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Para um processo comercial eficiente, criar um plano de vendas é fundamental, visto que ele fornece todas as informações necessárias e relevantes para que o time de vendas conheça as estratégias, abordagens e metas.

Por meio dele, é possível conhecer profundamente o público-alvo da empresa, qual o posicionamento do produto ou serviço no mercado, comportamento dos clientes, estratégias de precificação e distribuição e muito mais.  

Além disso, ele deve guiar os vendedores ainda sobre suas responsabilidades e objetivos em toda a estrutura comercial. Leia o nosso artigo e compreenda o que é um plano de ação de vendas, fases, exemplos e como adotá-lo no seu negócio. 

O Que É Um Plano De Vendas?

O plano de vendas é um instrumento que estabelece as ações e estratégias comerciais para aumentar suas vendas em um determinado período. 

Os componentes desse documento podem variar de acordo com o perfil do negócio e segmento da empresa, contudo, ele inclui uma série de dados, como análise do mercado e dos clientes, avaliação da capacidade do time de vendas, projeções de lucro, estratégias de vendas, etc. 

Quais As Finalidades Do Plano Comercial De Vendas?

O plano comercial de vendas tem os mais diversos objetivos, que incluem, por exemplo, a definição de metas claras e atingíveis, para que os vendedores possam ter um direcionamento para o fechamento de negócios. 

Outro objetivo do plano de vendas é definir a estratégia comercial mais apropriada para o público que deseja atingir, além de determinar um orçamento realista para as ações de vendas. Esse plano também visa estabelecer métricas claras que possam ser facilmente acompanhadas. 

Quais Os Elementos Essenciais Do Planejamento De Vendas?

Os componentes essenciais que devem estar presentes no plano de vendas são os seguintes:

  • Estabelecimento de metas e objetivos;
  • Avaliação SWOT;
  • Definição do público-alvo;
  • Segmentação do mercado;
  • Criação de estratégias de vendas;
  • Projeção de vendas;
  • Monitoramento e análise de desempenho;

Qual A Importância Do Plano De Vendas Da Sua Empresa?

O plano de vendas eficaz é importantíssimo em um processo comercial, pois ele auxilia no monitoramento das ações de vendas, além de respaldar a tomada de decisão mais seguras. 

Ao conhecer o público-alvo, o plano de vendas possibilita que o time comercial concentre-se em clientes mais estratégicos, melhorando o atendimento, aumentando a satisfação e, consequentemente, aumentando os índices de retenção. 

Esse planejamento também auxilia na previsão de vendas, além de melhorar a eficiência e produtividade das equipes, pois os vendedores podem priorizar as tarefas de forma mais eficaz. 

Sem contar que ele também auxilia na gestão de riscos ao identificar ameaças e pontos fracos, permitindo a adoção de estratégias para melhorar os processos comerciais. 

Quais Os Benefícios De Um Plano De Vendas?

O plano de vendas pode trazer inúmeros benefícios para o processo comercial da sua empresa. Confira os principais:

  • Previsibilidade no processo de vendas: esse planejamento torna o processo mais previsível e controlável.
  • Alinhamento do time: os vendedores trabalham em direção aos mesmos objetivos.
  • Otimização contínua: as fases do processo comercial podem ser ajustadas e para melhorar o desempenho.
  • Adaptabilidade às necessidades dos clientes: as ações podem ser modificadas conforme as necessidades dos clientes e dos mercados, aprimorando o progresso nas negociações.

Quais As Fases Para Criar Um Plano De Vendas Eficiente?

Para colocar um plano de vendas em prática, os gestores precisam considerar diversos aspectos e seguir algumas etapas importantes. Confira quais são elas:

Diagnóstico Preciso

O primeiro passo na elaboração de um plano de vendas é o diagnóstico preciso e detalhado da situação da empresa. Nesse sentido, é preciso avaliar concorrentes, produtos, pontos fortes e fracos das suas operações, além de identificar oportunidades no mercado. 

A análise SWOT é uma ferramenta que pode auxiliar nesse processo, pois ela fornece uma visão abrangente tanto interna quanto externa. 

Objetivos Claros

Ao ter um diagnóstico em mãos, os gestores podem definir os objetivos claros que alinhem as expectativas da equipe. 

Para isso, uma dica é usar o método SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais), que auxilia na criação de metas realistas e atingíveis. 

Estratégia Consolidada

Para um plano de vendas eficiente, a estratégia comercial deve consolidar todas as frentes, como pré-venda, venda online, lojas físicas, atendimento ao cliente e pós-venda

A finalidade é fazer a integração de todas as áreas envolvidas no processo de vendas, a fim de garantir que a estratégia seja aplicável a cada área e funcione de forma sincronizada. 

Esforço De Vendas Estruturado

Com a estratégia definida, é preciso planejar o esforço de vendas necessário para que ela seja colocada em prática.

Nesse sentido, o ideal é considerar as habilidades e experiências individuais dos profissionais, garantindo que cada vendedor seja direcionado de maneira eficaz, potencializando a produtividade e o desempenho da equipe.

Ação E Monitoramento Constante

Um plano de vendas precisa gerar resultados. Por isso, o monitoramento precisa ser constante. Sendo assim, acompanhe KPIs (Indicadores-chave de Performance) e OKRs (Objetivos e Resultados-chave), que incluem o ticket médio, volume de vendas e taxa de conversão. 

Esses indicadores permitem analisar o progresso das ações, além de possibilitar ajustes contínuos para otimizar os resultados.

Conclusão

O plano de vendas é importantíssimo para qualquer empresa que possui um departamento comercial por mais enxuta que for.

Esse documento serve como um guia para que gestores e vendedores possam colocar em prática as ações pré-determinadas e, assim, alcançar as metas e objetivos de vendas com eficiência. Quer estruturar a sua área comercial com eficiência? Conheça o sistema de Força de Vendas da ADV Tecnologia.

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Com a capacidade de consultar o histórico de pedidos, os vendedores acompanham todo o processo comercial e também recebem alertas inteligentes sobre clientes inativos ou com queda nas compras, ajudando a aumentar a satisfação e a lucratividade.


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