A sua empresa já utiliza o borderô nas rotinas financeiras? Esse documento auxilia na elaboração de um planejamento muito mais organizado e eficaz tanto das contas a pagar quanto das contas a receber.
Ele serve como um registro consolidado e detalhado de todas as transações financeiras de um negócio em um período específico, listando as contas a pagar e a receber de forma clara e estruturada e também facilitando a análise e o controle financeiro.
Quer entender o que é borderô, como funciona e vantagens para a sua empresa? Então, vem com a gente e confira um artigo completo e prático sobre esse assunto!
Indice
O Que É Borderô?
O borderô, como mencionamos, é um documento usado para registrar e monitorar operações financeiras de uma empresa, como cheques pré-datados, duplicatas negociadas com empresas de factoring e bancos, etc.
Sendo assim, ele detalha, de maneira organizada, todos os compromissos financeiros associados a uma operação específica, como pagamentos a serem efetuados, recebimentos de duplicatas, boletos bancários, entre outros.
Para Que Serve O Borderô?
Sendo assim, o borderô serve como um instrumento que consolida e organiza todas as operações financeiras, reunidos dados financeiros sobre as contas a pagar e a receber.
Seu objetivo é otimizar a organização financeira da empresa, contribuindo também para uma administração mais eficiente do fluxo de caixa, além de auxiliar os gestores na tomada de decisão.
Como Funciona O Borderô?
O borderô funciona como um consolidador de operações financeiras diárias, reunindo informações sobre transações tanto de pagamentos e recebimentos em uma única conta bancária ou instituição financeira.
Após compilar todas as informações necessárias, este documento é encaminhado ao banco para dar sequência ao processamento das cobranças correspondentes.
No passado, esse processo era feito manualmente, mas hoje em dia, os sistemas de gestão financeira automatizam e simplificam esse procedimento ao integrar diretamente com os bancos e permitir o envio eletrônico dos dados.
Qual A Importância De Usar O Borderô?
O borderô é uma ferramenta importantíssima, já que esse documento facilita a organização das contas a pagar e a receber, evitando que haja desorganização financeira e falta de controle sobre as transações diárias.
Ao adotar esse documento, os gestores obtêm uma visão clara e detalhada das obrigações financeiras da empresa, garantindo uma gestão financeira precisa.
Quais São As Vantagens Do Borderô?
Além de ser um documento importante para organizar as transações do setor de finanças, o borderô também traz outras vantagens para as organizações:
Otimização operacional: ao usar o borderô, é possível conquistar um gerenciamento muito mais eficiente de pagamentos e recebimentos.
Redução de complexidade: ao consolidar as informações financeiras, ele evita a criação de extratos detalhados demais, proporcionando uma visão concisa das operações.
Melhoria na saúde financeira: o uso adequado do borderô assegura que todas as transações sejam documentadas de maneira precisa, evitando desperdícios e prevenindo possíveis prejuízos financeiros.
Controle e vigilância: ao implementar o borderô, sua empresa garante que todas as etapas do processo financeiro sejam monitoradas de forma muito mais precisa.
Quais As Desvantagens Do Borderô?
Mesmo sendo um documento que oferece muitas vantagens, ele também tem alguns pontos negativos, que devem ser detalhados neste artigo.
Apesar das facilidades tecnológicas, em muitas empresas, o borderô ainda é adotado de forma manual, aumentando, assim, os riscos de erros humanos, comprometendo a precisão das informações financeiras.
Além disso, ao apresentar as informações em linha única, a identificação e correção de eventuais falhas humanas no borderô pode ser um desafio, podendo prolongar o processo de correção e impactar os prazos de pagamento.
Quais Os Tipos De Borderô?
Existem diversas categorias de classificação do borderô, cada uma com suas finalidades e particularidades, possibilitando que as empresas possam organizar de forma eficiente as despesas e receitas específicas de pagamentos e recebimentos.
Confira:
De Pagamento
O borderô de pagamento centraliza todos os gastos relacionados às despesas a prazo, contas a pagar, adiantamentos, entre outros, em um único registro financeiro.
De Recebimento
Já o borderô de recebimento, chamado também como borderô de cobrança, é usado para organizar todos os recebimentos esperados pela empresa, como duplicatas e cheques pré-datados, consolidando essas categorias em uma única conta-corrente.
O objetivo é simplificar o processo de emissão do documento.
De Eventos
Por fim, o borderô de eventos é voltado para eventos específicos, fornecendo uma visão estratégica das operações realizadas durante o evento, incluindo detalhes, como venda de bilhetes, despesas com infraestrutura, receitas geradas e eventuais prejuízos.
Sua finalidade é melhorar o planejamento financeiro para futuros eventos.
Como É Feito O Envio Do Borderô?
Após selecionar o tipo de borderô adequado, o próximo passo envolve encaminhá-lo ao banco ou à empresa responsável pelo processamento.
Durante esta fase, são aplicados impostos e taxas bancárias correspondentes. O envio pode ser realizado por meio de impressão física ou por meio de arquivos digitais, conforme estabelecido pelas diretrizes do Cnab (Centro Nacional de Automação Bancária).
Outra opção viável é utilizar um sistema de gestão que facilite a integração e o envio automatizado do borderô diretamente aos sistemas bancários ou das empresas processadoras.
Aliás, muitos softwares também permitem a rastreabilidade das transações e a conformidade com as normas regulatórias.
Como Fazer Um Borderô?
Para fazer um borderô de forma correta, é preciso seguir alguns procedimentos, que são os seguintes:
Identificação da empresa: insira os detalhes essenciais da empresa;
Descrição dos itens: detalhe os itens ou serviços negociados;
Informações do cliente: registre os dados do cliente ou contratante;
Natureza do documento: Especifique o tipo de documento financeiro ou título;
Números de referência: adicione números de referência, como números de nota fiscal ou identificadores únicos associados aos documentos;
Data de vencimento: indique a data de vencimento dos títulos ou documentos financeiros;
Valor nominal: informe o valor nominal ou face dos documentos;
Valor líquido: especifique o valor líquido dos documentos após quaisquer deduções ou ajustes.
Depois do preenchimento, o documento deve ser submetido ao banco ou à instituição responsável pelo processamento.
Conclusão
Agora que você já sabe como fazer o borderô, lembre-se que a adoção de um sistema de gestão financeira pode simplificar, otimizar e tornar esse processo muito mais preciso.
Na hora de contratar a melhor solução, conheça a ADV Tecnologia, um software que oferece controle financeiro de forma simples e prática, oferecendo um painel intuitivo para as análises financeiras.
Nosso sistema oferece diversas funcionalidades, como controle de estoque, de produção, vendas, emissão de boletos e nota fiscal, força de vendas, integração, relatórios gerenciais e muito mais. Acesse o site e conheça mais sobre o nosso software de gestão financeira.
José Claudionor é CEO da ADV Tecnologia, com mais de 30 anos de experiência em sistemas de gestão inteligentes para indústrias e distribuidoras