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Kpis de vendas são, basicamente, indicadores que demonstram o desempenho do setor comercial de uma empresa. Ao conhecê-los, os gestores podem organizar e otimizar os processos de vendas para atingir os melhores resultados.

Esses indicadores de vendas também servem para respaldar decisões, possibilitando que os gestores possam alocar recursos de forma eficiente, identificar tendências, ajustar as estratégias de vendas conforme o cenário e minimizar riscos.  

Que tal conhecer os principais kpis de vendas para monitorar na sua empresa? Leia o nosso artigo!

O Que São Kpis De Vendas?

Kpi de vendas significa indicador-chave de desempenho, sendo que no contexto comercial, ele refere-se a métricas usadas para avaliar o desempenho do setor comercial de uma empresa. 

Dessa maneira, esses indicadores permitem que os gestores analisem o sucesso de atividades de vendas específicas em relação a metas pré-definidas.

Vale ressaltar que cada empresa pode definir os kpis de vendas que estejam alinhados aos seus objetivos, pois não há uma regra sobre um conjunto único de indicadores que devem ser usados em todos os negócios.

Qual É A Importância Dos Kpis De Vendas?

Definir e monitorar os kpis de vendas em uma empresa é importante, pois esses indicadores permitem uma avaliação do desempenho e da eficiência das ações comerciais de uma empresa. 

Isso porque, esses indicadores fornecem uma visão abrangente e quantitativa da performance do setor de vendas em relação às metas estabelecidas. 

Por meio deles, os gestores podem acompanhar o progresso, identificar áreas que precisam de melhorias e tomar decisões baseadas em dados reais, o que aumenta a precisão e eficácia das ações. 

Quais São Os Exemplos De Kpis De Vendas?

As empresas podem acompanhar uma série de kpis de vendas que demonstram os mais diversos aspectos, nuances e desempenhos do processo comercial, permitindo um monitoramento de diferentes fatores relacionados à eficiência das vendas.

Confira os principais:

Ticket Médio

O ticket médio é um indicador que mede o valor médio gasto por cliente em produtos ou serviços de uma companhia, podendo ser trabalhado em conjunto com ações de upsell e cross selling para ampliar o valor gasto por cada consumidor. 

Isso permite que as empresas ofereçam soluções ainda mais completas para atender às necessidades e preferências dos clientes. 

Oportunidades Abertas

Outro kpi de vendas muito usado por empresas de diferentes setores são as oportunidades de vendas. Esse indicador analisa o número de oportunidades de vendas que foram geradas em diferentes canais.

Conhecer o volume de oportunidades é importantíssimo para alcançar as metas comerciais, ajudando a determinar quantas são necessárias para atingir os objetivos.

Oportunidades Concluídas

As oportunidades concluídas são kpis de vendas que demonstram o número de negócios fechados pelo time comercial. 

Esse indicador permite medir a eficiência dos vendedores em converter leads em clientes, além de analisar a qualidade das oportunidades geradas e identificar possíveis gargalos no processo de vendas. Por meio desses dados, é possível ajustar as estratégias para aumentar a taxa de conversão.

Custo De Aquisição Por Cliente (CAC)

O CAC (Custo de Aquisição Por Cliente) é usado para medir o investimento necessário para conquistar um cliente, sendo fundamental para a garantir a lucratividade.

Esse indicador é calculado dividindo o total de gastos, como salários, comissões e ferramentas, pelo número de novos clientes. 

Lifetime Value (LTV)

Um dos kpis de vendas que não podem faltar na sua lista é o lifetime value, que calcula o valor que um cliente gera ao longo de sua relação com a marca.

Para obter esse dado, é preciso multiplicar o ticket médio pelo volume de compras por ano e pelo tempo de retenção. Essa métrica é muito usada por empresas com receita recorrente.

Tempo Médio De Venda

Como o próprio nome sugere, o tempo médio de venda é uma métrica que considera quanto tempo, em média, uma venda demora a ser efetivada. 

Para avaliá-lo, saiba que um ciclo de vendas muito longo pode sinalizar a necessidade de otimizar processos ou revisar o perfil dos potenciais clientes. 

Taxa De Conversão

A taxa de conversão indica o volume de oportunidades transformadas em clientes, refletindo a eficácia do processo de vendas. 

Para melhorar esse índice, é possível usar ferramentas e melhorias no funil, garantindo que as oportunidades sejam bem aproveitadas pelos vendedores.

Tempo De Rampeamento De Vendedores

Na sua lista de kpis de vendas para analisar, o tempo de adaptação de novos vendedores também precisa ser considerado. 

Trata-se de uma métrica que analisa o período necessário para que eles atinjam seu desempenho máximo na empresa. 

Lembrando que esse tempo pode variar a partir de diferentes aspectos, como a complexidade do produto, a experiência do vendedor e o tipo de treinamento oferecido pela organização.

Canais De Venda

Canais de venda são os meios utilizados para alcançar os clientes, como telefone, e-mail, Whatsapp, redes sociais, chatbots, etc.

A definição do canal mais adequado depende do público-alvo e da estratégia de marketing da empresa.

Churn Rate

A churn rate, ou taxa de cancelamento, é um kpi de venda que mede a porcentagem de clientes que deixam de usar um produto ou serviço em determinado período.

Neste contexto, um índice alto pode sinalizar problemas com o produto, atendimento ou a comunicação, influenciando negativamente o setor de vendas e sugerindo um desalinhamento na proposta comercial.

Conclusão

Acompanhar os kpis de vendas permite um monitoramento preciso do desempenho comercial, além de possibilitar a identificação de áreas de melhoria, já que eles fornecem dados precisos que orientam as decisões.

Além de acompanhar os principais indicadores de vendas, se você deseja estruturar a sua área comercial com eficiência, conheça o sistema de Força de Vendas da ADV Tecnologia.

Nossa solução oferece recursos modernos para gerenciar e atualizar informações de clientes, garantindo dados precisos e evitando a perda de oportunidades. 

Com a capacidade de consultar o histórico de pedidos, os vendedores acompanham todo o processo comercial e também recebem alertas inteligentes sobre clientes inativos ou com queda nas compras, ajudando a aumentar a satisfação e a lucratividade.


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