seleção de clientes, escolha de produtos e confirmação de pagamento sendo feitos de maneira intuitiva. As vendas são automaticamente integradas ao sistema, e os vendedores podem monitorar o estoque em tempo real.

Atualização De Carteira De Clientes

O sistema de automação de venda da ADV permite também a atualização contínua das informações dos clientes, sincronizando automaticamente com o ERP da empresa. 

Isso garante dados precisos e atualizados, melhorando a comunicação e o relacionamento com os clientes.

Processo Comercial Monitorado

Nosso sistema é vantajoso também porque oferece visibilidade do histórico de pedidos, Com isso, os gestores têm uma visão abrangente do status de cada venda, permitindo um monitoramento mais preciso do processo comercial.

Flexibilidade Nas Negociações E Controle Do Saldo 

O módulo de desconto flexível, Saldo Flex ADV, possibilita negociações ajustáveis sem prejudicar a saúde financeira, monitorando diferenças entre preços sugeridos e reais e garantindo que o saldo do vendedor não fique negativo.

Alertas Inteligentes De Força De Vendas

A funcionalidade de alertas inteligentes do ADV ERP envia notificações por e-mail para a equipe de vendas, destacando clientes inativos ou com redução nas compras. 

Esses alertas ajudam a manter a produtividade e a satisfação do cliente, impulsionando o faturamento e a lucratividade.

Como A Automação De Vendas Pode Colaborar Nas Indústrias E Distribuidoras?

A partir desse sistema, podemos ter o controle no envio e recebimento de e-mails, onde essa prática minimiza e muito o tempo da equipe responsável por fazer. Outra forma que o sistema pode colaborar é na agilidade de geração de propostas.

É notável que o uso permite que a empresa crie estratégias mais notáveis e assertivas que podem atingir o cliente de forma mais objetiva no momento da interação. Sendo assim, a chance de se concretizar uma venda é muito maior.

Então para aqueles que buscam um sistema para integrar na gestão da empresa e garantir uma boa automação, a notícia é boa. 

Conclusão

Agora que você já sabe a importância de um sistema de automação de vendas, conheça a ADV Tecnologia, um sistema ERP completo para otimizar os processos das indústrias, distribuidoras, varejistas e prestadores de serviços.

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