Conhecida também como produção enxuta, a lean manufacturing é um método que revolucionou o setor produtivo de muitas empresas ao redor do mundo, já que ela adota medidas de redução de desperdícios em processos e atividades de chão de fábrica.
Hoje em dia, com o dinamismo exigido pelo mundo corporativo e a necessidade do reaproveitamento otimizado de recursos, uma estrutura enxuta é capaz de tornar processos mais eficientes e rentáveis.
Quer conhecer um pouco mais sobre o que é lean manufacturing, como essa metodologia funciona e como implementá-la na sua empresa? Leia o nosso artigo!
Indice
O Que É O Sistema Lean Manufacturing?
O sistema lean manufacturing é um método de gestão que teve origem no Japão, mais precisamente na empresa Toyota, em 1950.
Na época, esse sistema tinha como finalidade a otimização da eficiência operacional, a redução de desperdícios e também a melhoria contínua dos processos produtivos. A ideia dessa metodologia é entregar valor ao cliente, mas sem desperdiçar recursos, como materiais, tempo e mão de obra.
Dessa forma, sua filosofia busca criar uma cultura organizacional, que proporcione eficiência e inovação, proporcionando ganhos significativos em produtividade e competitividade.
Como Surgiu O Lean Manufacturing?
Como mencionamos, o lean manufacturing surgiu na linha de produção da Toyota, no Japão, após a Segunda Guerra Mundial. Naquela época, o país enfrentava uma situação desafiadora, principalmente, em termos econômicos.
Sendo assim, a companhia precisa criar uma nova abordagem mais enxuta, que abrangesse diferentes setores, como estoque, produção e finanças, mas sempre perder a qualidade dos produtos. Foi aí que surgiu o lean manufacturing, uma criação dos engenheiros industriais Taiichi Ohno e Eiji Toyoda.
O Que Significa O Termo Lean?
O termo “Lean” é uma palavra em inglês que, no contexto empresarial, está ligado a uma ideia de “Enxuto” que, por sua vez, descreve algo que foi reduzido ou enxugado. Em um sentido figurado, uma empresa enxuta é aquela que efetivamente diminuiu despesas e eliminou desperdícios.
Qual A Importância Do Lean Manufacturing?
Adotar o sistema lean manufacturing em uma empresa é importante, porque esse método visa a otimização dos processos produtivos, resultando, assim, em operações mais eficientes e custos reduzidos, porém, sem perder a qualidade e a satisfação do cliente.
Ao diminuir desperdícios, como estoques excessivos ou movimentações desnecessárias, por exemplo, a empresa consegue criar fluxos de trabalho mais fluidos, otimizados e ágeis, promovendo a melhoria contínua e a eficiência produtiva.
Quais Os Principais Objetivos Do Processo De Lean Manufacturing?
Entre os principais objetivos do lean manufacturing está a otimização dos sistemas produtivos para garantir eficiência máxima e eliminar desperdícios.
Além disso, a finalidade desse sistema também é reduzir as atividades que não agregam valor ao produto final, como estoques excessivos, tempos de espera e movimentações desnecessárias, como mencionamos.
Sendo assim, o lean manufacturing busca a criação de fluxos de trabalho contínuos e eficientes, promovendo a produção just in time para minimizar estoques e melhorar a agilidade.
Sem contar que essa metodologia também visa a qualidade, flexibilidade e resposta rápida às mudanças nas demandas do mercado, objetivando sempre eficiência operacional, competitividade sustentável e entrega de valor ao cliente.
Quais Os Princípios Do Lean Manufacturing?
- Eliminação de Desperdícios: identificar e eliminar atividades que não agregam valor ao produto final.
- Just-in-Time (JIT): fabricar somente o necessário no momento certo, diminuindo estoques e garantindo maior eficiência.
- Fluxo Contínuo: promover um fluxo constante de produção, evitando interrupções e atrasos.
- Produção Puxada: produzir conforme a demanda do mercado, evitando excessos e minimizando desperdícios.
- Melhoria Contínua (Kaizen): estimular mudanças contínuas para aprimorar os processos.
- Envolvimento dos Colaboradores: incentivar a participação ativa e o compartilhamento de ideias para melhorar os processos.
- Qualidade Construída: garantir a qualidade em todas as fases do processo, evitando a produção de produtos com defeito.
- Entrega Rápida e Flexível: adaptação rápida às mudanças nas demandas do mercado, proporcionando rapidez na entrega e flexibilidade operacional.
Quais Os Principais Desperdícios Combatidos Pelo Lean Manufacturing?
Entre os principais desperdícios combatidos pelo lean manufacturing está o excesso de produção que gera acúmulo de estoques, o que gera custos desnecessários.
Além disso, esse método também combate o desperdício de tempo, que ocorre por conta da ociosidade de funcionários e logística ineficaz no transporte de materiais.
Outro ponto combatido pelo lean manufacturing é também o excesso de processos ou processos incongruentes, que contribuem para tarefas desnecessárias e burocracia desnecessária.
Sem contar que ele evita também estoque excessivo, movimentos desnecessários e a produção de peças defeituosas, situações que aumentam tempos de espera e demandam retrabalhos.
Quais As Principais Ferramentas Lean?
Entre essas ferramentas usadas pelo lean manufacturing, podemos citar o Kaizen, que é uma metodologia que promove melhorias contínuas por meio do envolvimento de todos os colaboradores.
Além disso, o 5S, uma ferramenta que foca na organização e padronização do ambiente de trabalho. O just in time é outro método usado pelo que lean manufacturing, que busca reduzir estoques e produzir apenas o necessário no momento certo.
O Value Stream Mapping (VSM), o Poka-Yoke e o Kanban gerência também são usados por essa metodologia para promover a eficiência operacional das empresas e agregar valor ao cliente.
Como Implantar Projetos De Lean?
A implantação bem-sucedida de lean manufacturing requer uma abordagem abrangente e total comprometimento de todos os profissionais envolvidos.
Além disso, o primeiro passo é identificar áreas específicas e que precisam reduzir desperdícios, focando em processos críticos. É importante ainda que capacite a equipe, apresentando os pontos mais relevantes dessa metodologia, garantindo que todos compreendam os princípios e ferramentas usadas pelo lean manufacturing.
Para a efetividade das suas ações, a coleta e análise de dados são fundamentais para identificar oportunidades de melhoria em diferentes áreas.
Sem contar que a comunicação precisa ser eficaz para garantir o sucesso do projeto. Faça ainda uma avaliação contínua e a adapte os processos com base nas necessidades da empresa, garantindo, assim, a sustentabilidade e o sucesso a longo prazo dos projetos de lean.
Conclusão
O lean manufacturing é uma metodologia que pode trazer muito mais eficiência operacional e redução de desperdícios, tornando os processos muito mais otimizados e rentáveis.
Para aproveitar ao máximo os benefícios deste método, uma dica é contar com a tecnologia, que torna os fluxos de trabalhos muito mais ágeis e precisos.
Na hora de escolher a melhor solução para a sua empresa, conheça o sistema PCP da ADV Tecnologia, o software mais completo do mercado, que permite o controle de todas as etapas do processo de produção ao utilizar uma tecnologia moderna, prática e muito simples de utilizar.
Nosso sistema disponibiliza uma lista de produtos cadastrados na base de dados do ERP, além de possuir o recurso de composição do produto, onde é possível atualizar o custo do produto acabado/intermediário, bem como suas matérias-primas.
Além disso, com o sistema PCP da ADV Tecnologia, você também pode visualizar todas as etapas contidas na estrutura, além de fazer revisões de produtos e gerar uma ordem de produção automática. Conheça as soluções da ADV para o setor produtivo da sua empresa. Acesse o nosso site!
José Claudionor é CEO da ADV Tecnologia, com mais de 30 anos de experiência em sistemas de gestão inteligentes para indústrias e distribuidoras