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Qual a maneira mais eficiente para a equipe comercial manter sempre a motivação e garantir altos níveis de desempenho? Estabelecendo metas de vendas coerentes e desafiados, porém, alcançáveis. 

Quando o gestor utiliza essa estratégia com inteligência, ele consegue de uma só vez atender às necessidades individuais dos vendedores e cumprir as exigências da empresa.

Porém, para ter o efeito que se espera com a definição as metas de vendas, é preciso obedecer alguns critérios. Por isso, preparamos um guia para norteá-lo enquanto cria as metas para seu time de vendas. Confira!

O Que São Metas De Vendas? 

As metas de vendas são indicadores usados para apresentar os resultados que o time comercial deve alcançar em um determinado período. 

Ou seja, é uma maneira de determinar os objetivos comerciais que devem ser buscados, atuando como um guia para o desempenho dos vendedores. 

Qual A Importância De Definir As Metas de Vendas?

Definir as metas de vendas é importante, principalmente, porque elas direcionam a equipe comercial, permitindo que os vendedores trabalhem de forma conjunta para atingir um objetivo. 

Somado a isso, elas também ajudam as empresas a aumentarem as taxas de conversão e, consequentemente, o faturamento, promovendo crescimento e a sustentabilidade financeira a longo prazo.  

Quais As Consequências Da Falta De Metas de Vendas?

As empresas que não estabelecem metas de vendas podem enfrentar uma série de prejuízos no processo comercial, no desempenho do time e também no faturamento do negócio. 

Confira as consequências da falta de metas de vendas:

Ausência De Transparência Sobre O Desempenho

Quando uma empresa não possui objetivos definidos, os vendedores não têm clareza sobre o que se espera do seu desempenho, tampouco o que é considerado uma boa performance. 

Dessa forma, essa falta de transparência pode levar a uma atuação desordenada e desconectada dos objetivos da companhia.

Falta De Motivação E Engajamento

A ausência de uma direção clara pode desmotivar os vendedores, uma vez que eles não conseguem enxergar o impacto de suas ações nos resultados da empresa, o que pode desengajar o time. 

Falhas Na Comunicação E Direcionamento De Equipes

Se a sua empresa não estabelece metas de vendas, saiba que isso pode causar problemas na comunicação e no direcionamento dos esforços. Com isso, a equipe fica desorientada em relação ao que realmente importa para o sucesso do negócio.

Dificuldade Para Acompanhar O Desempenho E Detectar Falhas

Outra consequência da falta de metas de vendas é a dificuldade de acompanhar o desempenho e detectar falhas nas estratégias.

Essa ausência de clareza prejudica a análise do desempenho da equipe e a identificação das falhas rapidamente, comprometendo todo o processo.

Quais As Principais Exemplos De Metas De Vendas?

Existem vários tipos de meta de vendas e a sua definição deve levar em consideração os objetivos da empresa. Confira as principais:

  • Compras efetivas: define o número de novos clientes que devem ser conquistados em um período;
  • Meta de receita: estabelece o valor de receita a ser atingida pelo time;
  • Conversão de leads: define quantidade ou percentual de leads que devem ser convertidos em clientes;
  • Ligações diárias: determina o volume de chamadas devem ser feitas para gerar vendas;
  • Agendamento de reuniões: estabelece o número de reuniões que cada vendedor deve marcar para aumentar as chances de vendas

Dicas Para Definir Metas Desafiadoras e Plausíveis Para A Sua Empresa

Para definir essas metas de venda coerente com o seu modelo de negócio e as necessidades da área comercial, listamos algumas dicas importantes:

A Meta Deve Acompanhar O Mercado

Como definir as metas de vendas sem conhecer o mercado que atua? No papel é fácil colocar uma meta de faturamento de um milhão ou um crescimento de 200%, mas é preciso conhecer o percentual de crescimento do setor, verificar se ele está estável ou em queda e quais são as perspectivas para o mercado. 

Essas informações podem ser facilmente obtidas em jornais, revistas, internet e na associação da classe. Ter essas informações é o primeiro passo para a criação das metas.

Saiba O Crescimento Da Sua Empresa

Trace um histórico de como foi o aumento das suas vendas nos últimos anos. Verifique se houve alguma sazonalidade e se o seu crescimento acompanhou o mercado.

Um detalhe importante deve ser analisado nessa fase: caso sua empresa tenha crescido um número próximo do mercado, os méritos podem não ter sido de sua equipe. 

Sua empresa certamente pode ter sido “empurrada” com o crescimento do setor, mas e quando o mercado estagnar, qual será sua estratégia? Pense nisso para continuar crescendo!

Defina As Regras Do Jogo Com Antecipação

Nem pense em criar novas metas e objetivos para a equipe depois de já tê-las definido e apresentado a todos. É preciso que haja critérios e normas para haver sucesso; é preciso que toda a equipe saiba com antecedência o que a empresa espera dela e quais recompensas terão se cumprirem as metas.

Outro fator importante é jamais prometer o que não puder cumprir. O gestor que faz isso estará dando um tiro no pé. 

A equipe todo ficará desconfiada, desmotivada e frustrada com o gestor, podendo colocar em risco metas futuras. Sempre crie metas alcançáveis para que toda a equipe se motive e se valorize.

Qualifique Sua Equipe Para Bater As Metas

Assim como um time de futebol ou qualquer outro atleta que se empenha e treina exaustivamente para poder vencer uma partida, sua equipe de vendas também deve se preparar para cumprir as metas. 

É preciso qualificar todo o time de vendas constantemente para que o desempenho de todos saia como o esperado.

A galinha dos ovos de ouro de toda a organização é a equipe de vendas: ela é a responsável pela receita da empresa. 

De nada adianta investir em novos equipamentos e tecnologia se não investir em seus colaboradores, então aprimore as técnicas de vendas de sua equipe, como contornar objeções, agregar valores ao produto e como melhorar o atendimento. Essas são as verdadeiras ferramentas que sua equipe irá precisar para alcanças as metas.

Deixe Claro O Que O Vendedor Deve Fazer Para Atingir As Metas

Ensine-os a alcançar a excelência. Mostre o que cada um precisa fazer e aprimorar e quais hábitos eles devem perder para obter sucesso. 

Sua equipe precisa estar engajada com o propósito estabelecido, e cada vendedor precisa se sentir seguro e confiante, sabendo que pode contar com a liderança do gestor. 

Preste bem atenção nesta palavra: LIDERANÇA. Ela fará toda a diferença na jornada da equipe para o sucesso.

E então, gestor, vai adotar essas estratégias e definir as metas de venda para ajudar você e sua equipe a terem sucesso em alcançá-las? Só não se esqueça de voltar aqui para nos contar nos comentários como foi o resultado dessa empreitada!

Conclusão

Agora que você já sabe como definir metas de vendas para a sua empresa, que tal estruturar os processos comerciais da sua empresa? Conheça o sistema de Força de Vendas da ADV Tecnologia.

Nossa solução oferece recursos modernos para gerenciar e atualizar informações de clientes, garantindo dados precisos e evitando a perda de oportunidades. 

Com a capacidade de consultar o histórico de pedidos, os vendedores acompanham todo o processo comercial e também recebem alertas inteligentes sobre clientes inativos ou com queda nas compras, ajudando a aumentar a satisfação e a lucratividade.


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