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As vendas B2B são aquelas que ocorrem entre empresas, ou seja, quando uma empresa vende produtos ou serviços diretamente para outra empresa, em vez de vender para o consumidor final. 

Diferente de transações B2C, esse modelo de vendas, normalmente, envolve operações de maior valor e volume, com contratos mais complexos e ciclos de vendas mais longos. 

Leia o nosso artigo e entenda o que são vendas B2B, vantagens, como essa transação funciona e tecnologias que auxiliam nesse processo. Confira!

O Que É B2B?

B2B é uma abreviação de um termo em inglês, que é “Business to business”. Em português, ele quer dizer “negócios para negócios”. Sendo assim, o conceito B2B está relacionado ao processo de venda realizado entre empresas. 

O Que São Vendas B2B?

Nesse sentido, as vendas B2B são aquelas transações realizadas entre empresas, onde não há comercialização de produtos ou serviços diretamente para o consumidor final.

Nessa operação, as empresas adquirem produtos de outras companhias para revender ou mesmo para integrá-los em suas próprias operações. 

Quais As Principais Características Da Venda B2B?

Nas vendas B2B, uma das principais características é um processo de vendas mais estruturado e prolongado, com transações frequentemente envolvendo altos valores. 

Além disso, nesse tipo de operação, a fidelização de clientes é forte, o que resulta em relações comerciais muito mais sólidas e duradouras.

Outra característica das vendas B2B é a sua complexidade, pois as decisões de compra costumam passar por diversas análises e aprovados, o que exige maior personalização. 

Quais São Os Tipos De Vendas B2B?

Existem diferentes tipos de vendas B2B, que são as seguintes:

  • Revenda: a empresa tem uma atuação de intermediário, oferecendo produtos de terceiros para outras empresas. Sendo assim, ele não é o fabricante, mas os adquire de fornecedores e os revende para seus clientes empresariais.
  • Venda indireta ou B2B2C: a empresa fabrica produtos ou serviços destinados ao consumidor final, mas não é responsável pela venda direta. Nesse caso, os produtos são vendidos para intermediários, como distribuidores ou varejistas que, por sua vez, vendem ao consumidor final.
  • Venda direta: a empresa comercializa diretamente seus próprios produtos ou serviços para outras empresas, que utilizam os itens em suas operações.

Quais As Etapas Das Vendas No Modelo B2B?

As vendas B2B possuem diferentes etapas, que são essenciais para assegurar um processo eficiente e bem-sucedido. Confira quais são elas:

Prospecção

Após identificar o perfil do cliente ideal, o primeiro passo das vendas B2B é a prospecção. Esta etapa envolve a busca e o contato com empresas que se encaixam no perfil desejado, com o objetivo de gerar interesse e qualificar leads.

Qualificação

Após a etapa de prospecção, é preciso analisar quais são os potenciais clientes importantes que são realmente uma boa oportunidade. 

Sendo assim, é preciso avaliar se eles têm o orçamento, a necessidade e o poder de decisão para comprar seu produto ou serviço. Com isso, é possível focar apenas nos clientes com maior potencial, tornando o processo de vendas mais eficiente.

Diagnóstico

Nesta fase, o vendedor conversa com o potencial cliente para compreender suas necessidades e desafios. A partir disso, o vendedor pode oferecer uma solução personalizada que atenda às necessidades específicas do cliente. 

Contrato

Essa fase das vendas B2B inclui a negociação e a formalização do acordo entre as empresas interessadas. 

Dessa forma, é importante discutir os termos do contrato, como preço, condições de pagamento e prazos para, depois, assinar o documento. 

Quais São As Vantagens Das Vendas B2B?

Trabalhar com vendas B2B oferece várias vantagens. Uma delas é a possibilidade de ter uma receita recorrente, pois as empresas costumam comprar regularmente para suas operações, garantindo maior previsibilidade financeira. 

Outra vantagem dessa modalidade é a alta rentabilidade, pois, as vendas entre empresas tendem a ser mais lucrativas, pois as transações costumam ter alto volume de comprar, o que pode aumentar a margem de lucro total. 

A manutenção de clientes fixos também é outra vantagem das vendas B2B, pois geralmente essas transações envolvem contratos de longo prazo com clientes, garantindo compras regulares e estabilidade.

Como Funciona As Vendas B2B No Portal Da Adv Tecnologia?

As vendas B2B da sua empresa podem ganhar eficiência e agilidade com o portal de vendas da ADV. Entenda como o nosso sistema funciona:

Implementação Ágil

O sistema da ADV é desenhado para uma configuração simples e rápida, facilitando a transição. Contudo, para uma implementação adequada, é preciso definir claramente o perfil do cliente para desenvolver uma estratégia de comunicação eficaz.

Catálogo de Produtos Sob Medida

O portal de vendas da ADV oferece uma vitrine digital completa, permitindo a personalização dos produtos e serviços com imagens, descrições e detalhes. 

A vantagem é que não há limite de itens, possibilitando a exibição completa do portfólio aos clientes.

Configuração de Preços

A ADV permite ajustar tabelas de preços de acordo com a estratégia comercial, oferecendo a possibilidade de personalizar valores para diferentes clientes e maximizar oportunidades de venda.

Disponibilidade Maximizada para Seus Clientes

O sistema da ADV permite que os clientes realizem compras todos os dias e em qualquer horário, além de oferecer uma interface intuitiva e segura. Além disso, fornece dados detalhados sobre o comportamento dos usuários para melhorar as estratégias de vendas.

Produtos em Evidência

Para empresas com excesso de estoque ou promoções, o sistema ADV facilita a criação de campanhas de ofertas especiais, permitindo a fácil configuração e destaque de descontos.

Dados Atualizados

A ferramenta da ADV integra-se ao ERP da empresa, garantindo que todos os dados estejam sempre atualizados. Novos produtos são automaticamente refletidos no e-commerce.

Canal De Vendas Exclusivo

O sistema ADV oferece um layout totalmente customizável, permitindo a criação de uma vitrine digital que reflete a identidade visual da marca, incluindo logotipos, cores e elementos gráficos.

Conclusão

Quer melhorar as vendas B2B da sua empresa com um sistema completo, rápido e intuitivo? 

Então, conheça o portal de vendas B2B da ADV Tecnologia, uma ferramenta estratégica para melhorar a eficiência operacional, aumentar as vendas e aprimorar a experiência do cliente em transações comerciais entre empresas. 

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