O sucesso e estabilidade de um negócio depende da elaboração de um plano de contas eficiente e preciso. Isso porque, esse documento é considerado um guia que fornece uma visão abrangente das receitas, despesas e investimentos da empresa.
Além disso, um plano de contas bem elaborado auxilia em outras questões, como cumprimento de obrigações fiscais e regulatórias e também na tomada de decisões mais acertadas. Quer entender o que é plano de contas e como elaborar um documento completo? Leia o nosso artigo!
Indice
O Que É Um Plano De Contas?
Um plano de contas é um documento estruturado e organizado que delineia as diversas rubricas contábeis empregadas na classificação das operações financeiras de uma empresa.
Por meio da definição de categorias específicas, códigos identificadores e descrições detalhadas para cada conta, um plano de contas de uma empresa simplifica a organização, o monitoramento e a análise dos dados contábeis.
Para Que Serve O Plano De Contas?
O plano de contas serve para categorizar de maneira precisa as operações financeiras de uma empresa com o objetivo de garantir a precisão na elaboração de relatórios financeiros.
Esse documento auxilia na análise financeira e serve para respaldar a tomada de decisões e o controle de custos. Além disso, por meio dele, é possível monitorar o desempenho financeiro da empresa.
Como É A Estrutura Adequada De Um Plano De Contas?
O plano de contas é um instrumento que auxilia na gestão, que possibilita que a empresa trace seu orçamento e outras medidas financeiras fundamentais. Entenda como é a estrutura de um plano de contas:
Ativos
Os ativos representam no plano de contas os recursos econômicos geridos pela empresa, dos quais se espera obter benefícios futuros. Eles incluem, por exemplo, dinheiro em caixa, contas a receber, estoques, propriedades e investimentos, entre outros.
A classificação dos ativos é feita conforme a liquidez e sua capacidade de serem convertidos em dinheiro, tornando-os vitais para a operação e expansão da empresa.
Passivos
Por outro lado, os passivos consistem nas obrigações e dívidas contraídas pela empresa junto a terceiros, que abrangem contas a pagar, empréstimos, financiamentos, impostos e obrigações trabalhistas. A classificação dos passivos é feita com base em sua exigibilidade, ou seja, a data em que devem ser pagos.
Custos
No plano de contas, os custos são, basicamente, os gastos assumidos pela companhia para produzir bens ou fornecer serviços, tendo relação direta com as despesas diretas e indiretas necessárias para a operação do negócio. Nesse sentido, os custos podem incluir matérias-primas, mão de obra, custos de produção, aluguéis, manutenção, etc.
Receitas
Por sua vez, as receitas representam os valores obtidos pela empresa por meio da venda de produtos, serviços ou outras atividades. Ou seja, são as entradas de recursos financeiros gerados pelas atividades produtivas. Podem incluir vendas de produtos, prestação de serviços, juros, aluguéis e outros ganhos financeiros.
Despesas
As despesas representam os gastos da empresa na busca de receitas ou na manutenção de suas atividades operacionais. Estão relacionadas aos custos indiretos e às saídas de recursos financeiros, podendo incluir salários, despesas administrativas, marketing e publicidade, entre outros.
Quais Os Tipos De Planos De Contas?
Na hora de estruturar seu plano de contas, saiba que há vários modelos que podem ser usados pela sua companhia.
Confira:
Plano De Contas Referencial
Criado pela Receita Federal, ele oferece uma padronização das contas utilizadas pelas empresas, permitindo a adequada prestação de informações na Escrituração Contábil Fiscal (ECF).
No entanto, sua aplicação é obrigatória apenas para empresas do Lucro Presumido ou Lucro Real, não sendo necessária para optantes pelo Simples Nacional.
Plano De Contas Contábil
Ele oferece uma visão mais detalhada da situação financeira e patrimonial da empresa, seguindo normas e princípios contábeis.
Ele é utilizado para elaborar demonstrativos financeiros obrigatórios, como balanço patrimonial e demonstração de resultados, servindo como base para o Plano de Contas Referencial, embora não precise seguir seu formato.
Plano De Contas Gerencial
Ele é adaptado às necessidades internas de gestão da empresa, podendo incluir contas adicionais e subdivisões para facilitar a análise de dados pelos gestores.
O Que São Contas Sintéticas E Contas Analíticas?
As contas analíticas estão relacionadas aos elementos patrimoniais, oferecendo uma visão minuciosa de cada componente. Já no caso das contas sintéticas, elas operam em um nível mais agregado, representando o saldo resultante da combinação de duas ou mais contas analíticas.
De forma sintetizada, as contas sintéticas condensam múltiplas, enquanto as contas analíticas em um único saldo.
Como Fazer Um Plano De Contas?
O plano de contas é um instrumento que auxilia para uma gestão financeira, tornando-a muito mais eficaz.
Para estruturá-lo, você precisará, primeiramente, definir objetivos estratégicos, além de identificar elementos patrimoniais e agrupar contas de resultado. Em seguida, as rubricas contábeis devem ser classificadas e organizadas hierarquicamente, adotando critérios claros de codificação.
Lembrando que cada conta deve ser documentada detalhadamente, e as diretrizes devem ser estabelecidas para modificações futuras. Não deixe de fazer revisões periódicas para garantir a relevância do plano que, por sua vez, deve ser testado e validado antes da implementação completa.
Conclusão
A elaboração e implementação de um plano de contas permite maior organização e controle sobre os recursos, o que possibilita o atendimento de requisitos legais, análise eficaz de custos, acompanhamento preciso do desempenho financeiro e operacional, além de fornecer uma base sólida para relatórios e tomada de decisões.
Para quem busca fazer um plano eficiente, conte com um sistema de gestão financeiro, que pode te ajudar no desenvolvimento deste planejamento, principalmente porque ele automatiza processos, oferece análises detalhadas e facilita a integração de dados, garantindo maior precisão, agilidade e eficácia na gestão contábil e financeira da empresa.
Conheça o software de controle financeiro da ADV Tecnologia, que oferece uma gestão financeira de forma simples e prática, oferecendo um painel intuitivo para as análises financeiras.
Nosso sistema oferece diversas funcionalidades, como controle de estoque, de produção, vendas, emissão de boletos e nota fiscal, força de vendas, integração, relatórios gerenciais e muito mais. Acesse o site e conheça mais sobre o nosso software de gestão financeira.
José Claudionor é CEO da ADV Tecnologia, com mais de 30 anos de experiência em sistemas de gestão inteligentes para indústrias e distribuidoras