Conheça o melhor Sistema ERP para Indústrias e Distribuidoras


Você sabe o que é ciclo operacional?  O objetivo de toda empresa é a maximização do retorno dos capitais investidos e a manutenção de certo grau de liquidez. 

Para alcançar o objetivo de maximizar o retorno dos investimentos e manter liquidez adequada, você precisa fazer uma gestão financeira por meio de ciclo econômico-operacional-financeiro otimizado. 

Esse ciclo refere-se ao tempo necessário para completar todas as etapas do processo empresarial: desde a compra de matéria-prima, passando pela estocagem e pagamento, até a produção, venda dos produtos e recebimento dos pagamentos.

Leia o nosso artigo e vamos compreender o que é ciclo operacional, quais as suas vantagens e como fazer o cálculo correto!

O Que É Ciclo Operacional?

O ciclo operacional é um indicador financeiro, que tem início com a compra da matéria-prima, passa pelo período de estocagem, pagamento, estocagem de produtos acabados, venda dos produtos e finaliza com o recebimento das vendas realizadas. 

Em outras palavras, o ciclo operacional representa a soma do prazo médio de estocagem (PME) com o prazo médio de recebimento (PMR).

Ciclo Operacional = PME + PMR

Ciclo Operacional = 45 + 60

Ciclo Operacional = 105

Para Que Serve O Ciclo Operacional?

O ciclo operacional serve para respaldar a avaliação do desempenho e gestão de uma empresa, sendo usado para conhecer o tempo investido para que as atividades sejam finalizadas.

Isso possibilita a definição de estratégias com foco na melhoria da produtividade e também na otimização e agilização de processos. 

Como O Ciclo Operacional Funciona?

O ciclo operacional funciona sempre que há a compra de uma mercadoria, seja ela matéria-prima ou insumo. 

A etapa seguinte envolve a produção, seguida pela estocagem e, por fim, pelo pagamento feito pelo consumidor final após a venda. Ou seja, todas essas fases representam o período completo entre o investimento financeiro e o recebimento final.

Lembrando que não há uma fórmula para o ciclo operacional, pois ele funciona a partir da cadeia operacional de cada indústria. 

Como Calcular O Ciclo Operacional?

O cálculo do ciclo operacional é feito de forma simples. Para determiná-lo, você precisa somar o prazo médio de recebimento das vendas ao prazo médio de estocagem, que é o ciclo econômico. 

Quanto menor esse número, mais eficiente é o desenvolvimento do negócio. Para você entender, o prazo médio de estocagem é obtido ao dividir o giro de estoque pelo número de dias no ano.

Para obter o prazo médio de recebimento das vendas, é preciso dividir a receita líquida anual pelo volume médio de clientes atendidos por ano.

Ao somar esses dois resultados, você consegue definir o período necessário para completar os processos operacionais do início ao fim.

Qual A Diferença Entre O Ciclo Operacional E O Financeiro?

O ciclo operacional e o ciclo financeiro andam lado a lado na gestão de uma empresa, porém, eles possuem funcionalidades distintas.

O ciclo operacional tem como foco as atividades internas da empresa, ou seja, inerentes à operação. Por outro lado, o ciclo financeiro considera o período desde os custos de produção até o recebimento completo das vendas. 

Ambos os conceitos são essenciais para uma organização, já que eles equilibram o processo empresarial ao garantir o alinhamento de todas as etapas. 

O Que É Ciclo Econômico?

Já o ciclo econômico de uma empresa tem início no momento da aquisição da matéria-prima e finaliza quando a empresa vende os produtos acabados, sem levar em consideração o recebimento. 

Ou seja, o ciclo econômico está relacionado ao prazo médio de estocagem. Então: 

Como Calcular O Ciclo Econômico?

Para calcular o ciclo econômico, é preciso utilizar a seguinte fórmula:

Ciclo Econômico = Prazo Médio de Estocagem (PME)

O Prazo Médio de Estocagem é calculado assim: 

PME = (Estoque médio/ Custo da Mercadoria Vendida) / 360

Lembrando que o Estoque Médio (EM) é a média de tempo de um produto em estoque. 

Como Controlar O Ciclo Econômico?

Para controlar o ciclo econômico e melhorar sua eficiência, os gestores podem reduzir o prazo médio de estocagem por meio de uma gestão rigorosa de estoque, evitando produtos em excesso ou vencidos. 

O ideal é agilizar o PMR (Prazo Médio de Recebimento) das vendas, para assegurar as políticas claras de crédito e cobrança, incentivando pagamentos antecipados ou à vista.

Negocie também prazos de pagamento mais longos com fornecedores e adote sistemas de gestão integrados (ERP) para monitorar e otimizar os ciclos econômicos da empresa de maneira contínua.

O Que É Ciclo Financeiro?

O ciclo financeiro ou ciclo de caixa é o tempo entre o pagamento a fornecedores e o recebimento das vendas. De forma resumida, essa métrica está associada ao período completo percorrido pelo capital financeiro nos processos da empresa até o seu destino.   

Como Funciona O Ciclo Financeiro?

O ciclo financeiro funciona a partir do gerenciamento dos recursos financeiros da companhia. Sendo assim, ele opera com o financiamento das atividades operacionais até a conversão dos produtos ou serviços em faturamento por meio das vendas.

Como Calcular O Ciclo Financeiro?

O ciclo financeiro é calculado pelo ciclo operacional (CO) subtraído do prazo médio de pagamentos (PMP).

Como Controlar O Ciclo Financeiro?

Para controlar o ciclo financeiro, o primeiro passo é fazer uma análise de mercado detalhada para compreender a situação da saúde financeira de seu negócio.

Esse cuidado possibilita que você identifique as necessidades financeiras críticas e defina ações para atingir um equilíbrio econômico. 

Para um controle efetivo das finanças, evite um ciclo de caixa negativo, pois isso pode influenciar as finanças e também diferentes setores operacionais. 

Outro ponto importante é analisar a possibilidade de solicitar prazos de pagamento aos fornecedores mais amplos e, em contrapartida, reduzir os prazos de recebimento. Invista também em ações para otimizar a gestão de estoque, já que isso auxilia em um maior controle financeiro.

Por Que É Importante Entender Esses Ciclos?

No contexto empresarial, conhecer o ciclo operacional, financeiro e econômico é importante, pois isso permite que os gestores compreendam o quanto esses conceitos estão interligados e são essenciais para uma gestão empresarial eficaz. 

Quando uma empresa tem ciclos bem estruturados, é possível ter operações mais sustentáveis de maneira contínua. 

Além disso, esses ciclos também são fundamentais para o crescimento da companhia, permitindo um desempenho operacional e empresarial mais consistente para alcançar os objetivos traçados.

O Ciclo Financeiro E A Gerência Nas Pequenas Empresas

Muitos empresários podem estar lendo esse artigo e se perguntando como poderiam obter todas essas informações de prazo médio de estocagem ou prazo médio de pagamento.

Hoje em dia, a gestão nas empresas pode contar com o suporte da tecnologia tanto em termos administrativos como de produção. 

Uma empresa no século XXI não tem mais como ter uma gestão eficiente sem um sistema de gestão empresarial, o conhecido ERP.

No passado, apenas grandes empresas tinham condições de utilizar essa ferramenta tecnológica, porque ela exigia grandes investimentos em aquisição de licenças, equipamentos e muitas horas de treinamento. 

Porém, atualmente, as empresas de desenvolvimento tem adotado o modelo de Software como Serviço (SaaS) para comercialização de seus ERPs. 

Neste modelo, tudo que o cliente necessita é pagar uma mensalidade pelo uso e ter acesso à internet. O sistema fica armazenado em um servidor seguro na nuvem, e a empresa tem acesso remoto de qualquer lugar onde esteja.

Este modelo também permite que o pequeno empresário escolha quais módulos quer contratar, podendo iniciar controlando algumas áreas da empresa, e acrescentar outros módulos com o tempo, conforme a necessidade. 

Isto permite que o investimento seja ajustado de acordo com a capacidade e necessidade da empresa em cada momento.

O Ciclo Financeiro E O ERP Para Pequenas E Médias Empresas

Com um ERP fica muito mais fácil gerenciar o ciclo operacional e financeiro, já que essa solução fornece alertas por e-mail ou celular, avisando que determinado cliente comprou menos do que normalmente compra ou itens que precisam ser comprados para atender à demanda, por exemplo. 

Dessa forma, as empresas têm condições de atender os clientes dentro do prazo determinado. Somado a isso, o ERP disponibiliza diversas ferramentas que podem controlar uma série de processos em uma empresa, garantindo que os prazos sejam reduzidos. 

Isso permite que o gestor tenha mais tempo para cuidar de aspectos que envolvem o planejamento estratégico.

Qual A Relação Do Ciclo Operacional E A Gestão De Estoque?

O funcionamento operacional de uma empresa depende de uma gestão de estoque eficiente. Por isso, o fluxo operacional e o estoque andam lado a lado em uma indústria. 

Lembre-se sempre que armazenar produtos por períodos prolongados pode sinalizar que o ciclo não está fluindo da forma mais adequada, pois, mercadorias sem saída representam capital parado e que não trazem retorno financeiro imediato. 

Com isso, a empresa pode enfrentar prejuízos em vez de obter lucro, revelando, assim,  um ciclo disfuncional com possíveis gargalos em suas etapas.

Portanto, realizada uma gestão de estoque integrada ao ciclo operacional possibilita que toda demanda seja atendida, de maneira eficaz, proporcionando, assim, um processo de venda otimizado, o que impacta positivamente na eficiência e na saúde financeira da empresa.

Qual Impacto Tem O Ciclo Operacional No Fluxo De Caixa?

O ciclo operacional exerce uma influência direta sobre o fluxo de caixa, já que ele impacta a capacidade da empresa de financiar suas atividades.

Ao adquirir produtos ou matéria-prima, os lucros ainda não são obtidos pela companhia, ou seja, as despesas dessa fase inicial somente serão quitadas posteriormente. 

Sendo assim, você, gestor, deve planejar de forma adequada o capital de giro para garantir uma operação tranquila nessas fases iniciais.

Dessa forma, o ideal é construir um bom relacionamento com fornecedores no sentido de facilitar a negociação de prazos de pagamento.

Se conseguir, amplie também os prazos de pagamento e antecipe o recebimento das vendas, pois esses cuidados otimizam significativamente esse processo.

Como O Ciclo Operacional E O Financeiro Se Aplicam Nas Pequenas Empresas?

Independentemente do porte da empresa, fazer o monitoramento do ciclo operacional e financeiro é primordial na gestão de negócios menores. O ideal é adaptar as ações conforme as necessidades específicas de cada negócio e o perfil de cada companhia. 

Para pequenas empresas, o mais recomendado é realizar análises periódicas dos ciclos, priorizando ajustes estratégicos a curto prazo. Para negócios que não tem ciclos bem estruturados, comece pelo aspecto financeiro e implemente ações gradualmente.

Faça uma avaliação da saúde financeira da empresa para conhecer as demandas e elaborar um plano de ação eficiente.

Após definir a estrutura do ciclo financeiro, faça uma análise e implemente processos operacionais de maneira precisa e eficiente. 

Problemas Administrativos Que Podem Ser Solucionados Com o ERP

Com o ERP é possível reduzir os problemas e fazer um controle mais eficiente dos seus processos internos. 

Isso porque, um software de gestão abrange todas as áreas de uma indústria, oferecendo uma série de dados essenciais, como previsões de estoque, vendas por produto, faturamento e lucro mensal, além de projeções de fluxo de caixa para os próximos dias, etc.

Nesse sentido, o ciclo operacional, financeiro e econômico é muito útil para solucionar problemas de fluxo de caixa e a própria lucratividade da empresa.

Para potencializar esses resultados, a tecnologia está ao alcance de pequenas e médias empresas, que podem contar com softwares de gestão que otimizam vários processos empresariais com informações precisas.

Como Ter Uma Gestão Eficiente Do Ciclo Operacional E Financeiro?

Para fazer uma gestão eficiente do ciclo operacional e financeiro da sua empresa, o ideal é considerar alguns aspectos. Confira quais são eles:

Planejamento orçamentário: descreva as receitas e despesas da sua empresa para equilibrar as finanças, evitando desperdícios e identificando oportunidades de investimento.

Antecipação de recebimentos: adiantar o recebimento das vendas é uma forma de reduzir o ciclo financeiro, fortalecendo a saúde financeira e melhorando a gestão do capital de giro.

Negociação de prazos: tente obter prazos de pagamentos mais estendidos com fornecedores, pois, assim, você consegue equilibrar o fluxo de caixa, permitindo que a empresa pague após receber os pagamentos de vendas.

Uso de tecnologia: invista em sistemas ERP, soluções que automatizam processos, centralizam o controle operacional e aumentam a produtividade, liberando tempo para que as equipes possam focar em estratégias de crescimento.

Conclusão

Quer monitorar o ciclo operacional, financeiro e econômico de maneira eficiente? Então, você já sabe: invista em um sistema de gestão preciso, robusto e avançado. 

Conheça a solução da ADV Tecnologia, que oferece controle financeiro de forma simples e prática, oferecendo um painel intuitivo para as análises financeiras, incluindo os custos da sua empresa. 

Nosso sistema oferece diversas funcionalidades, como controle de estoque, de produção, vendas, emissão de boletos e nota fiscal, força de vendas, integração, relatórios gerenciais e muito mais. 

Acesse o site e conheça mais sobre o nosso software de gestão financeira.

 


    Acesse agora a Demonstração Grátis

    Descubra como transformar a gestão da sua empresa

    Sistema de gestão completo, fácil de instalar e simples de usar, faça uma demonstração gratuita

    Área de Atuação




    Demonstração Grátis