Conheça o melhor Sistema ERP para Indústrias e Distribuidoras


O lucro bruto é uma métrica financeira usada para conhecer a eficiência operacional de e a saúde financeira de um negócio. 

Nesse sentido, ele apresenta a capacidade da empresa de gerar receita a partir de suas atividades principais, subtraindo os custos diretos associados à produção ou à aquisição de bens e serviços vendidos.

Quer saber mais sobre o que é lucro bruto, como fazer o cálculo correto e como acompanhar esse indicador na gestão financeira da sua empresa? Então, vem com a gente!

O Lucro E a Empresa

Antes de nos aprofundarmos no assunto, é importante que você compreenda o conceito de lucro.Para ficar mais claro, podemos dizer que o lucro é o retorno positivo de qualquer investimento. Esse indicador é a diferença concreta entre o montante recebido e o que a sua empresa gastou em uma atividade.

E no contexto empresarial, sabemos que todo empresário quer ter lucro com sua empresa, seja vendendo calçados, vestuário, remédios, alimentos; seja prestando serviços diversos ou produzindo determinados produtos. 

A verdade é que a obtenção de lucro é uma das principais finalidades de qualquer negócio, mas ele possui algumas variações, como o lucro bruto. Vamos entender melhor a seguir. 

O Que É Lucro Bruto?

O lucro bruto, chamado também de lucro operacional bruto, é um indicador financeiro que avalia a saúde financeira e a eficiência das operações de uma empresa, como mencionamos no início deste artigo.

Essa métrica é, basicamente, a diferença entre a receita total gerada pela venda de produtos ou serviços e os custos variáveis diretos relacionados à sua produção ou aquisição.

Em síntese, o lucro bruto apresenta o montante que a empresa retém após cobrir os custos diretamente relacionados ao item comercializado. 

Para Que Serve O Lucro Bruto?

O lucro bruto é um indicador que ajuda os gestores a ter uma visão geral sobre o desempenho financeiro de uma companhia. 

Sendo assim, ele serve para fornecer dados sobre quanto dinheiro a empresa retém após cobrir os custos diretos de produção ou aquisição de produtos ou serviços.

Sua função é medir a eficiência da produção, sinalizando onde aproveitar melhor os recursos e quais as áreas precisam otimizar os custos. 

Quais As Diferenças Entre O Lucro Bruto E Lucro Líquido?

O lucro bruto e lucro líquido são indicativos do desempenho do negócio, revelando a situação financeira de uma companhia. Mas, embora um conceito dependa diretamente do outro, existem diferenças entre eles. 

Como explicamos, o lucro bruto representa a diferença entre a receita total de vendas e os custos variáveis diretos associados à produção ou aquisição de produtos ou serviços.

Ele mede a eficiência operacional da empresa, indicando a capacidade de converter recursos em lucro. Em contrapartida, o lucro líquido representa o lucro final da empresa após a dedução de todos os custos e despesas, tanto variáveis quanto fixos.

Ou seja, ele mede a rentabilidade geral da empresa, demonstrando a capacidade de gerar lucro. 

Quais As Diferenças Entre O Lucro Bruto E Lucro Operacional?

O lucro bruto, como você já deve ter entendido, é a disparidade entre o montante total obtido pelas vendas e os gastos variáveis diretos ligados à fabricação ou obtenção de produtos ou serviços.

Por outro lado, o lucro operacional é exclusivamente gerado pelas operações do negócio, excluindo despesas operacionais, administrativas ou comerciais. 

Para calculá-lo, é necessário subtrair as despesas operacionais do lucro bruto e, em seguida, adicionar as receitas operacionais, que não estão diretamente ligadas à atividade principal da empresa. 

Assim, a fórmula é: Lucro operacional = Lucro Bruto – Despesas Operacionais + Receitas Operacionais.

Qual A Relação Entre Lucro Bruto E Ebitda?

O lucro bruto é um indicador que auxilia na definição do Ebitda, já que ele avalia a saúde financeira de uma empresa. 

Por sua vez, o Ebitda permite analisar a capacidade de geração de recursos operacionais de uma empresa, excluindo impostos, juros e amortizações. 

Normalmente, ele é encontrado em relatórios financeiros de empresas de capital aberto, proporcionando uma análise detalhada da eficiência e produtividade da empresa. 

Por Que É Tão Importante Realizar O Cálculo Do Lucro Bruto?

Calcular o lucro bruto é muito importante na gestão financeira de uma empresa por várias razões.

Uma delas é que esse indicador fornece uma visão clara da eficiência operacional de uma companhia, revelando quanto ela realmente ganha com suas vendas, descontando os custos diretamente associados à produção ou aquisição de produtos ou serviços. 

O cálculo do lucro bruto é fundamental também porque seu resultado serve como base para outros cálculos financeiros importantes, como o lucro operacional e o Ebitda, fundamentais para avaliar a saúde financeira e a viabilidade de uma empresa. 

Ao entender o lucro bruto, é possível tomar decisões mais embasadas sobre preços, custos e estratégias de produção, etc. 

As Diferenças Entre Custos Variáveis, Custos Fixos E Custo Total

Agora que você já entendeu as diferenças entre lucro bruto, lucro líquido e lucro operacional, é importante compreender também as diferenças entre custos variáveis, fixos e total, além da receita bruta. Dessa forma, é possível analisar os indicadores financeiros de forma facilitada. 

Custos Variáveis

Os custos variáveis são aqueles que variam conforme a quantidade produzida. É o valor que se gasta na produção da mercadoria, desde a matéria-prima até a sua exposição e/ou venda efetivada. 

No caso de serviços, engloba todos os gastos necessários para que o serviço se realize. Um exemplo de custo variável entre os impostos é o conhecido ICMS, que está diretamente ligado à quantidade de mercadorias comercializadas ou de serviços prestados.

Os insumos necessários para produzir qualquer bem são os exemplos mais claros de custo variável, pois, obviamente, quanto maior for a produção, mais a empresa terá que gastar comprando matéria-prima. 

Outros exemplos de custo variável são as comissões sobre venda, fretes de vendas, embalagens e quaisquer outros insumos diretamente ligados ao produto ou serviço fornecido.

Custos Fixos

Já os custos fixos são aqueles que não dependem da quantidade produzida. Exemplos de custos fixos são o salário dos funcionários e o aluguel do imóvel onde funciona o negócio. 

O IPTU, imposto cobrado pelo município, também é um custo fixo. Água, luz e telefone tanto podem ser fixos quanto variáveis — vai depender dos motivos pelos quais eles são utilizados, da sua finalidade em determinados momentos.

Apesar do nome, não podemos afirmar que os custos fixos, ou custos de estrutura, permanecerão os mesmos para sempre e não sofrerão mudanças. 

Muito pelo contrário: o exemplo mais clássico desse tipo de custo — o aluguel — sofre reajustes com certa frequência e ainda assim é classificado como custo fixo, já que a variação em seu valor não tem relação com as oscilações na produção da empresa.

Custo Total

O custo total é a soma de todos os custos da empresa, sejam eles fixos ou variáveis.

Receita Bruta E Receita total

A receita bruta é a receita total e refere-se ao resultado da multiplicação do preço do produto ou serviço pela quantidade de vendas desse mesmo produto ou serviço. A fórmula matemática o cálculo da receita total é:

preço x quantidade = receita bruta

Também conhecida como faturamento, ela é o resultado decorrente do ciclo de atividades de qualquer negócio.

Como Calcular O Lucro Bruto?

Como explicamos, o lucro bruto é a diferença entre receita total e custos variáveis. Sendo assim, a fórmula deste indicador é a seguinte:

receita total – custos variáveis = lucro bruto

Como Calcular O Lucro Líquido?

Já o lucro líquido é a diferença entre a receita total e o custo total. Portanto, sua fórmula é a seguinte:

receita total – custo total = lucro líquido

Como Ter Mais Lucros No Seu Negócio?

Para melhorar os lucros de um negócio, é preciso utilizar abordagens abrangentes e personalizadas de acordo com o perfil do negócio.

Contudo, há medidas que todo empreendedor deve adotar em sua empresa para aumentar a margem de lucro. Confira algumas delas:

  • Impulsionar as receitas por meio de estratégias de marketing, expansão de mercado e lançamento de novos produtos.
  • Reduzir os custos operacionais por meio de otimizações nos processos e negociações com fornecedores.
  • Aprimorar a margem de lucro bruto revisando preços, contratos com fornecedores e refinando processos de produção.
  • Eliminar custos não essenciais para maximizar a rentabilidade.
  • Explorar oportunidades de crescimento em novos mercados ou segmentos.
  • Investir em inovação e melhorar a governança corporativa para um desempenho financeiro de longo prazo.
  • Utilizar sistemas de gestão eficazes para facilitar o acompanhamento e análise dos dados financeiros.

O Que São Os Regimes De Tributação: Lucro Real E Lucro Presumido?

Os regimes de tributação do lucro real e do lucro presumido são sistemas fiscais utilizados para determinar a base de cálculo dos impostos de uma empresa.

No lucro real, a tributação incide sobre o lucro líquido apurado, levando em consideração todas as receitas e despesas da empresa, inclusive os prejuízos fiscais e os benefícios fiscais.

Considerado mais complexo, ele requer uma contabilidade detalhada e precisa. Já no regime de lucro presumido, a tributação é calculada com base em uma margem de lucro pré-determinada pela legislação tributária, sendo aplicada sobre o faturamento bruto da empresa.

Esse regime simplificado é indicado para empresas com faturamento anual dentro de determinados limites estabelecidos pela legislação. 

Encontrando O Lucro Bruto E O Lucro Líquido De Uma Empresa

Para apurar o resultado de uma empresa, devemos começar pela receita bruta de vendas, ou seja, o valor de tudo que a empresa faturou durante o período analisado. 

Dessa receita, são descontados os abatimentos, as devoluções de vendas, os descontos concedidos aos clientes e os impostos sobre as atividades comerciais. A quantia resultante será a receita líquida de vendas da empresa.

Na sequência, subtraímos desse valor o custo total de produção das mercadorias e dos serviços vendidos. O resultado dessa conta será o lucro bruto

A partir do lucro bruto, devemos descontar os chamados custos fixos, considerando todas as despesas financeiras, operacionais, gerais e administrativas que a empresa teve no período. 

Ao mesmo tempo, são acrescentadas nessa parte outras receitas que possam ter sido recebidas. Com isso, chegamos ao lucro ou prejuízo líquido, que mostrará como foi, de fato, o desempenho da empresa durante o período estudado. 

Conclusão

Agora que você já sabe o que é lucro bruto e suas variações, se deseja aprimorar o acompanhamento desses indicadores, invista em um sistema de gestão, que permite uma análise detalhada e em tempo real das finanças da sua empresa. 

Com essa solução, você pode monitorar o lucro bruto e outras métricas financeiras de forma mais eficiente, facilitando a identificação de áreas de oportunidade para melhorar o desempenho financeiro do seu negócio.

Na hora de contratar a melhor solução, conheça a solução da ADV Tecnologia, que oferece controle financeiro de forma simples e prática, oferecendo um painel intuitivo para as análises financeiras. 

Nosso sistema oferece diversas funcionalidades, como controle de estoque, de produção, vendas, emissão de boletos e nota fiscal, força de vendas, integração, relatórios gerenciais e muito mais. Acesse o site e conheça mais sobre o nosso software de gestão financeira.


    Acesse agora a Demonstração Grátis

    Descubra como transformar a gestão da sua empresa

    Sistema de gestão completo, fácil de instalar e simples de usar, faça uma demonstração gratuita

    Área de Atuação




    Demonstração Grátis