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Você possivelmente sabe o que são vendas? Mas você conhece os tipos existentes no mercado, atualmente, e as melhores técnicas para melhorar os resultados da sua área comercial?

As vendas são a mola propulsora para qualquer negócio; afinal, é por meio da comercialização de produtos e serviços que as empresas conseguem manter suas atividades e garantir a geração de receita para o sucesso de uma empresa. 

Por isso, conhecer as melhores táticas é essencial para quem deseja estruturar os processos comerciais de forma eficiente e melhorar o seu faturamento. Vem com a gente e confira tudo que você precisa saber sobre vendas!

O Que São Vendas?

A venda consiste, basicamente, na troca de produtos ou serviços por dinheiro, podendo ocorrer de diferentes maneiras: vendas B2B, B2C ou negociações diretas, como produtos usados. 

As vendas envolvem dois aspectos, sendo a oferta de valor e a recompensa obtida por meio dessa oferta.

Quais Os Tipos De Vendas?

Hoje em dia, as vendas podem ser feitas de diferentes formas, adaptando-se ao perfil do negócio e aos interesses do público. Entre as mais comuns estão as vendas complexas, simples, cross-selling e upselling.

Entenda a seguir cada um desses tipos de comercialização:

Vendas Simples/Self-Service

Conhecida também como self-service, são transações ágeis, demandando poucas interações entre o consumidor e o vendedor. 

Essa modalidade é presente em lojas físicas e também no comércio eletrônico, onde o consumidor já tem conhecimento sobre o produto que deseja adquirir. 

Vendas Complexas

A comercialização complexa exige o cumprimento de uma série de etapas, sendo que a venda, normalmente, não ocorre no primeiro contato do cliente com o vendedor.

Nesse caso, o vendedor atua como um consultor, auxiliando o prospect a compreender suas necessidades e, assim, encontrar as soluções mais adequadas, como a contratação de um software ou um imóvel. 

Cross-Selling E Upselling

As modalidades cross-selling e upselling são estratégias adotadas para aumentar os ganhos da empresa com cada cliente. 

Para você entender, o upsell é uma modalidade de venda que oferece uma versão aprimorada de um produto ou serviço já adquirido, como fazer um upgrade de um plano de assinatura.

Já o cross-sell é uma estratégia que oferta produtos ou serviços adicionais que complementam a solução já adquirida pelo cliente.

Como Funciona O Processo De Vendas?

O processo de vendas exige a estruturação de uma metodologia comercial que possui regras, estratégias e etapas que guiam os vendedores. Esse processo deve se adequar ao setor de atuação, ao tipo de venda e ao perfil do consumidor. 

Contudo, um processo de comercialização eficiente deve definir etapas claras, as responsabilidades da equipe, os indicadores de desempenho que devem ser acompanhados, além de documentar toda a metodologia usada. 

Quais Os Termos Mais Usados Em Vendas?

Há muitos termos que podem ser usados em um processo comercial. Selecionamos alguns dos conceitos mais usados pelas empresas de diferentes setores:

  • Lead: indivíduo que demonstrou interesse pelo produto ou serviço da empresa e, por isso, fornece dados pessoais por meio de um formulário.
  • Prospecção: processo de identificação e atração de novos clientes potenciais para a oferta das soluções.
  • Funil de vendas: fases percorridas pelo cliente, desde o primeiro contato até a conclusão da venda.
  • Pipeline de vendas: visão gráfica das etapas comerciais, da prospecção ao fechamento.
  • Follow-up: acompanhamento regular dos clientes para incentivar o avanço na decisão de compra.

Quais São Os Canais De Vendas Mais Comuns?

Hoje em dia, as empresas podem utilizar os mais diferentes canais de vendas, possibilitando a comercialização de produtos ou serviços de forma física e online. 

Aliás, a combinação de diferentes canais é uma estratégia que pode atrair mais clientes, melhorar a experiência de compra e aumentar as possibilidades de fechar negócios.

Confira os principais canais:

  • Loja físicas, onde os vendedores têm contato direto com os clientes;
  • Vendas externas: onde a equipe visita em suas casas ou empresas para oferecer soluções.
  • Publicidade tradicional: anúncios em materiais impressos, rádio, televisão e eventos presenciais;
  • Lojas virtuais, sites, blogs e redes sociais: meios digitais oferecem conveniência melhora o alcance dos clientes.

Como Prospectar Clientes Em Diferentes Canais?

Para aprimorar o processo de prospecção de clientes e aumentar suas vendas, o primeiro passo é definir o perfil do cliente ideal.

Dessa forma, é preciso identificar as características dos consumidores de cada canal para, assim, ajustar as estratégias para atender às necessidades de cada tipo de cliente. 

Nesse sentido, você deve criar a persona da sua empresa, que é, basicamente, a representação do seu cliente ideal, levando em consideração os seus objetivos e desafios, pois, assim, é possível personalizar a abordagem de forma mais eficiente.

Para melhorar a prospecção, é preciso organizar o seu processo de vendas, garantindo que os leads sejam qualificados em cada fase de compra, concentrando os esforços da equipe com clientes que já estão prontos para fechar negócio. 

Após definir os canais, desenvolva estratégias focadas em cada ponto de contato com o seu cliente, pois, assim, sua empresa tem abordagens de vendas personalizadas, aumentando as chaves de fechar negócios. 

Melhores Dicas De Como Vender Mais

A verdade é que não há uma fórmula mágica para vender mais, porém, há estratégias que melhoram o seu processo comercial, podendo resultar em aumento nas vendas

Um cuidado importante é definir ações com base em dados e processos bem definidos, em vez de suposições. 

Além disso, o planejamento é essencial para o sucesso da área comercial, estabelecendo metas claras, conhecendo o público-alvo e definindo estratégias específicas. 

Outro cuidado é investir em tecnologia. Deixe para trás ferramentas manuais, papéis e canetas e adote softwares de gestão de vendas, que auxiliam em todo o processo comercial, automatizando tarefas e fornecendo relatórios precisos sobre as vendas

Ao adotar essas práticas, é possível aprimorar seu processo comercial e aumentar as vendas de forma eficiente e consistente.

Conclusão

Na hora de investir na melhor solução para a sua área de vendas da sua empresa, conheça o sistema de Força de Vendas da ADV Tecnologia.

Nossa solução oferece recursos modernos para gerenciar e atualizar informações de clientes, garantindo dados precisos e evitando a perda de oportunidades. 

Com a capacidade de consultar o histórico de pedidos, os vendedores acompanham todo o processo comercial e também recebem alertas inteligentes sobre clientes inativos ou com queda nas compras, ajudando a aumentar a satisfação e a lucratividade.


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