O supply chain é um elemento no panorama empresarial determinante para a eficiência máxima de uma companhia, já que ele atua na gestão eficiente do fluxo de produtos, dados e serviços, desde a origem até o consumidor final.
Esse conceito é responsável por garantir o funcionamento operacional da empresa, evitando falhas em tudo que envolve os processos de logística, fabricação e distribuição de mercados.
Entender o que é supply chain e quais as suas nuances permitem uma gestão operacional mais otimizada, além de proporcionar vantagens competitivas, melhorar a satisfação do cliente e promover inovações no mercado. Continue lendo o nosso artigo e entenda o que é supply chain, como ele funciona e as principais vantagens. Confira!
Indice
O Que É Supply Chain?
Supply Chain é um conceito que, em português, quer dizer cadeia de suprimentos. Trata-se de um conjunto de processos, que incluem diversos aspectos e áreas de uma companhia, como produção, distribuição, armazenamento e entrega de mercadorias, desde a sua origem até o consumidor final.
Nesse sentido, essa rede faz uma interligação de fornecedores, fabricantes, distribuidores, varejistas e clientes. Seu objetivo, como mencionamos, é otimizar a eficiência de cada etapa do fluxo logístico, garantindo a disponibilidade dos produtos para os clientes.
O Que É Supply Chain Management?
Supply chain management significa Gestão da Cadeia de Suprimentos, um conjunto de estratégias, processos para gerenciar, de maneira eficiente, o fluxo de bens, serviços e dados em toda a cadeia de suprimentos.
Esse tipo de gestão visa também a otimização do gerenciamento de aspectos, como produção, logística, armazenamento e distribuição para obter eficiência operacional, diminuir custos, melhorar a qualidade do serviço e responder às mudanças do mercado.
Quais São As Principais Funções Da Supply Chain?
As principais funções do supply chain incluem atividades, como planejamento da demanda, gestão de estoques, aquisição e seleção de fornecedores, produção, logística e transporte, além de uma distribuição estratégica para alcançar os mercados de maneira eficaz.
Nesse sentido, a supply chain também requer uma coordenação e colaboração eficiente entre os diversos parceiros usados pela cadeia de suprimentos para a sincronização eficiente de todos os recursos.
De forma resumida, as principais funções da supply chain concentram-se na otimização de processos para o atendimento de demandas do mercado de maneira rápida e eficiente.
Como A Supply Chain Funciona Dentro Da Empresa?
Em uma companhia, o supply chain funciona de forma integrada e colaborativa, envolvendo os mais diferentes setores e processos. Para isso, é preciso a definição de um plano estratégico, visando a previsão da demanda e o alcance dos objetivos estabelecidos.
O supply chain também envolve a aquisição de matérias-primas por meio dos fornecedores selecionados, com o objetivo de garantir qualidade e eficiência.
Além disso, a produção deve ser gerenciada para atender as demandas e o estoque precisa garantir os níveis adequados de produtos. Já o setor de logística deve assegurar a movimentação eficiente dos produtos. De forma resumida, esse conceito opera para tornar a distribuição estratégica mais otimizada.
Qual A Importância Da Cadeia De Suprimentos?
A cadeia de suprimentos é essencial nas operações, já que ela possibilita uma abordagem estratégica e integrada nos processos de gerenciamento do fluxo de materiais, dados e serviços, desde a origem até o consumidor final.
Ao tornar os processos mais eficientes, como aquisição, produção, distribuição e logística, a cadeia de suprimentos garante eficiência operacional e a melhoria na capacidade de resposta às demandas do mercado.
Sem contar que ela promove inovação, melhora a qualidade do produto e impulsiona a competitividade no mercado, além de garantir a satisfação do cliente.
Quais As Vantagens Da Supply Chain?
A supply chain pode trazer uma série de benefícios para as empresas. Confira as principais:
Redução De Custos Operacionais
Uma das principais vantagens é a redução de custos operacionais, que pode ser alcançada por meio da otimização dos processos, da gestão eficiente de estoques e da minimização de desperdícios, contribuindo para uma operação mais econômica e sustentável.
Aumento Da Receita
Outro benefício da supply chain é o aumento da receita, que está associado à capacidade de atender à demanda do mercado de maneira eficaz, assegurando a disponibilidade oportuna de produtos e serviços.
Maior Competitividade
A busca por eficiência e inovação na gestão da cadeia de suprimentos também é capaz de impulsionar a competitividade, possibilitando que as empresas disponibilizem melhores produtos, serviços e preços mais vantajosos em comparação com seus concorrentes.
Como A Cadeia De Suprimentos Se Relaciona Com A Logística?
A cadeia de suprimentos e a logística estão diretamente ligadas, estabelecendo uma harmonia para o funcionamento das operações comerciais de forma eficiente.
A cadeia de suprimentos envolve todo o processo, desde a aquisição de matérias-primas até a entrega final ao cliente, enquanto a logística concentra-se na gestão e também na otimização do transporte, armazenamento e distribuição física dos produtos.
Na prática, a logística é uma função importante da cadeia de suprimentos, garantindo fluidez nos processos, redução de lead times, controle de estoques e uma maior satisfação do cliente. Essas áreas se complementam para a obtenção da eficiência operacional de uma companhia.
Quais Áreas Fazem Integração Com A Cadeia De Suprimentos?
A integração da cadeia de suprimentos inclui uma colaboração entre os diversos setores, tanto dentro como fora de uma companhia.
Do lado de dentro, é preciso que haja a integração e colaboração entre áreas, como dentro e fora de uma organização. Internamente, áreas como a produção, compras, vendas, marketing, atendimento ao cliente, gestão de estoque, logística e distribuição. Do lado de fora, essa integração também inclui os fornecedores, que devem ser selecionados de maneira estratégica.
Simplifique os processos da sua cadeia de produção e garanta maior eficiência na sua cadeia de suprimentos. Agende uma demonstração e conheça as vantagens do sistema de controle de estoque da ADV Tecnologia
Conclusão
Integrar a supply chain é essencial para garantir eficiência, competitividade e sucesso sustentável no mercado. Além de reduzir custos, ela também permite o aumento da receita, assegurando a disponibilidade oportuna de produtos para atender à demanda do mercado e, assim, fidelizar clientes.
Por isso, invista neste conceito e torne a sua empresa muito mais competitiva no seu setor de atuação. Gostou do nosso artigo? Então, continue nos acompanhando por aqui, pois trazemos temas interessantes sobre gestão, tendências e tecnologia.
“”
José Claudionor é CEO da ADV Tecnologia, com mais de 30 anos de experiência em sistemas de gestão inteligentes para indústrias e distribuidoras