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Empresários e gestores reconhecem a importância do capital humano para o sucesso e crescimento dos negócios, principalmente em um mercado cada vez mais exigente e competitivo. Nesse sentido, contar com equipes preparadas e engajadas se torna um verdadeiro diferencial, e por isso, é fundamental adotar uma gestão inteligente, com foco em resultados e em pessoas, a fim de assegurar a atração e a retenção de talentos, o desenvolvimento dos colaboradores, oportunidades de crescimento e a formação de times de alta performance.

Porém, para que todas essas práticas sejam realmente efetivas, é essencial trabalhar a motivação interna através de políticas, estratégias e também de gestores competentes e humanistas. E para te contar como você pode fazer isso, o post de hoje irá te mostrar quais as melhores formas para você deixar sua equipe motivada e obter bons retornos disso. Acompanhe a seguir!

Exerça uma liderança positiva

Um dos fatores de maior impacto na motivação das equipes é o modelo de gestão adotada pela empresa. Assim, é importante contar com um líder capaz de demonstrar sempre uma atitude positiva, próxima aos colaboradores, transmitindo conhecimento, segurança, otimismo, entusiasmo e engajamento. Além disso, é preciso ter equilíbrio emocional, saber administrar bem os conflitos, ser ético e agir com imparcialidade, educação e respeito.

Aposte na coerência

A coerência é uma necessidade básica a qualquer gestão. Por isso, é importante alinhar o discurso e as atitudes de modo a confirmar uma linha de atuação. Essa iniciativa favorece a construção de uma relação de confiança entre a empresa e os colaboradores.

Aprimore a comunicação interna

A qualidade da comunicação interna é um dos principais elementos da gestão de pessoas. É fundamental compartilhar informações e manter as equipes atualizadas sobre a situação da empresa, mercado, concorrentes, investimentos, e também sobre os desafios a serem superados. Para garantir um fluxo adequado, é preciso utilizar corretamente todos os canais internos de comunicação, como newsletters, e-mails, redes sociais corporativas, jornais e até mesmo o tradicional mural de avisos. E complementando a estratégia, é essencial cuidar da linguagem e do conteúdo.

Defina metas e indicadores de performance

A definição de metas individuais e coletivas também faz parte de uma gestão transparente, direcionada a resultados através das pessoas. Nesse contexto, os objetivos macro devem ser desdobrados em metas para cada gestor, equipe e colaborador. Desta forma, é possível gerenciar através de indicadores de performance — o que reforça o trabalho em equipe — a colaboração e consequentemente a motivação de todos.

Adote o feedback como ferramenta de gestão

O feedback é uma excelente ferramenta de gestão e não deve ser negligenciado. Por meio de conversas estruturadas e francas, cabe ao gestor orientar, corrigir posturas e desvios, mas também elogiar o bom desempenho. Tudo isso é feito sempre com a intenção de incentivar o desenvolvimento profissional de todos.

Invista na capacitação da equipe

Planejamento estratégico de treinamento é uma prática que deve estar entre as prioridades de qualquer empresa. Mas para que seja verdadeiramente eficiente, é preciso que isso esteja fundamentado em um levantamento detalhado sobre as atividades críticas da operação, lacunas ou monopólios de conhecimento, além da multidisciplinaridade das equipes.

Por meio dessa análise, é possível elaborar um plano de desenvolvimento mais completo, incluindo também uma avaliação do perfil dos profissionais, identificando fraquezas, pontos fortes, valores e expectativas no cargo e dentro da companhia. Com todas essas informações, é mais fácil potencializar competências importantes e tornar os times ainda mais produtivos.

Reconheça e valorize

Reconhecer o talento e valorizar o empenho e a dedicação são iniciativas essenciais para assegurar altas taxas de motivação. Elas podem ser feitas por meio de conversas pessoais, durante o feedback ou até mesmo através de um e-mail. Nesse sentido, é preciso identificar os talentos e até sucessores, além de elaborar um plano corporativo de cargos e salários, que permita o crescimento profissional dentro da empresa. É interessante também organizar pequenos eventos corporativos a fim de celebrar conquistas, novos projetos e metas alcançadas.

Faça pesquisas de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional serve exatamente para mensurar os níveis de satisfação e motivação das equipes. Ao analisar as respostas dadas para diversas perguntas, é possível compreender quais são os pontos fortes e fracos da gestão, e se as práticas adotadas estão sendo efetivas. Com esses dados, cabe à empresa aperfeiçoar suas políticas, motivando e engajando a equipe aos objetivos comuns, deixando-a ainda mais produtiva.

Caso você ainda tenha alguma dúvida ou queira fazer algum questionamento, deixe o seu comentário e venha participar da conversa.

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