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Pitch de vendas é um importante instrumento para organizar a comunicação e, assim, melhorar a abordagem de vendas, convencimento e engajamento dos clientes. 

Dessa maneira, o pitch de vendas envolve a adoção de uma comunicação clara e breve, além da combinação de diferentes elementos persuasivos, perguntas instigantes e informações importantes, considerando sempre o contexto da interação com o cliente e a jornada de compra. 

Quer entender o que é pitch de vendas, como essa abordagem pode ajudar a sua empresa a vender mais? Então, leia o nosso artigo!

O Que É Pitch De Vendas?

O pitch de vendas é, basicamente, a maneira como um vendedor apresenta seu produto ou serviço a partir de técnicas de persuasão para que o cliente tome a decisão de compra

Essa abordagem precisa ser feita de forma rápida, direta e informativa para garantir que o impacto junto ao potencial cliente não seja perdido. 

Em síntese, essa estratégia busca chamar a atenção do prospect nos primeiros instantes. 

O Que Um Pitch De Vendas Precisa Ter?

O pitch de vendas deve ser impactante e, por isso, há elementos que esse breve roteiro de apresentação precisa ter. Confira quais são eles:

  • Identificação do problema: conheça qual a solução que seu produto resolve, além de demonstrar a empatia com as necessidades do cliente.
  • Demonstração da solução: apresente ao prospect o porquê seu produto ou serviço é a melhor opção para o problema, destacando suas características e benefícios exclusivos.
  • Vantagens claras: comunique os benefícios que o cliente obterá ao adquirir  sua solução, destacando sempre os resultados positivos.
  • Diferenciação: apresente os pontos fortes do seu produto e serviço em comparação com os itens comercializados pela concorrência.
  • Chamada para ação: incentive o prospect a conhecer a sua solução, como agendar uma demonstração ou efetivar uma compra.

Quais São Os Tipos De Pitch De Vendas?

Nesse processo de abordagem ao cliente, as empresas podem adotar os mais diferentes tipos de pitch de vendas. Listamos a seguir os principais, confira:

  • Pitch solucionador de problemas: concentra-se na identificação da necessidade do cliente e apresenta sua oferta como a solução. 
  • Pitch de valor: apresenta uma lista clara de vantagens, diferenciais e uma proposta de valor elevado e único.
  • Pitch de história: adota uma narrativa que busca a conexão emocional com o cliente, apresentando um caso de sucesso. Essa abordagem traz uma comunicação humanizada e demonstra resultados mensuráveis.
  • Pitch de demonstração: destaca o produto em ação, muito usado para empresas SaaS. Nesse caso, a abordagem inclui uma demonstração, além de trazer características únicas do produto ou serviço e respostas a objeções.
  • Pitch de comparação: compara a sua solução com a concorrência, apresentando suas vantagens, diferenciais e informações atualizadas.
  • Pitch elevator: apresenta de forma breve e impactante o produto ou serviço, focando no problema e na solução de maneira direta.
  • Pitch estruturado: mantém uma sequência lógica, com todos os pontos importantes. Além disso, é preciso fazer uma abertura cativante, identificar o problema, apresentar a proposta de valor e fazer uma chamada para ação.

Qual A Hora Certa Para Entrar Em Contato E Fazer O Pitch De Vendas?

Para saber qual o momento mais apropriado para apresentar um pitch de vendas, o primeiro passo é conhecer em qual estágio do ciclo de compra o prospect está, que pode ser a coleta de informações ou a avaliação de opções de compra.

Nesse sentido, o ideal é que a sua equipe de vendas acompanhe o envolvimento e a interação do potencial com seus materiais de marketing e outras ações.

Isso permite que os vendedores detectem sinais sobre o seu nível de interesse de cada prospect.

Em casos de eventos de networking, faça um follow-up e considere também a disponibilidade do potencial cliente para fazer reuniões, o que pode aumentar as chances de fechar um negócio. 

Como Criar Um Pitch De Vendas?

Para criar um pitch de vendas eficiente e que gera resultado, confira alguns passos e dicas fundamentais nesse processo:

  • Conheça seu público: antes de abordar um potencial cliente, o primeiro cuidado, sem dúvida, é conhecê-lo. Sendo assim, compreenda as suas necessidades, dores e preferências e, a partir daí, você entenderá qual solução é a mais adequada para o prospect. 
  • Apresentação rápida: elabore um conteúdo preciso e objetivo, evite introduções muito longas. O foco deve estar sempre no seu potencial cliente e não somente nas vantagens do seu produto ou serviço. 
  • Adote uma linguagem acessível: a linguagem da sua marca precisa ser de fácil entendimento para o seu público.  Evite termos muitos técnicos e use informações relevantes para o seu potencial cliente. 
  • Ofereça valor: um pitch de vendas eficiente deve focar nas vantagens que seu cliente ganha ao adquirir seu produto ou serviço. Uma dica é apresentar dados concretos que comprovem a eficiência da sua oferta e como ela pode beneficiar o prospect.
  • Faça perguntas: depois de apresentar a sua oferta, faça perguntas para compreender melhor o cliente e envolvê-lo na conversa. Direcione o diálogo e esteja aberto a ouvir o seu cliente. 
  • Proponha uma ação seguinte: após a apresentação, a etapa das perguntas e objeções, estimule o potencial cliente a executar uma ação, como agendar uma reunião ou enviar uma proposta. 

Conclusão

pitch de vendas é uma estratégia eficiente para as empresas que desejam aprimorar seu setor comercial e aumentar as vendas.

Mas lembre-se que, muito mais do que um pitch de vendas, é preciso estruturar a área para alcançar melhores resultados. 

Para isso, o ideal é investir em soluções automatizadas, como o sistema de Força de Vendas da ADV Tecnologia, que oferece uma solução completa para gerenciar e atualizar informações de clientes, garantindo dados precisos e evitando a perda de oportunidades. 

Com a capacidade de consultar o histórico de pedidos, os vendedores acompanham todo o processo comercial e também recebem alertas inteligentes sobre clientes inativos ou com queda nas compras, ajudando a aumentar a satisfação e a lucratividade.


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