O capital financeiro é um dos aspectos mais importantes de um negócio, especialmente, porque ele é responsável pela solidez e sustentabilidade das atividades, pela capacidade de lidar com imprevistos.
Por meio dele, as empresas conseguem garantir a continuidade das operações, inovar seus produtos ou serviços e também investir em novas possibilidades de expansão.
Leia o nosso artigo e compreenda o que é capital financeiro e como ele permite que a sua empresa possa enfrentar desafios de maneira adequada e aproveitar as melhores oportunidades do mercado. Vem com a gente!
Indice
O Que É Capital Financeiro?
O capital financeiro é, basicamente, a combinação do capital disponível em reserva, como recursos aplicados, que engloba investimentos, ações, mão de obra, etc.
Para ficar mais claro, o capital financeiro pode ser, por exemplo, os fundos de investimentos imobiliários, que oferecem retornos todos os meses.
Quais São As Características Do Capital Financeiro Para A Empresa?
O capital financeiro de uma empresa é caracterizado pelos recursos necessários para garantir a continuidade de suas operações, abrangendo o ativo circulante da companhia, que deve cobrir despesas fixas quanto variáveis.
Ou seja, esse capital diz respeito a todos os recursos disponíveis, que podem incluir fundos em caixa e nas contas bancárias da empresa, além de aplicações financeiras e outros ativos que podem ser convertidos em dinheiro.
Qual A Importância Do Capital Financeiro Na Economia?
Esse dinheiro é importantíssimo, principalmente porque ele proporciona fluidez econômica, conecta investidores e tomadores de crédito, além de auxiliar no crescimento econômico.
Entenda cada um desses aspectos:
Proporciona O Fluxo Da Economia
Uma das principais vantagens do capital financeiro é que ele proporciona maior fluxo da economia.
Isso porque, ele viabiliza todas as operações financeiras, que podem ser as mais variadas, como compras pelo cartão de crédito ou a adoção de medidas econômicas por parte dos governos, entre outros.
Conecta Investidores E Tomadores De Crédito
O capital financeiro é importante também para conectar investidores e tomadores de crédito. Na verdade, essa vantagem é uma consequência da fluidez da economia.
Essa ligação é feita pelas instituições financeiras, que possibilita que os recursos circulem no mercado, garantindo que investidores possam alocar os recursos, por exemplo.
Com isso, há mais oportunidades de investimentos e recursos para o crescimento e a inovação das empresas.
Auxilia No Crescimento Econômico
Quando a economia tem capital financeiro circulando, a tendência é que haja um crescimento econômico de um país de maneira eficiente.
Isso acontece porque esses recursos em circulação promovem novos negócios, investimentos e também possibilitam a expansão das empresas, gerando mais empregos e estimulando a economia.
Exemplos De Capital Financeiro
Há muitos exemplos de capital financeiro no mercado, e para que esse assunto fique mais claro, listamos os principais a seguir. Confira:
LCI E LCA
As siglas LCI e LCA significam Letras de Crédito Imobiliário e Letras de Crédito do Agronegócio, respectivamente.
São títulos privados de renda fixa emitidos por instituições bancárias, que captam esses recursos e destinam para o setor imobiliário e o agronegócio.
Os investidores que aplicam nesses títulos recebem o valor investido acrescido de juros ao final do período de aplicação.
CDBs
Os CDBs (Certificados de Depósito Bancário) também são títulos privados emitidos por instituições financeiras.
Ao investir nesse ativo, os recursos angariados pelos bancos são usados para fornecer crédito para pessoas físicas e jurídicas, proporcionando muito mais dinamismo da economia.
Tesouro Selic
O Tesouro Selic são títulos emitidos pelo Tesouro Nacional para arrecadar recursos que, por sua vez, são destinados às ações do Governo Federal.
Para você compreender, ao investir em Tesouro Selic, você empresta dinheiro ao governo em troca de juros, contribuindo, assim, para o financiamento das operações e investimentos públicos.
Ações
Já as ações são títulos negociados na Bolsa de Valores que equivalem a uma fração de propriedade em uma companhia.
Ao fazer a emissão dessas ações, as empresas têm o objetivo de captar recursos para expandir suas operações e também fazer novos investimentos, possibilitando aos investidores a chance de se tornarem sócios da companhia.
Qual A Diferença Entre Capital Financeiro E Capital Econômico?
Os termos capital financeiro e capital econômico são, frequentemente, confundidos, mas é importante que compreenda que esses conceitos diferem-se entre si.
Como explicamos ao longo deste artigo, o capital financeiro tem um conceito mais abrangente do que o capital econômico, sendo considerado um componente importante dentro do capital financeiro.
Enquanto isso, o capital econômico consiste nos valores usados para mitigar os riscos associados às operações de uma companhia, incluindo, por exemplo, riscos de crédito, operacionais ou de oportunidade.
É importante esclarecer que cada empresa usa metodologias específicas para estabelecer o capital econômico necessário para realizar investimentos ou mesmo assumir riscos.
Conclusão
Como vimos ao longo deste artigo, o capital financeiro contribui para a sustentabilidade e crescimento das empresas, oferecendo recursos para operações, investimentos e gestão de riscos.
Por meio desses recursos, a sua empresa pode ganhar sustentabilidade e expandir os seus negócios. Quer otimizar o uso do capital financeiro na sua empresa? Saiba que um sistema de gestão financeira contribui para o monitoramento do fluxo de caixa, controle de despesas e previsão de necessidades futuras.
Conheça a solução da ADV Tecnologia, que oferece soluções para uma gestão financeira mais eficiente, como relatórios precisos e monitoramento de dados em tempo real.
Acesse o site agora mesmo e conheça mais sobre o nosso software de gestão financeira.
José Claudionor é CEO da ADV Tecnologia, com mais de 30 anos de experiência em sistemas de gestão inteligentes para indústrias e distribuidoras