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Em um ambiente de negócios tão competitivo e diante da mudança no comportamento do consumidor, uma gestão comercial eficiente permite que a empresa tenha processos de vendas bem estruturados e alcancem os melhores resultados.         

Isso porque, a gestão comercial prioriza o alinhamento das estratégias de vendas e as necessidades e expectativas dos clientes, além de garantir que os vendedores trabalhem com foco e eficiência para alcançar as metas e manter a lucratividade do negócio. 

Leia o nosso artigo e entenda o que é gestão comercial e como melhorar o processo de vendas da sua empresa. Vem com a gente! 

O Que É Gestão Comercial?

A gestão comercial abrange diferentes práticas, estratégias e processos que uma organização utiliza para fazer o gerenciamento das suas operações de vendas de produtos ou serviços.

Nesse sentido, essa coordenação comercial engloba desde a criação de estratégias de marketing até a organização das equipes de vendas e a análise de indicadores de desempenho, mercado e concorrência.

Para Que Serve A Gestão Comercial?

A gestão comercial serve para direcionar e acompanhar todo o processo de vendas de uma empresa, que abrange os mais diversos aspectos, como a definição de metas claras, organização e monitoramento de estratégias de abordagem ao cliente e do desempenho da equipe. 

Somado a isso, a gestão comercial atua também na otimização de recursos, na identificação de oportunidades de melhoria, a fim de assegurar que as metas de vendas sejam atingidas de maneira eficaz.

Qual O Papel Do Gestor Comercial?

O gestor comercial é um profissional responsável pela coordenação e direcionamento do time de vendas, para garantir que as metas comerciais da empresa sejam atingidas de maneira consistente.

Inclusive, independentemente do setor de atuação, esse profissional tem uma posição estratégica em toda a operação de vendas, desde a pré-venda até o pós-venda

Além de liderar a equipe, esse profissional é responsável pela gestão, mas também possui suas próprias atribuições, como a realização de planejamento, monitoramento de indicadores, etc. 

Toda Empresa Precisa De Um Gestão Comercial?

A resposta é sim. Isso porque, independente do nicho de mercado, uma empresa só se sustenta ao comercializar produtos ou serviços, sendo essencial para alcançar, honrar com seus compromissos financeiros, garantir o sucesso e, claro, obter lucro

Contudo, a gestão comercial também é importante, porque ela se conecta com outros setores, como marketing, operações e finanças, o que permite uma comunicação eficiente e um alinhamento estratégico, garantindo que todos trabalhem juntos para o crescimento da empresa. 

Dicas De Como Melhorar A Gestão De Equipe De Vendas

Quer aprimorar a gestão comercial da sua empresa e ter uma equipe de vendas ainda mais produtiva e eficaz? Confira algumas dicas que separamos para você:

Tenha Vendedores De Perfis Diferentes

Para melhorar o gerenciamento da equipe de vendas, contrate profissionais com diferentes perfis, pois isso fortalece a equipe e possibilita uma combinação de experiências e abordagens de venda. 

Essa diversidade auxilia na adaptação da abordagem de vendas às necessidades e preferências dos clientes, garantindo, assim, um atendimento mais eficaz.

Invista Em Treinamentos

Quer uma gestão comercial mais eficiente e uma equipe produtiva? Então, invista em treinamentos regulares, pois, essa iniciativa contribui com o desenvolvimento das habilidades e conhecimentos da equipe de vendas. 

Além disso, realize sempre capacitações da equipe conforme as necessidades específicas e os desafios vividos pelo time no dia a dia para aprimorar competências e estratégias essenciais para o sucesso. 

Tenham Um Padrão De Processo De Vendas

Defina e documente um padrão de processo de vendas, fornecendo uma estrutura organizada para direcionar os vendedores em toda a jornada do cliente, desde a prospecção até o pós-venda. Esse cuidado evita divergências e facilita a identificação de áreas que precisam de ajustes. 

Use Um Sistema CRM Ou Software De Gestão

Para uma gestão comercial mais eficiente, a tecnologia pode ser uma grande aliada. Soluções, como CRM e software de gestão de vendas ajudam a organizar as tarefas e possibilita uma visão completa sobre clientes.

Essas ferramentas automatizam atividades, centralizam informações essenciais e facilitam o monitoramento de todo o ciclo de vendas, aprimorando o relacionamento com clientes

Qual O Salário De Um Gestor Comercial?

Segundo dados do site Vagas.com, o gestor comercial pode ter um salário, que varia entre R$ 3.100,00 (para iniciantes) até R$ 7.083,00. No entanto, a média salarial no Brasil fica na casa dos R$ 4.709,00.

Como É O Curso De Gestão Comercial?

A graduação em gestão comercial é um curso que tem duração de quatro anos, voltado para a capacitação de alunos para o ambiente de negócios, com foco em vendas de produtos e serviços. De modo geral, o curso possui disciplinas variadas, que incluem marketing, gestão de equipes, análise de mercado e decisões estratégicas.

Além disso, ao longo da capacitação, os alunos também podem desenvolver habilidades de liderança, além de estudar sobre ética, negociação e resolução de conflitos.

Conclusão

Uma gestão comercial eficiente é determinante para o sucesso das empresas, já que essa prática promove o alinhamento de processos de vendas, organiza estratégias e impulsiona o desempenho da equipe. 

Com isso, sua empresa consegue uma visão integrada entre os setores, garantindo que todos trabalhem juntos para atingir as metas e manter a competitividade no mercado.

Mas se você quer aprimorar a gestão comercial da sua empresa e obter os melhores resultados, conheça o sistema de Força de Vendas da ADV Tecnologia. Nossa solução oferece recursos modernos para gerenciar e atualizar informações de clientes, garantindo dados precisos e evitando a perda de oportunidades. 

Com a capacidade de consultar o histórico de pedidos, os vendedores acompanham todo o processo comercial e também recebem alertas inteligentes sobre clientes inativos ou com queda nas compras, ajudando a aumentar a satisfação e a lucratividade.


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